Todas as Flores – O romance de Maíra e Rafael

Uma paixão fulminante.

Não demorou quase nada para Maíra e Rafael se apaixonarem um pelo outro… no fim do primeiro capítulo de “Todas as Flores”, eles já estavam se beijando pela primeira vez, depois de uma interação significativa na Rhodes que levou a um “convite para um chope” e os dois dançando em uma festa da comunidade na qual a tensão e a química entre eles é latente e eles não podem resistir. O melhor de tudo é que Sophie Charlotte e Humberto Carrão conseguem nos convencer, mesmo em poucas cenas, da veracidade desse desejo e dessa curiosidade, que vai se transformar em amor conforme os capítulos avançam… é gostoso acompanhá-los enquanto eles caminham pela cidade à noite e conversam e, assim, vão se conhecendo um pouco mais.

Rafael conta para Maíra, por exemplo, que ele ficou sem enxergar durante um ano em sua adolescência, por causa de um acidente, e isso explica muita coisa, na verdade, porque é esse tipo de experiência ou a proximidade com alguém que tenha a deficiência que normalmente desperta o interesse como o que o Rafael tem, que o fez criar o projeto para pessoas cegas na Rhodes. Sem planejar, Rafael e Maíra se envolvem e se apaixonam ao longo de uma noite importante na vida de ambos, e Rafael a leva para conhecer o seu lugar favorito no mundo: a estufa aonde ele vai para pensar nos perfumes. E, na estufa, o clima esquenta entre eles e eles transam pela primeira vez (não perdem tempo mesmo, né?), uma cena bonita, romântica e sensual…

Naquela noite, Maíra volta para a casa da madrinha toda boba, e Rafael também, volta contando ao pai que vai terminar com Vanessa – algo que ele já queria fazer há muito tempo, mas agora precisa fazer, porque “conheceu a mulher da sua vida”. No dia seguinte, Judite vê Maíra e Rafael juntos na empresa, e é uma das minhas cenas favoritas da primeira semana de “Todas as Flores”, porque ela não faz nenhum grande comentário, mas a tensão daquela cena é SENSACIONAL. Afinal de contas, Judite conhece Rafael, e sabe que ele está noivo de Vanessa, a outra filha da Zoé. Então, Judite chama Maíra e Rafael para jantarem na sua casa, para ter uma chance de conversar com ele… e quando ela o chama para “lavar a louça”, ele sabe exatamente o que ela quer, e diz que vai terminar com Vanessa.

O que ele não sabia, no entanto, e Judite conta, é que Maíra também é filha de Zoé.

Uau.

Zoé, por sua vez, parece genuinamente (e surpreendentemente?) preocupada com Maíra por causa do seu sumiço, e quando descobre que ela está na casa de Judite, ela já se desespera, porque sabe que “ela deve estar enchendo a cabeça da Maíra contra ela”. Vanessa até tenta impedir a mãe, chamando Maíra de “um estrupício do qual precisam se livrar”, mas Zoé não descansa até ir pessoalmente à casa de Judite, e já entra se sentindo a dona da casa e anunciando que vai levá-la embora, o que gera um rápido embate sério entre Judite e Zoé, com a Judite mandando Maíra não escutar a Zoé porque “essa mulher é perigosa, mentirosa e uma bandida”, e a Zoé desmentindo tudo da maneira mais hilária possível… a cena é um verdadeiro espetáculo. Que novela gostosa de se assistir!

Maíra, coitada, está ali no meio da confusão, sem saber em quem acreditar, e ainda é colocada contra a parede quando a Judite pergunta em quem ela vaia creditar: nela que é sua madrinha e quem ela conhece desde pequena, ou na outra mulher, que a abandonou quando ela nasceu. Zoé fica falando repetidamente sobre a “baixeza” daquilo tudo, nega tanto que a tenha abandonado quando criança quanto que a tenha ido buscar só por causa do transplante, e convence Maíra a ir embora com ela, onde ela pode dar sequência ao drama e mostrar interesse na filha. O mais desconcertante para nós, espectadores, no entanto, é que Zoé parece realmente interessada quando faz perguntas a Maíra a respeito do cara que ela conheceu, a respeito do emprego…

Tudo o que deixa Vanessa furiosa. Vanessa não queria que Maíra estivesse na Rhodes, tampouco gosta dessa coisa de “Maíra ter conhecido alguém” (isso que ela ainda nem sabe que esse “alguém” é justamente o Rafael!), e em um diálogo maldoso (e paradoxalmente hilário, que nos faz rir, mas com um peso na consciência), Vanessa diz para Zoé que nem deve ter ninguém não, que Maíra deve estar inventando, ou então o cara “é manco, caolho, feio, e é melhor ela nem enxergar mesmo”. A Vanessa parece sempre inspirada para dizer coisas horríveis, mas a dinâmica dela e de Zoé é tão impagável e tão HILÁRIA que eu não consigo segurar altas gargalhadas… e, para o desespero de Vanessa, Zoé parece disposta a defender a sua “nova filhinha”.

Até diz que ela arrumou um emprego, um namorado e não está incomodando ninguém

Estou curioso com os rumos que essa trama pode tomar no que diz respeito à Maíra e à Zoé, porque sabemos que a Zoé não presta (a Guiomar está investigando o possível envolvimento dela com uma fazenda de trabalho escravo, por exemplo), mas, ao mesmo tempo, é difícil não acreditar que existe algum sentimento, mesmo que deturpado, nas cenas que Zoé compartilha com Maíra – isso é muito mais complexo do que se pode imaginar. Talvez Vanessa tenha razão quando diz que “ela está gostando de brincar de casinha com a sua nova filha”, porque é exatamente o que ela faz quando Maíra aparece na cozinha durante a noite e ela está fazendo um bolo, então Maíra se oferece para ajudar… ela parece mesmo encantada com tudo o que Maíra consegue fazer.

E ela deve isso ao pai, que a ensinou.

Naquela cena, inclusive, temos um momento de conexão tão real que os olhos de Zoé se emocionam de verdade (ou pelo menos assim parecem) quando Maíra a chama de “mãe” pela primeira vez quando lhe dá boa noite… complicado. Mas o roteiro está constantemente nesse vaivém para nos lembrar que não podemos, jamais, confiar em Zoé, e então ela começa a envenenar Maíra contra Rivaldo, mentindo que o pai de Maíra se envolveu com coisas erradas como tráfico de drogas, e teve que fugir do Rio de Janeiro porque estava jurado de morte e coisas assim. Ainda coloca a Judite no meio, dizendo que foi ela quem entregou o Rivaldo e por isso ele teve que ir embora, e fugiu levando Maíra com ele. É uma mentira elaborada, fácil de acreditar.

Mas será que Maíra acredita? Ela pensava conhecer bem o pai.

E os podres de Zoé ainda estão para explodir.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários