Os Ricos Também Choram – O sequestro de Mariana e Betito

A vingança de Soraya.

Acusando Luis Alberto de um crime que ele não cometeu para fazer com que as ações das empresas despencassem e enganando Betito para que ele assinasse um documento que lhe cedia todas suas ações, Soraya Montenegro se tornou a nova sócia majoritária das Empresas Salvatierra, se declarou presidente e começou a fazer um verdadeiro inferno na cabeça de todo mundo… satisfeita consigo mesma e se divertindo com o sofrimento alheio, Soraya reúne todos os funcionários para humilhá-los publicamente e demiti-los – enquanto isso, Luis Alberto e os demais se perguntam o que podem fazer para reverter essa situação. Ingênuo e sentindo culpado por ter assinado aquele documento, mesmo que não soubesse do que se tratava, Betito resolve ir falar pessoalmente com Soraya para exigir que ela lhe devolva suas ações, mas ele acaba preso.

Fim de novela adora um sequestro, né?

Soraya prende Betito, prende Roberta e a mulher que cuidava dela, mata Vitor (!), e quando Mariana liga atrás do filho, Soraya atende com uma arma apontada para a cabeça de Betito, o que deixa Mariana desesperada… sem pensar muito bem no que está fazendo, Mariana resolve ir atrás de Betito sem avisar ninguém, e nos damos conta de que ela vai acabar ficando presa exatamente como o filho. Sabendo que Mariana apareceria, Soraya está esperando por ela com uma arma, e ela sabe exatamente para onde levar sua maior inimiga e o filho dela: para um lugar distante onde ninguém vai ouvi-los se eles gritarem. Aqui, conhecemos uma Soraya totalmente desequilibrada, com sinais que ela apresentara durante toda a trama elevados a níveis absurdos de loucura, e ela promete entregar algumas das cenas mais tensas da reta final da novela.

Tentando jogar com Soraya, Mariana entra em sua “brincadeira” para distraí-la, dizendo tudo o que ela sempre quis ouvir, enquanto tenta dar a Betito tempo para ele se desamarrar e escapar. Mariana diz que Soraya tem razão de odiá-la e que sempre quisera a sua vida, mas os Salvatierra sempre foram de Soraya, sempre foram sua família, então ela está disposta a “abrir mão” de tudo: de Luis Alberto, dos Salvatierra, do seu sobrenome Montenegro, até do filho… sabemos que Soraya normalmente é mais inteligente do que isso para acreditar que Mariana está dizendo a verdade ao dizer aquelas palavras, mas também temos esperanças, no fundo, tendo em vista que Soraya está mais descontrolada do que nunca e Mariana está reforçando coisas nas quais ela sempre acreditara, coisas que ela sempre dissera contra Mariana… Mariana está dizendo o que ela quer ouvir.

Talvez tivesse funcionado se Mariana não tivesse olhado para Betito enquanto ele se desamarrava e começava a correr… talvez não. Não sei dizer. Mariana é inteligente o suficiente para dizer que sempre quis ser parte do mundo de Soraya, que sempre quis ser igual a ela, até chama a si mesma de “maldita marginal”, para gerar essa conexão com a Soraya e manter a sua atenção, mas não é inteligente o suficiente para desviar o olhar do Betito solto que começa a correr… é seu olhar reconfortado que entrega tudo e estraga o plano. Soraya acerta Mariana com um tiro de raspão no braço, e Betito volta pela mãe, então eles dependem de Luis Alberto e todas as forças que ele colocou em busca da esposa e do filho… quando rastreiam os celulares de ambos, eles chegam até a casa de Vitor, descobrem seu corpo, descobrem Roberta presa e descobrem que Soraya levou Betito e Mariana.

Mas não sabem para onde.

Inusitadamente, há algo de quase divertido em um vilão que chega ao estágio que Soraya chegou… e eu acaba dando algumas risadas involuntárias. Toda a sequência é tensa e dramática, mas é quase inevitável soltar uma risada quando a cena corta do sofrimento e preocupação de Luis Alberto para uma cena de Soraya deitada, chorando e cantarolando a musiquinha que o pai costumava cantar para ela. Ela está tão distante, tão perdida… e, justamente por isso, mais perigosa do que nunca. Eventualmente, ela mesma liga para Luis Alberto para contar que está com uma arma apontada para Mariana e para Betito, e para lhe dar instruções do que quer que ele faça: como quer que ele vá sozinho para onde eles estão, por exemplo… e, por algum motivo maluco, Luis Alberto obedece e não avisa ninguém de para onde está indo, então acaba preso com os dois.

Família reunida.

Resolução do sequestro fica para o último capítulo…

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários