Power Rangers Dino Fury – Stitched Up

Baile de formatura.

Centrado na maravilhosa Izzy Garcia, “Stitched Up” é o quinto episódio da segunda temporada de “Power Rangers Dino Fury”, e é um dos MELHORES EPISÓDIOS DA TEMPORADA. Enquanto a parte dos vilões caminha lentamente, nos provocando a respeito de algo que ainda será mais desenvolvido no futuro, e nenhuma grande novidade em termos de ação se apresenta, “Stitched Up” se destaca por dois motivos: 1) por ser um excelente episódio de desenvolvimento de personagem; e 2) por toda a representatividade que ele traz com tanta naturalidade e que é um dos motivos de eu amar tanto “Power Rangers Dino Fury” e, é claro, Izzy, que não é só a primeira Ranger Verde, mas também a primeira Power Ranger abertamente LGBTQIA+ da série de televisão.

No último episódio, Void Knight (que agora ganha um nome, Tarrick) finalmente conseguiu cumprir a missão que o motivava desde o início de “Dino Fury”: conseguir energia Sporix o suficiente para energizar a máquina na qual sua esposa estava em suspensão criogênica ou algo assim… é evidente, desde os seus primeiros minutos em tela, que Santaura será uma grande personagem – quiçá até a vilã principal em algum momento da temporada, substituindo Void Knight/Tarrick. Afinal de contas, agora que conseguiu o que queria, Tarrick parece estar disposto a ir embora da Terra o mais rápido possível e recomeçar a vida com a mulher que ama, mas Santaura não está pronta para partir, porque quer que “ele se lembre do que os humanos fizeram com eles”.

Ela quer vingança.

Enquanto isso, o episódio está centrado em Izzy – e o seu namoro com Fern SEMPRE me deixa profundamente feliz. Muita gente não entende a importância da representatividade, mas o fato de você se reconhecer em uma obra de ficção que acompanha é grandioso, e eu fico muito feliz por “Power Rangers”, como série de televisão para um público infantil, ter introduzido sua primeira personagem LGBTQIA+ oficialmente. Em uma cena fofinha, Izzy e Fern estão caminhando juntas quando ambas meio que se convidam para o baile de formatura… um momento bem importante e memorável. E a mãe de Izzy fica toda empolgada com o convite, e se voluntaria para “costurar as roupas de ambas”, e embora Izzy fique inicialmente preocupada, ela aceita.

Quando Javi traz a encomenda, no entanto, Izzy fica horrorizada – e, mais do que isso: brava. Afinal de contas, ela dissera especificamente à mãe que não queria usar vestido (por isso quase não a deixou fazer a roupa para o baile, já que a mãe sempre foi dos vestidos cheios de frufru e os chapéus elegantes), mas é isso o que ela encontra quando abre o pacote de Javi… acho que é inevitável o sentimento triste e revoltado de Izzy, que sente que a mãe “não a entende”, “não a escuta” e “não a enxerga”, mas no fundo eu tinha certeza de que ela tinha escutado sim e que, por algum motivo, as encomendas tinham sido trocadas… e aquele era, na verdade, o vestido que ela tinha feito para Fern. Depois de Izzy ficar muito brava e jogar o vestido fora, ela descobre que foi mesmo um mal-entendido.

Sentindo-se culpada quando Fern manda uma foto com o terno que tinha sido preparado para Izzy, ela precisa revirar o lixo em busca do vestido de Fern – que, infelizmente, está além de qualquer reparo (curiosamente, quando convém ao roteiro, existe uma Dino Key que “conserta coisas”, mas ninguém menciona isso aqui). Então, Izzy precisa enfrentar a mãe, e as duas têm UM DIÁLOGO LINDÍSSIMO e EMOCIONANTE, no qual Rina fala sobre como já entendeu que Izzy não é ela, e a ama exatamente do jeito que ela é, e Izzy pede desculpas por ter pensado que a mãe não a ouvia ou não a entendia ou qualquer coisa assim… é algo muito simples, na verdade, mas é absolutamente fofo, e “Dino Fury” conduz essa narrativa com um carinho evidente, então eu sempre amo!

Todo o restante fica mesmo em segundo plano… Void Knight tem seus planos, tem um monstro da semana atacando, Santaura está buscando vingança, mas tudo isso será desenvolvido em algum momento – aqui, em “Stitched Up”, tudo o que me importava era Izzy e Fern estarem lindas e felizes em seu baile de formatura! E, no fim, tudo acaba bem, porque Izzy e Rina trabalham juntas, como mãe e filha, para fazer um novo vestido perfeito para Fern, e embora não tenhamos a oportunidade de assistir ao baile, ganhamos uma sequência bonita que conta com o pai de Izzy todo empolgado pedindo para tirar fotos de Izzy com a namorada para o álbum de família, o Javi chegando em uma limusine (!) para levar a irmã à festa, e os amigos saindo de dentro do carro para compartilhar aquele momento com ela.

Episódio fofo demais! Amei!

 

Para mais postagens de “Power Rangers Dino Fury”, clique aqui.

 

Comentários