Avataro Sentai DonBrothers, Don 49 – Last Memories

O primeiro passo para as conclusões…

Mais lento do que eu esperava para o penúltimo episódio, mas um episódio muito bonito de “Avataro Sentai DonBrothers”, no fim das contas – especialmente pela sequência final que mostra o quanto Taro Momoi evoluiu desde o começo de “DonBrothers”. “Last Memories” traz Taro Momoi tentando “organizar” os Novos DonBrothers, já que agora eles são uma equipe grande com nove membros, e eles precisam aprender a trabalhar em equipe para que as batalhas não sejam um caos completo, ao mesmo tempo em que o roteiro começa a sugerir conclusões para seus personagens… e, como comentei várias vezes ao longo das minhas reviews, “DonBrothers” é um Super Sentai do qual eu gosto BASTANTE, então vou ficar com saudade quando terminar.

Embora Taro Momoi tenha o trabalho de organizar toda a equipe para um treinamento (gostei de ver os nove vestidos em suas respectivas cores em roupas de treino), quase todos acabam saindo por um motivo ou por outro, a começar por Haruka, que anuncia que seu mangá vai ser serializado e ela e Sonoza saem para ver detalhes do mangá. No fim, só sobram Jiro Momotani, Sonoi e o próprio Taro Momoi, e eles enfrentam sozinhos a primeira batalha do episódio contra os Mestres da Mente Inspetores – uma batalha inconclusiva que, eventualmente, vai levar os Mestres da Mente a um plano que talvez esteja além do que eles podem conter… é uma boa primeira sequência de ação, vendo Taro Momoi, Jiro e Sonoi lutando pela primeira vez como companheiros de equipe.

Jiro Momotani passou por uma transformação interessante no episódio anterior, depois de ter descoberto coisas desconcertantes a respeito de sua vida e de seu passado, como o fato de que Rumi e os amigos nunca existiram, mas eram apenas uma ilusão criada para que ele não ficasse sozinho na sua cidade, onde ele tinha que cumprir a missão de proteger a Floresta dos Bestiais da entrada de humanos… depois de superar a perda e o choque, Jiro teve um encontro consigo mesmo e reuniu suas “duas personalidades”, se tornando um novo Jiro que Taro Momoi inusitadamente descreve como “um cara normal”. Talvez eu sinta falta daquele Jiro mais bobalhão e divertido, mas a verdade é que eu sinto muito orgulho de ver a pessoa em quem ele se transformou.

O episódio também traz momentos surpreendentes para a história de Tsubasa, Tsuyoshi e Natsumi/Miho. Pensando no bem-estar de Tsuyoshi, Tsubasa resolve apresentar Natsumi e tentar incentivá-lo a voltar a ser a pessoa que ele era, mas ele acaba sendo perseguido pela polícia e, dessa vez, Natsumi resolve não segui-lo… enquanto ele escapa, com a ajuda de Sononi, Natsumi pede para conversar com Tsuyoshi, e conta que sonhava com a vida que “Miho” tinha com ele e, portanto, se lembra de tudo. Não sei se é a melhor escolha do roteiro, mas parece que Natsumi vai mesmo assumir a vida que construiu como Miho e ficar com Tsuyoshi, o que deve alegrar aos fãs que torceram para que Tsubasa e Sononi engatassem em um romance oficialmente.

Enquanto essas pequenas conclusões tomam forma, Sonoshi, Sonogo e Sonoroku planejam destruir os DonBrothers de uma vez por todas e, para isso, transformam aquele humano que já apareceu algumas vezes na temporada em um Hitotsuki pela 54879ª vez – mas, dessa vez, ele é um Hitotsuki muito mais poderoso que o normal. E, para piorar, ele é um Hitotsuki “da realeza”, um rei que não vai receber ordens sobre quem atacar… e, por isso, acaba atacando os próprios Mestres da Mente Inspetores que o fizeram, o que faz com que eles, ironicamente, corram até os Novos DonBrothers em busca de ajuda. Uma daquelas bizarrices divertidas que ao menos nos entrega uma nova sequência de ação com os Novos DonBrothers, além da primeira aparição de Sonona e Sonoya.

Eles devem desempenhar um grande papel no Finale.

Por fim, o episódio termina em uma das minhas cenas favoritas de “Avataro Sentai DonBrothers” nesses 49 episódios: a festa de aniversário organizada para Taro Momoi… na verdade, não é o aniversário de Taro, e Kaito, por algum motivo desconhecido, passou essa informação errada para os DonBrothers, mas, de qualquer jeito, eles resolvem não desperdiçar a festa e celebrar o aniversário de Taro Momoi com antecedência, proporcionando uma cena lindinha com direito a bolo, presentes e o mais importante de tudo: um sorriso raro e sincero de Taro Momoi. Destaque para como funciona a comédia quando Taro confessa que tem motivos para se sentir feliz atualmente, mas tenta negar que seja estar na companhia dos amigos, e isso acaba fazendo com que ele morra novamente – o que só pode querer dizer que era mentira e, portanto, é isso sim o que o faz feliz.

É a melhor declaração de amor que Taro podia dar.

Agora, partimos para o último episódio!

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários