Moonlight Chicken – Chapter 5: Wrong You in the Right Time

O fim da história de Wen e Alan.

Novamente, um espetáculo! “Wrong You in the Right Time”, o quinto episódio de “Moonlight Chicken”, é repleto de uma intensidade e de uma tristeza poética arrebatadora, gerando um episódio bonito, emocionante, marcante e, como eu tenho comentado desde a estreia, melancólico. Gosto muito de como a história está sendo conduzida, como os episódios são ricos, e como as relações entre os personagens são palpáveis – bem como adoro o fato de que Earth e Mix compartilham o protagonismo igualmente com Gemini e Fourth, porque toda a história de Heart e Li Ming não pode ser chamada de “casal secundário”. São quatro protagonistas talentosos se entregando por completo aos personagens, construindo histórias belíssimas de se acompanhar.

O início do episódio nos traz algo que não tínhamos parado para pensar na importância até então: o passado de Wen e Alan. Sabendo como a história deles termina, é particularmente doloroso acompanhar um momento no qual eles estão tão bem, felizes compartilhando o seu primeiro aniversário juntos… naquela fase do relacionamento em que parece que nada pode dar errado. Aproximadamente 5 anos depois, as coisas estão tão ruins para eles que é difícil reconhecer aquele casal apaixonado (e fofo) que vimos em flashback. O mais ironicamente cruel de “Moonlight Chicken” (mas também um choque de realidade poderoso) é que não houve nenhum grande evento que separasse Wen e Alan, como uma traição ou qualquer coisa desse tipo…

Na verdade, Wen simplesmente não o ama mais. Pode ser brutal e a ficção pode tentar esconder isso da gente na maior parte das vezes, mas às vezes isso acontece: nem todo amor é para sempre, e não é sempre necessário algo grande para que um relacionamento termine… o sentimento não está mais ali. E, sinceramente, acho que foi de uma coragem gigantesca de Wen terminar com Alan, porque muitas pessoas em sua situação continuam tentando sustentar uma relação falida por “comodidade” – mas Wen não quis aceitar essa infelicidade, e tampouco quis que Alan fosse infeliz. Eles precisavam terminar esse relacionamento, se não existe mais o amor que um dia os uniu… e agora, depois dos eventos com Jim na outra noite, é a hora de deixar tudo em pratos limpos.

Viver na mesma casa e dividir a cama com alguém com quem você namorou não tinha como dar certo. Existem casais que terminam e conseguem permanecer amigos, sim, mas a situação de Wen e Alan era extrema e não tinha como se sustentar. Então, Wen finalmente escuta os conselhos do seu melhor amigo sobre como ele precisa deixar tudo claro. Seguir morando com Alan, mesmo que ele fale sobre o término do namoro deles, pode passar a mensagem errada, pode lhe dar esperanças, então esse capítulo precisa ser encerrado. Confesso que eu também sofri por Alan, porque me coloquei no seu lugar, e eu realmente espero que, de alguma maneira, Alan fique bem. Ele vai sofrer e vai ter que passar pelo luto do término, mas eu acredito que ele vai ficar bem.

Um dia.

Forte, mas conclusiva e necessária, a cena do término definitivo.

Jim, por sua vez, está se mantendo afastado. Sem atender às ligações de Wen e sem querer falar sobre o que aconteceu quando Li Ming pergunta por que Wen não está mais ajudando no restaurante, Jim só não consegue escapar de uma conversa com Wen quando ele o procura pessoalmente – e temos uma conversa franca e importante, porque Jim disse que deixou claro desde o começo que não estava em busca de nada sério, e relembra Wen da única coisa que ele perguntou, na primeira noite que eles passaram juntos: se aquilo seria complicado? Não tem como ficar mais complicado do que está, e era justamente disso que Jim queria fugir. Na verdade, até tem, porque ele precisa de um empréstimo para salvar o restaurante e o responsável no banco com quem ele tem que falar é justamente o Alan.

Mundo pequeno, huh?

Em paralelo, Heart e Li Ming seguem compartilhando as melhores cenas possíveis. A cumplicidade que surgiu entre eles é verdadeira, e tem a ver com o fato de que Li Ming gosta de Heart de verdade, e foi a única pessoa que parece tê-lo enxergado depois de ele ter ficado surdo: é a única pessoa que se importou com ele de verdade, que a viu como uma pessoa real, e que se esforçou para se comunicar com ele e aprender língua de sinais, por exemplo… Li Ming é importantíssimo na vida de Heart, independente do que isso vá virar depois, por ter ajudado Heart a começar a se libertar da prisão na qual os pais o colocaram desde que ele ficou surdo. Aquela cena dos dois trabalhando no shopping e pedindo para o Wen tirar foto deles depois, por exemplo?

FOFÍSSIMA.

Outra cena marcante de Heart e Li Ming vem quando eles saem escondidos durante a noite, novamente, e Li Ming segue proporcionando novas experiências para Heart… não é, no entanto, uma relação unilateral, porque percebemos que Li Ming também é uma nova pessoa desde que começou a sair com Heart: ele se tornou mais sorridente, sim, mas mais do que isso… Li Ming está mais confiante, mais responsável, mais seguro de si, do que quer e que pode conseguir. Eu acho que existem chances concretas de Li Ming e Heart não terminarem “Moonlight Chicken” juntos (espero estar errado, mas sei da possibilidade)… de qualquer maneira, a mudança que um proporcionou na vida do outro é incalculável, e eles SEMPRE serão importantíssimos um para o outro.

Sempre uma memória bonita.

O ápice da dupla (e futuro casal) no episódio veio quando Heart pediu que Li Ming o ensinasse a andar de moto, e Li Ming o ajudou – mas Heart acabou sofrendo um acidente. Nada grave, algo que uma visita rápida ao hospital e um curativo no braço resolveu, mas o suficiente para que a mãe de Heart transformasse em um espetáculo, acusando Li Ming de colocar seu filho em perigo, dizendo que ela não deu autorização para que ele aprendesse a andar de moto, e quando Li Ming diz que fez o que fez porque Heart pedira para ele, ela diz que “só porque Heart é mudo, ele acha que pode dizer o que quiser”. Essa é a gota d’água para Li Ming, porque Heart NÃO é mudo… ele é surdo, mas tem muito a dizer, desde que as pessoas estejam dispostas a não ignorá-lo.

Que é o que ela e o pai fazem há 3 anos, basicamente.

A cena é fortíssima e difícil de explicar, porque é um carrossel de emoções. Sinto muito orgulho de Li Ming pela maneira como ele parte em defesa de Heart e como demonstra conhecê-lo e entendê-lo melhor do que a própria família dele, e também fico emocionado com a maneira como Heart se sente forte na presença de Li Ming, o suficiente para dizer coisas que estavam entaladas há muito tempo e ele queria e precisava colocar para fora… e quando Heart começa a dizer tudo o que sempre quisera, é Li Ming quem precisa traduzir o que ele está dizendo para a mãe de Heart porque, como o próprio Heart diz, ele é surdo há 3 anos e eles nunca nem se esforçaram para tentar aprender a língua de sinais para conversar com ele… eles têm vergonha porque ele é surdo.

Tudo na cena funciona brilhantemente, coroando-a como a cena mais emocionante e forte de “Moonlight Chicken” até o momento. A intensidade de Heart no olhar e nos seus movimentos enquanto coloca tudo para fora; a intensidade reverberando em Li Ming enquanto ele se torna a voz de Heart e traduz tudo o que ele quer dizer; a transformação na expressão da mãe de Heart, conforme ela começa a entender os seus erros e o quanto fez e faz o filho sofrer; a maneira como Li Ming é a única pessoa que pode subir correndo atrás de Heart e, sem precisar de mais nada, o abraça e o acolhe enquanto ele desaba sobre o seu ombro e chora, por causa de tudo. Foi uma belíssima construção de história que culminou nesse momento tão memorável e importante.

“Moonlight Chicken” fazendo história!

 

Para mais postagens de Moonlight Chicken, clique aqui.

 

Comentários

  1. Texto maravilhoso, amigo! Fico tentando me colocar no lugar do Alan, e realmente é doloroso um término. Lendo sua review, percebo que a série acertou em não criar uma justificativa mirabolante pra separação de Wen e Alan. Teorizei que Alan pudesse ter sido muito agressivo com Wen, ter feito violência doméstica com ele e ser muito ciumento ou algo do tipo, mas não. Simplesmente" o amor acabou. E é isso. Isso é muito real. Gosto muito de como Moonlight Chicken finca os pés no chão, na realidade.

    Fiquei com medo do Heart ter se machucado feio, graças a Deus não foi isso que aconteceu. Concordo que ele e o Li Ming são também protagonistas, e não somente um casal secundário. Eles são tão fofos juntos, o Li Ming é tão feliz com ele. E olha que geralmente, quando ele está em casa, só vive rmburradk e de cara fechada, brigando com o tio kk. É maravilhoso ver o contraste de quando ele está com o Heart e sorri com tanta facilidade.

    Fiquei revoltado vendo como os pais de Heart não se esforçavam o mínimo para compreender o filho. Três anos se passaram desde que ele ficou surdo, e eles nem se interessaram em aprender a lingua de sinais. Revoltante!!!! Um absurdo. Li Ming, em poucos meses, aprendeu a se comunicar com ele, porque o ama, porque se importa com ele, porque o enxerga.

    A cena da mãe do Heart brigando com ele e com o Li Ming por terem saído de moto sem autorização goi muito forte, pura emoção. Amei ver o Li Ming o defendendo, ver o Heart falando umas verdades pros pais, e ver que o Li Ming em seguida foi lá consolar ele. É incrível como nessa série, os jovens têm tanto para ensinar pros adultos. Tanto o Li Ming para com o tio, quanto o Li Ming e o Heart para os pais dele.

    Mais uma vez, parabéns pelo texto incrível, amigo. Amei demais sua review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos episódios mais bonitos e mais emocionantes de "Moonlight Chicken". A força que essa sequência final do Li Ming e do Heart tem: inexplicável. E acho que a série trata com muita responsabilidade a deficiência de Heart.

      Excluir
    2. Simmm. Essa era minha preocupação no início, mas vejo que foi trabalhada com responsabilidade, com sensibilidade

      Excluir
    3. Também me preocupava, e o Aof não podia ter feito de forma mais perfeita no fim das contas.

      Excluir

Postar um comentário