Moonlight Chicken – Chapter 2: The Temporary Chicken Rice

Casa.

A riqueza desse BL expressa em cada detalhe da produção já me faz pensar que “Moonlight Chicken” tem tudo para ser uma das minhas séries favoritas no ano! Novamente elogio a destreza de Aof na direção e na condução de uma história sedutora, envolvente e, quiçá, melancólica, que se aproveita de uma atmosfera mais adulta e madura, o que, alinhado com uma fotografia belíssima e a química de seus protagonistas, transforma “Moonlight Chicken” em um espetáculo audiovisual, mesmo em seus primeiros episódios. Esse segundo episódio, intitulado “The Temporary Chicken Rice”, aprofunda um pouco a relação de Jim e Wen, construindo uma trama interessante e envolvente que sabemos que ainda tem muito drama a entregar.

No fim do episódio anterior, Wen apareceu no Moonlight Chicken depois do fim do atendimento para beber uma cerveja e conversar – e acabou ficando por um emprego, que sabíamos desde o início, mas confirmamos ao longo desse episódio, que ele não precisava. Vivendo uma vida infeliz em um casamento no qual não se sente “em casa”, Wen está em busca de algo ou alguém que lhe faça sentir alguma coisa… e ele sentiu com Jim naquela noite, quando ficou bêbado no seu restaurante e não conseguiu voltar para casa. Jim, no entanto, está “fechado” para o que chama de “coisas complicadas”: o que aconteceu naquela noite precisa ficar naquela noite, como Jim avisou a Wen antes mesmo de eles transarem… mas Wen também avisara que “não tinha certeza disso”.

Vamos explorar a vida, o passado, a personalidade e os traumas de Jim ao longo da série – de uma maneira ou de outra. A prévia do próximo episódio já traz uma temática interessante (que eu tenho certeza que Aof vai saber escrever e dirigir com maestria), mas podemos ir catando dicas dos sentimentos de Jim e de por que ele está fechado para algumas coisas. Em parte talvez nem seja algum romance traumático do passado nem nada tão grandioso assim, mas o fato de ele ter se tornado um homem adulto responsável pelo sobrinho, por um restaurante e por tanta coisa que é como se ele não tivesse tempo para outras coisas… como se ele não tivesse tempo para si mesmo. Como ele pode se preocupar em buscar alguém com quem se relacionar se tem tanto nas costas?

A relação de Jim com Li Ming, o sobrinho, é uma das chaves de “Moonlight Chicken” para mim. Gosto de como temos “duas gerações” de BLs co-protagonizando a série, como as temáticas são distintas e cabíveis a cada um, e como existe muito a ser explorado da relação entre eles. Vejo Jim como uma figura paterna que se sente responsável por Li Ming e que quer o melhor para ele – mas, ao mesmo tempo, ele pode personificar uma cobrança que não leva em consideração o que Li Ming quer para a própria vida… e esse é um embate que dificulta a relação deles, como várias cenas do episódio deixaram expresso. Curiosamente, parece ser Wen quem vai servir de “mediador” ali, porque Li Ming se sente à vontade para dizer a ele o que quer para o seu futuro: estudar fora.

Mas ele nuca disse isso a Jim.

Li Ming também tem sua própria história com Heart sendo escrita – e embora com outros personagens, Gemini e Fourth estão trazendo à tona toda a fofura que nos conquistou em “My School President”. A história começou no episódio anterior, quando Li Ming foi fazer uma entrega na casa de Heart e, sem saber que o garoto era surdo, acabou o assustando e fazendo com que ele derrubasse um licor caro do pai que estava tentando tomar escondido… quando tudo explode, e sem ter que provar que está dizendo a verdade quando atesta que não foi ele quem quebrou o vidro, Li Ming se oferece para trabalhar na casa dos pais de Heart como uma forma de pagar o prejuízo – e a vantagem pessoal para ele é que ele quer “fugir” um pouco do restaurante.

Agora, Li Ming e Heart vão aos poucos se aproximando e é a coisa mais perfeita do mundo. Gosto de como existe um quê de leveza e quase comédia que não está em destaque na trama principal de “Moonlight Chicken”, mas que Li Ming e Heart trazem com competência, como quando os dois discutem por qualquer bobagem, derrubam água no chão e Li Ming coloca Heart para ajudá-lo a limpar a bagunça – afinal de contas, foram os dois que fizeram a bagunça juntos! E, além do mais, Li Ming nem tinha culpa de nada e Heart mentiu para os pais… algo pelo que ele pede desculpas, eventualmente, contando que não sabia que a mãe conhecia Li Ming e, por isso, achou que ele ia sair dessa ileso, mas tudo bem… Li Ming não está realmente bravo, e está curtindo a companhia.

A construção da relação dos dois funciona bem e de maneira gradual. Ambos começam a curtir a companhia um do outro, gosto de como eles se comunicam por sinais ou por escritas em um bloco de notas, e como os sorrisos surgem de maneira tão natural… a conexão vai se firmando conforme eles se sentam para ver filmes juntos, por exemplo, e quando Heart pede que Li Ming o ajude a entender algumas cenas-chave de um filme tailandês que ele quer ver, mas que não tem legendas, e Li Ming é todo prestativo e o convida para ver um filme no cinema da próxima vez – o que faz com que Heart sorria, inicialmente, mas ele escreve que, desde que ficou surdo, a mãe o proibiu de sair de casa… essa também é uma trama promissora que espero que seja levada adiante.

Uma trama paralela de “Moonlight Chicken” que chamou a atenção nesse segundo episódio foi a protagonizada por Leng, que acaba de descobrir que a namorada está grávida – e a trama é acompanhada por aquele desespero natural de uma gravidez não planejada quando mal se tem dinheiro para se sustentar, quanto mais para sustentar uma família… interessante como Jim serve de referência como figura mais velha, aquele a quem todos vêm procurar quando precisam de ajuda e/ou conselho, porque é na porta da casa dele que Leng e a namorada batem, durante a noite, quando descobrem a novidade… e Jim é muito bom! Ele é centrado em momentos de crise, tenta aconselhar, e ainda é todo fofinho comprando um colar para Leng dar para a namorada.

Então não sei por que ele acredita que não é alguém que poderia servir de “casa” para alguém, como Wen parece tão desesperadamente desejar. Eles estão construindo uma relação, de alguma maneira… quando Jim aparece no shopping para comprar o presente para Leng, ele vê Wen trabalhar e olha para ele com certa admiração, e os dois saem para almoçar juntos e, depois, caminhar pela rua e parar para comprar frutas – ambos estão curtindo a companhia um do outro: Wen quer fugir de algo; Jim tenta fugir para não se comprometer. Mas os dois estão envolvidos, e há um quê de ciúme mútuo percebido em duas cenas, primeiro quando um cara do mercado aparece no restaurante para levar sobremesa a Jim, e depois quando Jim vê Wen conversando com um cara à noite, enquanto trabalha.

A química de Earth e Mix, que conhecemos desde “1000 Stars”, é inegável, e eles estão entregando personagens complexos e envolventes… a conclusão do episódio traz uma sequência muito bonita (mas também um pouco triste) na qual eles se sentam em uma escada para beber cerveja e conversar. Wen já deixou muito claro o que ele busca, e fala sobre o seu sonho, que envolve ter uma casa na qual ele se sinta bem, onde haja alguém esperando por ele, onde toda sua canseira vá embora quando ele entrar… algo que ele ainda não tem. Mas Jim não acha que pode ser essa pessoa para Wen, e acaba recusando o seu beijo pedindo que ele “não desperdice seu tempo com ele”. Naquele momento, então, Wen se contenta que Jim lhe empreste seu ombro.

Que cena!

 

Para mais postagens de Moonlight Chicken, clique aqui.

 

Comentários

  1. Amei o texto, amigo! Me fez elucidar algumas coisas que eu não tinha certeza se tinha compreendido bem, como por exemplo, o Wen dizer que queria um lar com alguém que estivesse esperando por ele, sendo que aparentemente ele já tinha isso, mas muito possivelmente não está feliz.

    O cara do mercado obviamente é caidinho pelo Jim. Ô homem disputado, viu? Mas também, ele é ninguem mais, ninguem menos que o Earth.

    Muita fofura a construção do casal dos meninos de My School President. Eles são muito lindos juntos, e acho que vâo me emocionar muito ainda. Torço para que Li Ming consiga realizar seu sonho de estudar fora, e fico feliz que ele está tendo apoio do Wen.

    Tadinho do Jim, o cara já anda atolado de dívidas, e parece que só acontece desgraça na vida dele. Refiro-me à batida na moto daquele casal, muito azar do Jim. Esse é um aspecto que estou gostando muito em Moonlight Chicken: esse ar mais maduro, a dureza da vida adulta, esse tom mais sério e melancólico.

    Fiquei com dó do Wen tendo o beijo rejeitado pelo Jim no fim do episódio. Acho que mais pra frente vai dar pra entender melhor o que se passa na vida de cada um deles, e o porquê de ainda não ser o momento ideal para eles ficarem juntos. Mas vou dizer uma coisa. viu. Se o lindíssimo Wen encostasse a cabeça em meu ombro que nem ele fez com o Jim, eu perderia completamente a compostura, me derreteria todo. Que homem perfeito! Cada dia mais apaixonado por esses dois atores, e pelos seus respectivos personagens, e parece que a cada episódio eles estão mais e mais lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma relação de "Caramba, homem desejado, viu?" e "Poxa, é o Earth. Eu entendo", né? HAHAHA Fico muito feliz que você esteja gostando tanto, amigo, você já sabe o quanto eu amo "Moonlight Chicken" e deixo isso muito claro. E isso que você comentou, eu concordo plenamente: o Aof conseguiu colocar, nessa série, um toque perfeito de realidade, é muito bem apresentado e desenvolvido!

      Excluir

Postar um comentário