Moonlight Chicken – Chapter 6: The Walk to Forget and Forgive

O passado de Jim.

Mais um exemplo impressionante de boa construção narrativa. Confesso que o anúncio de que “Moonlight Chicken” teria apenas 8 episódios me pegou de surpresa há alguns meses, e eu gosto demais da história que está sendo contada e não me incomodaria de passar mais tempo com esses personagens. Ainda assim, é muito bom acompanhar um roteiro que foi pensado com cuidado para esse número de episódios, encontrando maneiras de equilibrar o tempo de seus protagonistas e tramas, com episódios que se complementam. Se no quinto episódio tivemos um bom tempo de tela para Li Ming e Heart, por exemplo, eles cedem lugar, aqui, para o desenvolvimento da história de Jim e Wen e, mais do que isso, para o background e crescimento de Jim.

“The Walk to Forget and Forgive” traz, novamente, um conjunto de cenas intensas. No último episódio, pudemos acompanhar mais sobre o relacionamento de Wen e Alan e como e por que ele chegou ao fim, até que Wen fizesse o que talvez deveria ter feito há muito tempo: terminar tudo com Alan de maneira definitiva e irrevogável. Para isso, ele disse tudo o que sentia e o que não sentia, devolveu a aliança e deixou o apartamento que eles dividiam, e buscou a ajuda de Jim, para perguntar se podia passar uns dias ali… dividindo um mesmo quarto, mas não a mesma cama, novamente Wen tem a chance de se aproximar de Jim, mas a sua fala quase dolorosa sobre “casa”, que remonta a um diálogo que eles tiveram em outra ocasião, encontra novamente uma recusa de Jim.

Dessa vez, no entanto, Jim resolve explicar seus motivos

Os flashbacks de Jim durante o seu namoro de anos com Beam foram angustiantes – e um tanto surpreendentes. Já havíamos descoberto, antes, que Jim descobriu uma traição de Beam, e agora vemos o que aconteceu pouco depois disso, quando Beam estava partindo como fazia rotineiramente e, dessa vez, Jim sabia que ele estava indo ver a mulher das fotos em seu celular… os dois brigam antes de Beam entrar na balsa, mas Jim não quer ouvir explicações ou desculpas que Beam tem para dar. Enquanto tenta lidar com essa frustração e o coração partido, Jim assiste à notícia do acidente da balsa em que Beam estava, recebe uma ligação e vai reconhecer o corpo de Beam – uma cena fortíssima, e certamente um trauma gigantesco que ele ainda não pôde superar.

A história de Jim é sofrida, e começamos a entendê-lo melhor… Jim perdeu o homem que amava, pouco depois de descobrir que ele o traía, e viveu desde então duvidando dos anos que eles passaram juntos e da veracidade dos sentimentos de Beam por ele. Não é à toa que Jim esteja “fechado” para sentimentos, e falar sobre isso com Wen é um primeiro passo importante que ele se mostra disposto a dar… então, enquanto os dois vão juntos visitar Beam no cemitério, Wen pergunta se Jim se encontrou com a mulher com quem Beam também tinha um relacionamento, e Jim não a conhece, não sabe como encontrá-la, e nem sabe o que diria se fosse o caso, mas, no fundo, ele sente que pode ser uma boa ideia, e aceita a ajuda de Wen para encontrá-la.

Sempre comentei sobre o tom melancólico de “Moonlight Chicken”, que na verdade tem muito a ver com a perspectiva mais realista da vida que a série traz. A cena da conversa de Jim com a mulher com quem Beam estava é um grande exemplo disso: existe certo rancor ali, ainda que ela tenha aparentemente seguido em frente, mas toda a sequência traz a Jim o encerramento de que ele precisava: assim como Wen, ele tinha um capítulo que precisava ser encerrado, e ele o faz. Ele escuta a mulher, escuta sobre seu relacionamento com Beam, a escuta dizer que acredita que Beam o amava sim, e essa é uma das coisas mais importantes que ele precisava ouvir, para saber que a sua vida não tinha sido uma mentira. Mas tem outra coisa que ela diz e é importante…

Ela diz a Jim algo sobre ter parado de ficar remoendo o passado e vivendo nele e passou a olhar para o futuro – e é exatamente o que Jim precisa fazer… e, quando ele sai daquela conversa, ele parece um novo homem, finalmente disposto a dar uma chance a Wen. E É UMA CENA TÃO BONITA. Depois de conversar com ela, Jim reencontra Wen, que o acompanhara até ali e estava esperando pelo fim da conversa, e se aproxima dele a ponto de os dois saírem caminhando pela praia de mãos dadas… um passo gigantesco para o Jim que conhecemos desde o início de “Moonlight Chicken”. Jim diz que esse é “o melhor Ano Novo que ele já teve”, e pela primeira vez em muito tempo ele está se sentindo aliviado e, mais do que isso: LIVRE. Pronto para começar de novo.

Naturalmente, os dramas ainda não estão perto de terminar… tudo parecia estar se encaminhando muito bem: Wen terminara tudo definitivamente com Alan, Jim finalizara o capítulo com Beam depois de anos fechado para isso, e ainda fora sincero com Gaipa quando Gaipa deixou seus sentimentos claros (fiquei com o coração partido com o brilho do Gaipa sumindo quando ele percebe que Jim não retribui seus sentimentos, tentando esconder, sem sucesso nenhum, as lágrimas que estava secando), mas então o destino prega uma peça que pode manter Jim e Wen separados por mais tempo… Alan sofre um acidente, vai parar no hospital, e Wen precisa ficar para cuidar dele. As coisas são exatamente o que Jim não queria que fossem: complicadas.

Por fim, Heart e Li Ming ganham cenas bonitas e fofas, como sempre é o caso. Seguindo aquelas cenas intensas do último episódio e o avanço que elas significaram, Li Ming retorna para a casa de Heart dessa vez, e tem uma conversa sincera com a mãe de Heart… e é lindo ver como as coisas vão se transformando. Quando ela tenta dispensá-lo do trabalho, dizendo que “sua dívida já foi paga”, ele pergunta se pode continuar vindo para ver o Heart, e ela mostra interesse em ouvir o que Li Ming tem a dizer sobre o seu filho – já que ele o conhece mais do que a própria mãe. Li Ming fala sobre como Heart é comunicativo, como adora assistir filmes, como se sentiu feliz na igreja com atividades para pessoas surdas… então, ela dá sua autorização oficial para essa aproximação.

Não dá para negar o quanto Li Ming faz bem a Heart.

Então, Li Ming pede autorização para Heart ir para a sua casa – o que nos rende uma das cenas mais fofas do, agora oficialmente, casal. Amei ver o Heart conhecendo o Jimbo, o gato do Jim, e a felicidade genuína do Li Ming ao ouvir sua voz pela primeira vez (embora se o Heart só ficou surdo há 3 anos, ele teoricamente não teria muita dificuldade para falar, como demonstrou), e, é claro, A CELEBRAÇÃO DE ANO NOVO DOS DOIS. A conexão deles, os sorrisos sinceros e os olhares apaixonados, a maneira como eles se conhecem e se importam um com o outro, e como ambos sabem que ansiaram há semanas por aquele beijo… infelizmente, “Moonlight Chicken” não entrega um beijo de verdade de Heart e Li Ming, mas, ainda assim, eu fico feliz por eles estarem tão felizes.

E estão.

Pelo menos até a reação de Jim, que viu tudo. Vamos ver como isso se desenrola.

 

Para mais postagens de Moonlight Chicken, clique aqui.

 

Comentários

  1. Fiquei de coração partido pelo Gaipa. Ver o tadinho chorando sem conseguir disfarçar é muito triste. Vendo ele ali naquela situação, a vontade que deu foi de colocar ele numa caixinha e protegê-lo de toda dor e sofrimento do mundo.

    Igualmente triste foi o flashback do Jim. Realmente é compreensível ele estar, no início da série, com tantas ressalvas para se entregar a um novo amor. Foi traído e enganado por anos, e quando descobre, o namorado morre de maneira trágica, deixando um grande trauma no Jim, e uma incerteza sobre tudo o que eles viveram. Pesado, mas bem real isso. Moonlight Chicken é o BL mais pé no chão que ei assisti até agora, e gostei muito disso.

    É bom saber que agora tanto Jim quanto Wen viraram a página em suas vidas, concluíram capítulos que estavam em aberto. Mesmo com tanta coisa ruim acontecendo, porque a serie ainda nao chegou ao fim, então nao tem como tudo se resolver de repente kk.

    Achei muito fofo o Li Ming perguntando pra mãe do Heart se poderia continuar frequentando a casa para vê-lo. É lindo, por um lado, ver que o Li Ming é a pessoa que mais conhece e entende o Heart, mas é triste ver como os pais é que deveriam agor assim, se interessando em conhecer mais seu próprio filho. Acredito que daqui em diante eles vão se esforçar mais para se comunicar e compreender o Heart.

    E o Jim vendo os dois se beijar? Que babado! Fiquei curioso pra ver qual seria a reação do tio, mas se tratando do cabeça dura do Jim, com certeza ele vai discutir com o sobrinho kk.

    Amei o texto, amigo. Sua review me fez reviver o episódio todinho de novo, com todas as emoções inclusas: dó do Gaipa, tristeza pela história do Jim, e a fofura do Heart e do Li Ming.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Moonlight Chicken é o BL mais pé no chão que eu assisti até agora, e gostei muito disso": simmm, é um dos motivos de eu amar tanto! E é como eu comentei outra vez: acho que o fato de o Aof ser um homem gay com vivências torna sua história muito mais sensível, muito mais real, muito mais palpável. Ele arrasou aqui!

      Curioso DEMAIS para saber sua reação à reação do Jim, inclusive. Deu o que falar na época, depois te conto em detalhes! HAHAHA

      Excluir

Postar um comentário