Lost 5x15 – Follow the Leader

Richard Alpert.

Contado paralelamente em 1977 e 2007, “Follow the Leader” é um daqueles episódios que “fogem do tradicional” de “Lost”, porque mesmo com a diferença de 30 anos, as duas histórias que acompanhamos são o “presente” dos personagens principais – acontece que, nessa temporada, um grupo de personagens está em 1977 e outro grupo está em 2007. Parece que duas histórias estão sendo contadas: de um lado, se inicia um plano para detonar uma bomba de hidrogênio na construção da Estação Cisne (!), o que supostamente pode mudar o futuro e apagar os últimos três anos dos sobreviventes; de outro, John Locke assume a liderança dos Hostis/Outros e começa uma caminhada em busca de Jacob para matá-lo… a conexão entre ambas as histórias está na figura de Richard Alpert, que funciona como guia/conselheiro nas duas tramas principais do episódio.

Daniel Faraday terminou o episódio passado assassinado pela própria mãe, Eloise Hawking. Agora, enquanto Kate e Jack tentam escapar antes que eles também levem tiros, Eloise descobre que Daniel estava dizendo a verdade quando dissera que era seu filho, e ela sabe disso por dois motivos: primeiro, porque se lembra de ter conversado com aquele homem em 1954, e ele apareceu ali na sua frente, com a mesma aparência; depois, porque ela reconhece a letra no caderno de Daniel, que é a dedicatória que Eloise fez no futuro quando lhe deu o caderno de presente, como sua. Então, quando Jack e Kate são levados como prisioneiros para o acampamento dos Hostis, Eloise Hawking está disposta a escutá-los, saber de onde eles vieram, e por que o homem em quem ela acabou de atirar (!) queria que eles o levassem até a bomba de hidrogênio.

O plano que conduzirá as duas partes de “The Incident” é oficialmente estruturado durante “Follow the Leader”. Na verdade, ninguém sabe muito bem como a bomba poderá ser transportada até o lugar onde ela deve ser detonada, mas Jack parece confiar no plano de Daniel Faraday, mesmo que não o entenda por completo – eu tenho uma implicância antiga e insistente com o Jack, então todas as suas cenas me irritam profundamente… sinto o tempo todo que ele está fazendo o que faz apenas para “voltar a se sentir importante”, como se ele tivesse algum propósito ali. Se o plano der certo, o incidente não acontecerá, o botão na Estação Cisne nunca existirá, Desmond nunca ficará lá o apertando a cada 108 minutos e, consequentemente, nunca o deixará de apertar, e então o Oceanic 815 nunca chegará a cair na ilha, e eles pousarão em segurança em Los Angeles.

O que significa que tudo o que viveram nos últimos 3 anos terá sido apagado também.

Kate e Sayid não sabem se concordam com o plano de Jack, mas tomam atitudes diferentes em relação a isso – Kate resolve retornar para a vila da Iniciativa Dharma, cansada de seguir Jack, enquanto Sayid resolve ajudar, porque ele está completamente sem propósito, de qualquer maneira… ainda mais agora que descobriu que seu plano de matar Benjamin Linus não funcionou. Então, Richard e Eloise levam Jack e Sayid até o lugar onde a bomba foi enterrada, que é o que eles chamam de “túneis”, que parece uma construção bem antiga e sagrada, por onde eles conseguem chegar apenas por baixo da água… o grande mistério, agora, é como eles levarão essa bomba até o lugar onde precisam dela, e como a detonarão. Toda essa história tem uma carinha de que vai dar muito errado – mas, convencido como sempre, Jack está se sentindo um máximo.

Enquanto isso, na Iniciativa Dharma, as coisas também estão completamente fora de controle. O vídeo que Miles não conseguiu apagar e que mostrava Sawyer e Kate passando pela cerca para levar Ben até os Hostis foi encontrado, e agora o “disfarce” de Sawyer e dos demais chegou ao fim… é profundamente triste pensar que eles viveram os últimos 3 anos ali, forjando relações reais e provando continuamente que não são más pessoas, mas tudo cai por terra assim que todos descobrem que eles não são quem diziam ser… Horace até tenta ser um intermediário e impedir que LaFleur seja espancado demais, mas a tensão escala a cada segundo, e quando Phil se volta contra Juliet para tentar fazer Sawyer/LaFleur falar, ele resolve que é o momento de fazer uma negociação: tudo para manter Juliet em segurança. Por isso é tão triste e injusto quando Kate entra naquele submarino.

Quer dizer, Sawyer e Juliet estavam planejando UMA VIDA JUNTOS em 1977!

Estavam dizendo que se amavam!

Destaco, também, a sequência com Pierre Chang. Percebendo que alguma coisa está acontecendo ou por acontecer, ele resolve averiguar se o que Daniel Faraday dissera é verdade e se eles são mesmo do futuro, e então ele se depara com um grupo formado por Miles, Jin e Hurley – E QUE CENA MARAVILHOSA! Hurley até tenta negar que eles sejam do futuro quando questionado, mas cai exatamente na pergunta que, em um momento cômico quando eles chegaram a 1977, ele tinha medo que lhe fizessem e ele não soubesse responder: quem é o presidente dos Estados Unidos? Foi ótimo ver o Hurley confessando que é do futuro e emocionante o Pierre perguntando a Miles se é verdade e ele é mesmo seu filho… também foi lindo ver, quando Pierre Chang ordena a evacuação da ilha (!), o motivo pelo qual a mãe de Miles foi embora da ilha com ele…

No fim, ele não foi abandonado pelo pai como sempre acreditara.

MOMENTO LINDO!

Em 2007, acompanhamos uma caminhada tensa (no mínimo) de John Locke, Richard Alpert e Benjamin Linus… Locke está diferente desde que retornou à ilha (sabemos bem o porquê, acredito que “Lost” já deixou bem claro), e está dando ordens e se sentindo dono de tudo. “Porque a ilha lhe disse”, supostamente, ele leva Richard para o momento exato no qual ele deve encontrar o Locke que estava saltando no tempo, lá no início da temporada, e ajudá-lo com o tiro que ele levou, e lhe dizer que ele precisa trazer os que saíram de volta para a ilha e, para fazê-lo, ele terá que morrer – é muito bom poder rever a cena de outro ângulo, em todo seu contexto. Depois, Locke tem outro plano: ele quer que Richard o leve até Jacob, e convida todo mundo para ir com ele… e, quando ele conversa com Ben sobre suas intenções, ele diz que está indo matar Jacob.

Season Finale duplo tem DUAS histórias importantes a contar… e, quem sabe, conectar.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários