Alice in Borderland 2x07

A queda do Rei de Espadas.

Não sei ainda o que o último episódio nos traz, mas me parece que “Alice in Borderland” está caminhando para uma conclusão – e não para um final aberto. Será que teremos algum sobrevivente quando isso tudo chegar ao fim? Os jogos das cartas de figura estão chegando ao fim, e Arisu e os amigos precisam enfrentar um dos desafiantes mais perigosos desde que eles chegaram “à nova fase”: O REI DE ESPADAS. Parte do brilho de “Alice in Borderland” parece ter se perdido quando o espaço dos jogos se reduziu na narrativa, ou talvez seja a trama do Rei de Espadas que eu realmente não achei interessante o suficiente, um pouco porque, assim como foi dito no primeiro episódio da temporada, ele está muito centrado em matança pura, sem regras.

O episódio começa no jogo “Alvo”, da Rainha de Paus, mas embora acreditemos que vamos assistir a um jogo de Ann e Kuina, não somos apresentados às regras e aos detalhes do jogo, e vemos outros três jogos de cartas de figura acontecendo simultaneamente – e embora sempre tenha sido assim, com diferentes arenas sendo o palco de diferentes jogos ao mesmo tempo, eu acho um pouco frustrante não ter podido assistir aos jogos, e a sequência chega ao fim em menos de 10 minutos de episódio, com mais quatro figuras destruídas, o que quer dizer que os cidadãos de Borderland estão cada vez mais escassos. Agora, para “zerar o jogo”, apenas a Rainha de Copas e o Rei de Espadas precisam ser derrotados… um nesse episódio, e o outro no próximo.

Antes do confronto contra o Rei de Espadas, Asisu e Usagi reencontram Chishiya e precisam enfrentar Niragi – que, infelizmente, segue vivo e causando problemas, disposto a “manter-se desprezível até o último minuto, para poder entrar no inferno de cabeça erguida”. Essa é uma reviravolta interessante do jogo propriamente dito porque, mesmo fora de qualquer partida, os jogadores se voltam uns contra os outros e começam a se eliminar. Toda a sequência é repleta de tensão, nos perguntamos se Arisu tem mesmo coragem de atirar em Niragi, mas percebemos que sim quando Niragi se volta contra Usagi e Arisu prepara sua espingarda e atira sem pensar muito… mas não antes de Niragi disparar seu próprio tiro, que não acerta Usagi porque Chishiya se sacrifica por ela.

Um belo e triste final para o Chishiya.

Logo depois, as ruas são tomadas por gritos, correria e sangue, quando o Rei de Espadas aparece disposto a eliminar todos os jogadores – e temos uma sequência de ação tensa na qual nos perguntamos como eles poderão sobreviver… infelizmente, a cena falha em prender a minha atenção porque ela parece exagerada demais, no sentido que o Rei de Espadas parece ser extremamente habilidoso com as armas, mata pessoas que nem estão no seu campo de visão com um único tiro certeiro, mas os protagonistas correm abertamente na sua frente e embora ele dispare uma série de tiros nenhum os acerta… é como se o Rei de Espadas estivesse matando NPCs sem qualquer cerimônia, mas fosse impedido de acertar um único tiro em Arisu, porque ele é o protagonista.

Eu não queria que o Rei de Espadas acertasse o Arisu – eu gosto dele e quero que ele viva. Mas que me incomodou ver como eles corriam de um carro para outro enquanto o Rei disparava incontáveis tiros e nenhum acertava nem de raspão, isso me incomodou. Eventualmente, conforme o tempo avança, eles cansam e a batalha se aproxima do final, o Rei de Espadas começa a acertar os personagens conhecidos e nos preparamos para nos despedir de alguns deles, como a Akane, que é a primeira a ser alvejada por muitos tiros, e Ann, logo em seguida… Aguni, por sua vez, parece tomado por uma raiva ainda maior que o projeta para cima do Rei de Espadas, mas então ele é acertado por um tiro na cabeça, e Usagi leva uma série de facadas na perna.

Fica quase cômica a maneira como o Aguni parece incapaz de morrer – ele já fugiu da morte certa uma variedade de vezes, mas quando ele leva um tiro na cabeça, cai no chão desacordado com uma poça de sangue se acumulando em volta dele, mas aparece vivo e correndo pouco depois, para ajudar o Arisu em um plano contra o Rei de Espadas, eu não pude deixar de dar uma gargalhada sincera… de todo modo, Arisu e Aguni formam uma boa dupla para matar o Rei de Espadas, e todos os personagens que eu julguei estarem mortos (como Akane, Ann, Niragi e Chishiya) parecem ainda estar vivos, embora eu não ache que eles possam escapar dessa com vida… mas vai saber, o Aguni já escapou de tantas. De qualquer modo, acho que eles não poderão participar do último jogo.

O último jogo fica para Arisu e Usagi, contra a Rainha de Copas.

 

Para mais postagens de Alice in Borderland, clique aqui.

 

Comentários

  1. Esse ep deixou muito a desejar. muita falta de coerência, personagens repletos de plot armor, um "vilão" raso que parece um stormtrooper quando o alvo são 6 personagens chave. personagens esses que parecem não morrer nunca (ate quando já eram para ter ido de base a tempos). os autores perderam demais a mão nessa segunda temporada, trazendo personagens de volta dos mortos e não sabendo como dar o devido fim a cada morte. Vc riu naquela cena, já eu desanimei demais, curto o personagem do aguni, mas cara, perderam a mão nele. era como se não soubessem como dar um desfecho digno a ele, aí costuraram várias ideias ao inves de escolher a mais coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu achei que estava exagerado até esse episódio, especialmente no que se refere ao Aguni, que, sim, já era para ter morrido há muito tempo. E os demais também, todos que eu achei que tinham morrido e estavam vivos no fim do episódio, por exemplo. Mas mudei totalmente minha opinião depois de ver o último episódio, porque ali eu senti que as coisas fizeram sentido (curiosamente, especialmente o Aguni).

      Excluir

Postar um comentário