Sítio do Picapau Amarelo (2006) – Gafanhotos no milharal!

A maldade de Valdo Serrão!

O perverso Valdo Serrão quer comprar o Sítio do Picapau Amarelo de qualquer maneira – e, para obrigar a Dona Benta a vender as terras que ela não planeja vender, ele é capaz de qualquer coisa… inclusive sabotagem. Valdo Serrão dá a Jovino a ordem de soltar gafanhotos no milharal do Sítio de Dona Benta, para causar-lhe prejuízo e, quem sabe, obrigá-la a vender a propriedade, embora, no fundo, saiba que isso não vai fazer diferença – Dona Benta é uma mulher decidida. Enquanto espera os resultados de sua sabotagem, Valdo Serrão também faz de tudo para impedir que sua filha, Clarice, continue trabalhando com Samuel no jornal O Grito do Picapau. Ele a busca na redação tarde da noite e, furioso, a leva embora à força e a proíbe de continuar trabalhando no jornal. Clarice protesta, diz que se sentiu humilhada, mas Valdo diz que “está só cuidando dela”.

No fim, infelizmente, Clarice aceita deixar o emprego de lado… antes, no entanto, ela precisa voltar até O Grito do Picapau e conversar com Samuel, explicar a situação e pedir sua demissão, mas ela precisa fazer isso escondida – se o pai descobrir que ela voltou para lá, ela não sabe o que ele pode fazer. Escondida do pai e com a ajuda de Jurema, Clarice vai até o jornal no dia seguinte, e Samuel fica revoltado, dizendo que não é certo ela ceder aos caprichos do pai, mas ela diz que também não está sendo fácil para ela e que ela não tem opção… Samuel está completamente apaixonado pela filha do seu maior inimigo, e ele tem uma cena incrível com Chico Maciel, os dois conversando à noite sobre os seus amores que parecem impossíveis, e é uma cena bem bacana que mostra uma boa dinâmica entre os personagens – já quero mais dessa amizade!

Tia Nastácia é quem descobre o milharal destruído, quando vai buscar milho para as suas receitas, e seu primeiro pensamento é de que aquilo é coisa do Rabicó, “aquele leitão sem vergonha”, mas, dessa vez, ele é inocente… depois de Tia Nastácia dar várias vassouradas no pobrezinho, Pedrinho aparece advogando pela sua inocência, mostrando o que descobriu quando foi dar uma olhada no milharal: um gafanhoto. Enquanto o pessoal do Sítio, com a ajuda do Visconde e do Chico Maciel, tenta descobrir como aquele gafanhoto foi parar lá e, mais importante do que isso, o que eles vão fazer para se livrar dessa praga, Emília corre para a redação d’O Grito do Picapau para dar “o seu furo de reportagem” sobre a destruição do milharal do Sítio do Picapau Amarelo, e Clarice, que estava lá para conversar com Samuel, é convidada a escrever uma última matéria.

E ela aceita.

As investigações do Visconde de Sabugosa e do Chico Maciel levam a uma conclusão reveladora: o gafanhoto não é originário do Brasil, e veio da África, o que quer dizer que aquele não foi um evento natural… foi uma tragédia encomendada, uma sabotagem – “Mas quem faria uma maldade dessas?" Embora, inicialmente, todos fiquem se perguntando quem seria capaz de soltar uma nuvem de gafanhotos no milharal do Sítio de Dona Benta, no fundo eles sabem quem seria capaz: Valdo Serrão, que já prometeu que vai conseguir comprar aquelas terras… agora, eles precisam encontrar uma maneira de se livrar dos gafanhotos e, é claro, provar que o Valdo Serrão está envolvido nisso, mas isso não é uma tarefa fácil… até porque nós sabemos, com a experiência que temos com esse tipo de história, que Valdo Serrão ainda vai dar muito trabalho nessa temporada.

Clarice não aceita a possibilidade de seu pai estar envolvido na sabotagem ao Sítio do Picapau Amarelo, e então acusa Samuel de realmente estar usando o jornal para difamar o Valdo Serrão, e nos perguntamos quando ela vai descobrir as maldades do pai – talvez não tão cedo. Mesmo assim, Clarice já devia ter percebido que o seu pai não é um homem bondoso, como quer parecer, tanto é que ele ameaça colocar fogo em todos os seus livros se ela não voltar imediatamente com Jovino da redação d’O Grito do Picapau, e quando ela volta ao acampamento, ele estava mesmo prestes a fazer isso… mais tarde, quando Samuel vem conversar com ela, Valdo os encontra e, furioso, ele resolve “tomar uma atitude”, e vai até a delegacia do Arraial dos Tucanos para exigir que o delegado dê uma ordem de prisão para o Samuel.

Eita.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários