Todas as Flores – A jogada de Vanessa

“Eu não vou mais pensar. Eu vou é agir”

Rafael e Maíra passaram uma primeira noite cheia de eventos juntos… e voltaram para casa completamente apaixonados um pelo outro. O problema é que a incapacidade de esconder esses sentimentos até que tudo esteja devidamente resolvido cria empecilhos dos quais Rafael não sabe se vai conseguir escapar. Depois da sua primeira noite ao lado de Maíra, Rafael chega em casa contando ao pai que está apaixonado e que vai terminar com Vanessa (algo que ele já quer fazer há muito tempo e só não fez porque ela ficou doente), e não demora muito para que a notícia chegue à própria Vanessa… Humberto conta para Zoé, que conta para a filha que já é certo: Rafael vai terminar com ela e, ao que tudo indica, já tem até uma outra mulher na jogada agora.

Vanessa faz cena até para a mãe, como se estivesse triste e o casamento não fosse apenas uma espécie de golpe, porque “não sairia com alguém só por dinheiro” (ha!), mas eu acredito que em parte ela está triste mesmo… não porque ela goste de Rafael nem nada assim, mas porque uma pessoa como a Vanessa não aceita a sensação de que perdeu – e ela vai fazer de tudo para segurar o Rafael. Assim, quando ele vai falar com ela na Rhodes, e ela sabe exatamente o que ele tem para dizer, ela joga baixo e mente que o câncer voltou, e começa a chorar dizendo que “não sabe se tem forças para passar por tudo isso de novo”. O grande jogo é dizer que só tem forças graças a ele, que se não fosse pelo amor deles e pelos planos que eles têm juntos, “ela teria entregado os pontos há muito tempo”.

É clichê e previsível. Mas é perfeitamente eficiente.

Sem conseguir fazer o que planejara, Rafael vai conversar com Maíra para explicar para ela que não vai poder vê-la naquela noite, e é só então que ela descobre que ele está terminando (ou não terminando) um relacionamento… e é a sua primeira decepção amorosa. É natural que, depois de uma noite mágica na qual Rafael não mencionou que era comprometido, Maíra se sinta enganada quando descobre isso. Tudo o que ela faz, no entanto, é dizer que ele não deve explicações a ela, e pede que ele saia e a deixe trabalhar, mas Rafael insiste para que ela tenha paciência, diz que vai resolver tudo (embora ele esteja novamente preso em um namoro infeliz com Vanessa), e Pablo acaba vendo os dois juntos… de todos que podiam ver, tinha que ser justamente o Pablo?

Vanessa já tem uma série de motivos que ela mesma criou para odiar a Maíra, como o ciúmes que sente de Zoé (“Já não basta a noite que eu tive tentando segurar o traste do Rafael na marra, eu ainda chego aqui e tenho que aturar você brincando de casinha com sua boneca cega!”), mas tudo se intensifica quando Pablo lhe dá a fatídica notícia: “O Rafael tá namorando a ‘ceguinha’, tua irmã”. Eu gosto muito da construção da Vanessa como personagem porque ela tem um quê de descontrole que normalmente só percebemos em vilãs mexicanas lá nos capítulos finais da trama – e se ela já está demonstrando esses sinais na primeira semana de “Todas as Flores”, o que ainda pode acontecer?! Sinto que a Vanessa é uma personagem que vai se tornar icônica rapidamente!

Depois de descobrir que Maíra e Rafael estão juntos (!), Vanessa chora no banheiro em uma cena exagerada e divertida, que mistura raiva, frustração e ciúme, na qual ela se pergunta o que tem de errado com ela e se ela é “feia”, por exemplo. Depois, quando ela conta a Zoé quem é o tal namorado da Maíra, Zoé ainda aumenta a sua raiva defendendo a Maíra e dizendo que não foi de propósito, porque “a Maíra é uma santa”. Acreditando que Maíra “entrou naquela casa para destruir aquela família”, Vanessa está em um estado assustador que beira a loucura, determinada a se livrar de Maíra seja como for – pode ser com coisas aparentemente pequenas, mas maldosas, como colocar livros no meio do caminho para Maíra tropeçar, ou com coisas grandiosas…

Como jogá-la do alto do prédio da Rhodes?

Sabemos que, por algum motivo, Vanessa não vai conseguir completar o seu plano de assassinato, mas que aquela sequência da Vanessa levando a Maíra até o terraço da Rhodes é de tirar o fôlego, isso é! Maíra diz que não está se sentindo segura, que quer descer (“Fica tranquila que em um minutinho você vai estar lá embaixo”), mas Maíra só não é empurrada lá de cima porque Pablo chega bem na hora e impede Vanessa de fazer qualquer coisa… o que, no fim das contas, é bom para a Vanessa, como a própria Zoé comenta quando descobre o que Vanessa fez e deduz o que ela quase fez: afinal de contas, o prédio da Rhodes é cheio de câmeras, ela nunca se safaria de fazer alguma coisa contra a Maíra naquele lugar. Mas, claro, Vanessa não pensou em nada disso.

Então, ela pensa em algo menor – mas igualmente destruidor: ela vai apelar para o emocional de Maíra. Sabendo que ela é boa e que provavelmente realmente não sabe que o seu Rafael é o mesmo Rafael dela, Vanessa diz à Maíra que a sua doença voltou, mas ela está muito feliz porque ela e o noivo estão se acertando, e Zoé colabora, dizendo que “eles são lindos juntos e namoram desde que eram adolescentes”. Então, Vanessa convida Maíra para almoçar com ela e com o namorado, para que ela possa apresentá-los, e todos nós sabemos que, daquela vez, Vanessa jogou bem – é inegável. Maíra não precisa nem ouvir o Rafael falar alguma coisa quando chega ao restaurante e Vanessa diz seu nome quando o apresenta como seu noivo… que grande momento!

E que gancho para a primeira semana!

Também é importante ressaltar que estamos acompanhando Guiomar começando a investigar Zoé, desde que escutara uma conversa dela e de Humberto. Naturalmente, Guiomar está correndo perigo e pode ser uma vítima de Zoé em breve, mas ela está conseguindo informações sobre os podres nos quais ela está envolvida – como a questão do possível trabalho escravo. Ela conversa com um tal “Chiquinho da Gamboa”, que fala sobre como Zoé sumiu com seu neto quando o levou “para o inferno” – “O boato é que ela leva o povo lá praquele lugar e as pessoas têm que sobreviver igual escravo”. Então, Guiomar coloca um cara, o Mendonça, para investigar essa história, e fala de suas desconfianças para Rafael… talvez as coisas estejam ao menos encaminhadas, caso ela seja assassinada.

Vamos ver o que vem a seguir em “Todas as Flores”.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários