Malhação 2008 – O Festival Estadual de Teatro

Spring Awakening + Rent

Eu gosto muito desse destaque que “Malhação 2008” dá a musicais, embora pouco vejamos realmente dos ensaios ou performances completas… mas quando os jovens têm a chance de se apresentarem no FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO, com o texto escrito por Fernandinho, nós podemos ver um pouquinho do que parece uma obra amplamente inspirada por “Spring Awakening”, e um pouquinho de “Rent”. O evento acontece em outra cidade, o que quer dizer que vários alunos da escola precisam viajar juntos, e então sabemos que uma série de coisas estão para acontecer durante essa viagem… o Bruno vai assumir que está apaixonado pela Angelina, por exemplo; a Yasmin vai sofrer a perda de Peralta, depois de tê-lo traído com o Andreas; Chiara vai desmascarar um impostor; e até o Adriano vai fazer de tudo para tentar conquistar Beatrice de uma vez por todas.

Acompanhamos, também, os últimos ensaios antes da apresentação – e é um verdadeiro desastre. Débora “exige” trocar de personagem com a Angelina, mas o mais ridículo de tudo não é isso: o mais ridículo é que a Angelina topa, porque “não quer briga”, e Orfeu deixa isso acontecer… logo em seguida, então, Débora sugere “alterações no roteiro”, dizendo que o seu personagem e o de Guga “deveriam se beijar”, e as coisas vão ficando cada vez mais complicadas quando Orfeu sugere, então, que todos os personagens que são casais se beijem nessa cena, e quem beijaria a Angelina? O Bruno! Guga protesta, Débora pergunta se ele não quer beijá-la ou não quer que o Bruno beije a Angelina, e ele diz que não quer nenhum dos dois, e felizmente temos a Eneida de pulso firme e cabeça no lugar, para dizer que NINGUÉM VAI TROCAR DE PAPEL AGORA, EM CIMA DA HORA!

Ufa.

Afinal de contas, não é assim que funciona…

Enquanto isso, Débora tenta fazer as pazes com Yasmin, não porque realmente se importe com ela, mas porque precisa que ela continue cantando para a Faniquito para que ela possa dublar – para conseguir a amiga de volta, Débora promete ajudá-la a reconquistar o Peralta, mas as coisas não saem como o planejado… ela conversa com uma companhia de ballet no evento, oferecendo um empresário para eles se eles aceitarem o Peralta na companhia, mas quando Paula, a bailarina, vem assisti-lo para ver se ele tem talento, ela simplesmente se encanta por ele: “Não é que a Marcinha tinha razão? Esse bailarino é tudo de bom”. Então, ela conversa com Peralta e o convida para dançar uma coreografia com ela naquela noite, e ele topa… enquanto os dois dançam, Yasmin SURTA na plateia, e ainda mais quando a dança termina e Peralta beija a Paula.

“Mas o que que é isso, meu Jesus Cristo?”

Olha, fiquei com pena da Yasmin, não… nem consegui torcer por ela. Ela traiu o Peralta com o melhor amigo dele (a raiva maior continua sendo do Andreas, aquele dissimulado filho da p*ta), e agora fica na plateia protestando, se sentindo “a corna”, acusando Peralta de “estar chifrando ela”, sendo que nem faz sentido… quem fez isso foi ela, e agora eles nem estão mais juntos… Peralta tinha todo o direito. Então, quando a sua ideia dá errado, Débora tem outra ideia: fala para a Yasmin se fingir de doente para que o Peralta venha cuidar dela, e ele quase cai nisso, com as duas dizendo que “é tudo culpa dele”, mas ele se abaixa para secar umas lágrimas de Yasmin, realmente preocupado, e descobre que as manchas no seu rosto foram pintadas com batom. Então, Peralta fica livre da enganação… até que Yasmin fique doente de verdade.

E, quando isso acontece, ninguém acredita nela.

A típica história do mentiroso.

Enquanto isso, Adriano está determinado a “conquistar” Beatrice, mas seguindo conselhos bem duvidosos de seu irmão gêmeo, o Mariano. Adriano e Beatrice acabam tendo que dividir um quarto (típico), e Adriano, naquela noite, decide que não vai deixar passar a sua oportunidade, e se declara para ela: “Eu tô completamente apaixonado por você, Beatrice”. Ele faz uma declaração de amor longa e bonita, diz que já não pode mais ficar escondendo o que sente por ela, mas Beatrice está convicta de que ele é um garanhão, um “conquistador”, e está apenas tentando conquistar mais uma… mas ela precisa ser muito decidida para não cair em seus encantos, porque todos sabemos que a Beatrice, por mais que negue, já está completamente apaixonada por Adriano também. E a Eneida e o Orfeu até dão uma mãozinha ao casal!

AMEI AQUELA CENA DOS DOIS ACORDANDO JUNTOS!

Mas nada funciona… até que Adriano decida seguir um conselho de Orfeu e ser ele mesmo. Ao ser ele mesmo, ele larga toda a pompa de “conquistador” e abre o seu coração para a Beatrice, da maneira mais bonita e mais sincera possível… ele fala sobre como a admira, como fica feliz em chegar toda manhã na escola e encontrar seu sorriso, como sente que gosta dela desde a primeira vez em que a viu, e a cada momento ele gosta mais e mais dela… ela fica toda balançada, parte dela desejando que isso seja verdade, mas ela surta, o chama de “pegador”, o que é totalmente injusto, porque foi o Félix que colocou isso em sua cabeça… Adriano tenta desfazer essa imagem, tenta dizer que não leva jeito com as mulheres, que é um desajeitado, mas Beatrice acredita que aquele é apenas mais um de seus planos de conquistador, e não acredita em nada…

Coitado do Adriano!

Enquanto isso tudo acontece, os jovens do Colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro apresentam o seu musical, E EU ADOREI – queria ver na íntegra. Como eu disse, a influência de “Spring Awakening” é fortíssima e notável – no visual dos personagens, na história que está sendo contada, nos elementos reaproveitados, como o diário que o personagem de Guga escreve, como o diário de Melchior, sem contar que a primeira música me fez pensar demais em “All That’s Known” – o conceito é praticamente o mesmo. No fim, todos em linha e Angelina à frente para cantar a última música, o visual me fez pensar em Ilse em “The Song of Purple Summer”, mas a melodia da canção é EXATAMENTE A MESMA (não parece, não lembra, é a mesma) de “No Day But Today”, de “Rent”. Sei lá, acho que eles pensaram que a gente não perceberia…

Mas fãs de musicais notaram!

O musical ainda conta com um momento em que o Bruno solta um “Porque eu tô apaixonado por você” para a Angelina, embora isso não fosse parte do texto, e Bruno finalmente toma consciência de tudo o que está sentindo pela Angelina… depois do musical, nos bastidores, ele está completamente encantado, e ele até pensa em se declarar para ela, mas acaba apenas a agradecendo por ter ajudado com toda a história dos pais dele – graças a ela, eles voltaram a se falar. Ele também pede desculpas por tê-la tratado mal, com essas palavras: “Eu acabei te afastando de mim, igual eu fiz com meus pais… igual eu faço com todo mundo que eu gosto”. WOW. E o Guga está vendo isso tudo… ele até está tentando ser tranquilo, porque “já se deu mal por causa de seu ciúme antes”, mas está ficando cada vez mais difícil de se segurar… ele não pode evitar.

Vem mais problema pela frente!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários