Malhação 2008 – A chantagem de Félix

Baixo. Baixíssimo.

Agora as coisas estão tomando um rumo duvidoso, e vamos às CRÍTICAS. Eu AMO “Malhação 2008”, é uma das minhas temporadas FAVORITAS da novela (eu não me dedicaria a mais de 300 capítulos de uma temporada que eu não gostasse, né?), e eu entendo que “Malhação” tem a necessidade de separar seus protagonistas com uma série de mal-entendidos e tudo o mais… essa não é minha crítica. A gente gosta da tensão que isso causa e tudo o mais, e o casal tem mais valor quando a gente precisa torcer por ele. O que eu critico, aqui, é a maneira como isso aconteceu – porque tudo foi tão forçado e irreal! E são duas coisas muito específicas combinadas para que a trama se encaminhe para onde os roteiristas queriam, e esse empurrão foi tão evidente que ficou bem chato de se ver… é uma daquelas vezes em que as coisas não fluem.

Primeiro, temos toda a questão do hospital, e o que eu tenho a dizer aqui é: ISSO NÃO FAZ SENTIDO. Eu entendo que a Angelina seja pobre e não possa pagar pelo tratamento, mas daí eles forçaram a Beatrice a conseguir vaga para a Angelina “em um hospital caríssimo” e, no mesmo momento, Adriano comenta que “a Conceição não pode pagar esse hospital”, mas a verdade é que a Conceição não deveria pagar… Angelina estava em uma viagem com a escola, sob a responsabilidade da escola, E O TRATAMENTO SERIA RESPONSABILIDADE DA ESCOLA. Conceição não deveria nem ter sido importunada com a questão do dinheiro, e o que o Félix faz pagando o tratamento não é nenhuma obra de caridade… mas o roteiro ignora isso tudo da forma mais ridícula possível, só porque é interessante que eles precisem de dinheiro para o Félix chantagear o Guga.

Outra coisa forçadíssima.

Eu sofri com os personagens, mas pelos personagens – chorei com o Guga ao lado de Angelina, chorando com medo de perdê-la, e me emocionei com o Adriano dando toda uma força para ele (“Adriano… enquanto o seu Joaquim não aparece, você está sendo um paizão para mim”. Depois, os médicos anunciam que Angelina precisa de uma operação de EMERGÊNCIA, mas eles não começam a operação enquanto Conceição não dá um cheque calção de 20 MIL REAIS, o que quase custa também a saúde de Conceição, que fica preocupada se perguntando como salvaria a filha – e, enquanto isso, a escola se faz de sonsa… mas essa escola é mesmo bem IRRESPONSÁVEL em vários sentidos. O que me incomoda é essas coisas serem ignoradas para forçar o roteiro a caminhar para um caminho específico, sem embasamento e credibilidade nenhuma.

Eu estava bem sem paciência.

Com o desespero da Conceição e com a Angelina precisando urgentemente desse dinheiro, Guga resolve passar por cima de seu orgulho e pedir ajuda ao Félix – que é o único que tem todo esse dinheiro. Félix, cada vez mais desprezível, é ridículo e patético (e baixo, muito baixo) dizendo ao Gustavo que ele dará o dinheiro para a operação da Angelina, desde que “ele lhe faça um pequeno favorzinho: que ele namore a Débora”. Isso é tão baixo em tantos sentidos, e é motivado por um comentário solto de Débora na viagem, quando Félix a viu com Pedro e ela disse que “nada disso estaria acontecendo se ela estivesse namorando o Gustavo”. O que ela disse dois dias atrás. Não sei, a história não fluiu bem, causou incômodo, mas Félix consegue o que quer. Guga diz que não vai se submeter a isso, mas o hospital está esperando o dinheiro para salvar a Angelina (o hospital teria operado, cobraria depois), e então o Guga acaba voltando.

E aceita os termos de Félix.

Enquanto isso, os amigos de Angelina tentam levantar o dinheiro para a sua operação, E AQUELA SIM FOI UMA SEQUÊNCIA INCRIVELMENTE BONITA! Porque eles fazem de coração, e de uma forma crível… preocupados com a vida da amiga, eles resolvem “fazer uma vaquinha”, cada um pedindo dinheiro aos pais e aos avós, e abrindo mão de algumas coisas que queriam, até conseguirem o dinheiro… Chiara diz aos pais que não precisa mais de um carro quando fizer 18 anos (coisa de gente rica, também não sei o que é isso), e Bodão abre mão de uma guitarra nova, algo que ele estava pedindo há muito tempo. Cada um liga para quem pode ajudar e, aos poucos, eles vão levantando o dinheiro para a operação da Angelina, juntando metade do valor naquele primeiro dia. Aquelas cenas foram certamente as mais bonitas dessa parte questionável da novela.

O Guga, para salvar a Angelina, então, começa a namorar a Débora… ele não espera nem a garota se recuperar, porque o Félix quer isso para ontem, e a verdade é que o Guga não está nem interessado em mentir, em fazer cena, em fingir romance nem nada – ele simplesmente pede para conversar com a Débora e pergunta se ela quer namorar com ele, com uma cara de desgosto evidente, e embora ela fique confusa e pergunte por que ele mudou de ideia tão de repente, ela resolve se deixar enganar… afinal de contas, é o que ela sempre achou que queria mesmo. Então, quando o Guga volta para o hospital, a Débora vai com ele, e vê-los chegando de mãos dadas é terrível – na frente da Conceição ainda! E Conceição e Montanhas agradecem a Débora, achando que foi ela quem falou com o pai para que ele pagasse a operação… Daisy também fica perdida!

E, surpreendentemente, não tão feliz quanto teria ficado há um tempo.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários