[Series Finale] Anne with an E 3x10 – The Better Feeling of my Heart

“It’s you, Anne… my Anne with an E”

“Anne with an E” é, certamente, uma das séries mais lindas que eu já vi na vida… se não for a melhor e mais perfeita série que eu assisti. Desde a primeira temporada até essa conclusão belíssima, nunca houve um episódio em que eu não tenha rido, chorado e vivido as emoções desses personagens – não há uma reviews em que eu não tenha vindo até aqui para dizer O QUANTO ESSA SÉRIE É PERFEITA. Comecei depois do cancelamento e, como comentei no último texto, isso não me preparou para esse momento. Assisti ao último episódio emocionado, amando cada segundo e desejando que não chegasse ao fim e, quando chegou, não foi mais fácil porque eu sabia desde o começo. Eu queria uma quarta (quinta, sexta, sétima) temporada, e acho que “Anne with an E” ainda tinha muito o que explorar – ao mesmo tempo, o final foi LINDO.

Que belo ver tantas coisas se fechando!

O episódio começa já onde queríamos: com a viagem de Gilbert Blythe até Charlottetown para falar com Winnifred Rose e, como suspeitamos, ele não estava lá para pedi-la em casamento, no fim das contas… depois de ter entendido sozinho seus sentimentos por Anne, ele está ali para dizer-lhe que não vai para Paris nem se casar com ela, e eu confesso que fiquei com pena da Winnifred… Gilbert e Anne foram feitos para ficarem juntos e eu desejava isso com todo o meu coração, mas isso não fez com que eu ficasse menos triste com a reação de Winnifred, coitada. Quando Gilbert retorna a Avonlea e à escola, a Srta. Stacy está prestes a divulgar os resultados das provas e quem foi aceito para qual faculdade… Anne e Gilbert, inclusive, empataram em primeiro lugar em termos de notas. Mas, naquele momento, Anne está muito interessada em saber se “Gilbert tem algo para lhe dizer”.

Mas ele não tem… a não ser “Parabéns”. Ele não leu o bilhete, e tampouco pode sair se declarando para ela porque prometeu a Winnifred que lhe daria duas semanas antes de contar para as pessoas sobre a sua decisão… mesmo assim, Gilbert acaba não se contendo e acaba em Green Gables para falar com Anne e, ao não encontrá-la, ironicamente ele resolve fazer exatamente o mesmo que ela fizera: escrever-lhe uma carta. Diferente dela, no entanto, ele coloca a carta em um lugar que ela vai encontrar quando chegar em casa: na mesinha do seu quarto. E é uma carta lindíssima, apaixonada, perfeita… se a Anne ao menos a lesse na íntegra, mas ela não o faz. Ela está furiosa porque acha que o Matthew não vai sentir saudades dela e porque acha que o Gilbert leu sua carta e não teve coragem de enfrentá-la, então ela simplesmente a rasga.

Era como se meu coração fosse rasgado junto… e eu ri de nervoso.

A carta dizia:

 

“Dear Anne,

 

Since we are parting ways... perhaps forever, I feel I must unburden my heart. You are the fond object of my affection and my desire. You, and you alone, are the keeper of the key to my heart. Please don't be alarmed. I don't expect your favour, but I can't in good conscience not reveal myself. I'm not engaged, nor will I be, unless... it's to you, Anne, my Anne with an E. It always has been, and always will be... you.

 

With love, Gilbert”

 

AH MEU CORAÇÃO!

Depois de rasgar a carta e jogá-la pela janela, Anne pensa no que fez e corre para resgatar os pedaços e tentar juntá-las, mas só consegue fragmentos que interpreta como bem entende… achando que ele não a ama e que escreveu uma carta para dizer isso. Então, ela vai imediatamente até a casa de Diana para contar o que aconteceu, mas encontra a amiga deitada na cama, chorando, arrasada… quase estática, quase apática. Foi tão triste ver a Diana sonhar com a faculdade, ser aprovada e então ser podada pelos pais conservadores que não querem que ela vá para a faculdade porque “sua obrigação é se casar e se casar bem”. Aquela cena da Anne com a Diana não precisou de grandes diálogos para ser perfeita e de partir o coração… apenas a atuação sempre impecável de ambas, a emoção nos olhares e a Diana contando para Anne:

“I can’t fly”

Parece que tudo, então, machuca a experiência de Anne… ela deveria estar radiante com a nova jornada que se apresenta à frente dela, mas ela está arrasada, na verdade. Ela sabe que o homem que ela ama está casando com a mulher dos seus sonhos, e não é ela (ou pelo menos ela acredita nisso), e sua melhor amiga, com quem ela sonhara dividir um quarto na faculdade, foi impedida de voar… além disso, Matthew está agindo como se não se importasse com a sua partida, e isso é outra coisa que a machuca profundamente. Não vou mentir que eu amei a possibilidade de Jerry tendo um quartinho para ele em Green Gables (como eu queria ver isso na quarta temporada, sério!), mas o Matthew está falando sobre isso apenas porque está triste por ver a Anne partir… ele vai sentir sua falta e não sabe como dizer isso, nem como lidar com isso.

Mas ele também não quer que ela se preocupe…

Anne, por sua vez, fala sobre a experiência de ir embora, E EU QUASE CHOREI!

 

“I don't want to go! I want to stay here and do my chores and be a family 'round the fire and I want things to go back to the way they used to be!”

 

Interessante notar a “inversão de papeis” que presenciamos entre Marilla e Matthew… dessa vez, é Marilla quem tem que conversar com o irmão para colocar algum tipo de juízo na sua cabeça e fazê-lo ir conversar com Anne… achei emocionante desde o princípio, quando ela chega no quarto chamando Anne de “nossa filha”, e então ela dá uma bronca em Matthew, porque ela entende os seus medos, entende que ele está sofrendo, mas ela também sabe que Anne está pensando que ele não se importa, e isso apenas a machuca mais ainda – Matthew deveria conversar com ela, ou então “a perderá duas vezes”. É o papel que Matthew sempre fazia, e que já fez com Marilla várias vezes, inclusive nessa temporada, em toda a questão da procura de Anne por seus pais, e agora os papeis estão invertidos, e é profundamente emocionante. Como não sentir falta de cada um desses personagens?

Enquanto isso, Anne se despede da Srta. Stacy. E É OUTRA CENA LINDÍSSIMA.

Então, começamos uma “nova fase” em “Anne with an E”… ou pelo menos ganhamos um preview de uma temporada que, infelizmente, não poderemos ver. Enquanto Gilbert espera uma resposta de sua aceitação na faculdade (agora que os planos mudaram e ele não vai mais a Paris), Anne e as outras garotas, sem Diana, se mudam para Charlottetown, para a faculdade… e é uma sequência incrível. Anne muda completamente seu figurino, e ela está mais adulta do que nunca, o que é quase estranho, porque pensamos em como a conhecemos: aquela garotinha falante e dramática. Agora, ela é uma moça indo para a faculdade, começando uma nova fase em sua vida, e é bacana conhecer a sua nova casa, o seu novo quarto, as pessoas que farão parte de sua vida nessa nova fase… sem os Cuthbert, sem o Gilbert e, infelizmente, sem a Diana.

Então, Marilla recebe uma carta da Escócia para Anne, e decide que eles precisam ir para Charlottetown para entregá-la… Matthew é relutante, diz que não quer distraí-la, mas pode ser uma informação sobre os pais, algo que ela estava buscando, e ela quer ir, imediatamente. E a sequência é outra que encheu meu coração – a sensação de coração quentinho em poder visitar, pela última vez, a casa da Tia Josephine, encontrar um Cole todo livre e feliz, sendo quem ele é… QUE MOMENTO EMOCIONANTE. Anne está lá (e não tem como ela não estar feliz, se ela pode visitar duas pessoas que ela ama tanto, como a Tia Josephine e o Cole), e Matthew e Marilla chegam trazendo a carta que ela abre na frente de todos, e é um momento emocionante, embora a carta, na verdade, não tenha nenhuma informação nova, como ela esperava… mas ela contém a frustração.

Tanto Cole quanto Marilla sabem que ela está decepcionada, no entanto.

Aqui, Matthew finalmente ganha a oportunidade de conversar com Anne e falar como ele realmente se sente, quando eles visitam o lugar onde ela morará pelos próximos anos… ele entrega para ela uma meia com o dinheiro que ganhou com a venda da vaca Pride, dizendo que é para ela usá-lo para visitá-los quando quiser em Green Gables, desde que isso não seja uma distração. Os olhos de Anne começam a brilhar, mas Matthew precisa dizer tudo o que não disse… a maneira como sente a sua falta diariamente, como estava triste por ela partir, mas como não queria que ela se preocupasse com eles. I miss you every day. I love you so. As cenas do Matthew SEMPRE sabem ser extremamente emocionantes, e essa é mais uma das belas cenas do personagem… o sorriso feliz e aliviado de Anne correndo com os olhos cheios de lágrimas para abraçá-lo.

<3

Ainda temos umas coisas a resolver, é claro… COMO ANNE E GILBERT, MEU DEUS! Anne está absolutamente linda, vestida toda de azul, andando por Charlottetown como uma mulher adulta, com uma sombrinha e tudo, quando encontra Winnifred arrumando as coisas para partir – e assume que ela está indo embora para Paris, e deseja que ela e Gilbert sejam muito felizes. Winnifred percebe, então, que Gilbert manteve sua promessa e não falou a ninguém sobre o que aconteceu até que ela tivesse a chance de ir embora, mas, naquele momento, ela sente que precisa dizer ela mesma… Anne precisa saber. Em paralelo, Gilbert Blythe encontra Diana e sua família em um trem, e o pai de Gilbert o parabeniza pelo casamento e tudo o mais, mas então ele conta que não vai mais se casar e não vai embora para Paris, o que deixa a Diana muito feliz, em um primeiro momento…

…mas muito brava em um segundo.

Como a amiga MARAVILHOSA que ela é, ela conversa com Gilbert dando uma bronca nele, e aquilo é incrível… até porque ela acaba chegando na parte da carta que Anne escreveu… uma carta cuja existência Gilbert nunca soube. ENTÃO, VEMOS AQUELE MOMENTO EM QUE ANNE E GILBERT PARAM TUDO QUE ESTÃO FAZENDO PARA CORRER UM ATRÁS DO OUTRO. É interessante ver Anne “perder” toda a “elegância” que ganhara e voltar a ser aquela Anne de sempre, aquela que conhecemos e amamos, correndo por aí… e então eles se encontram, seus olhos brilham, e eles não precisam dizer nada para saberem o que estão sentindo… então, sem a necessidade de palavras, eles se beijam pela primeira vez, um beijo bonito, longo, apaixonado. E cada um de nós apaixonado por aquele casal que nós tanto amamos e por quem tanto esperamos.

Mas Gilbert precisa ir embora… e ele ganha uma carruagem, quando Diana e o pai chegam. Gilbert ainda desce para dar mais um beijo em Anne, porque a ama, e vai embora, com a promessa de que eles trocarão cartas – e é só até o fim da faculdade. Diana está ali porque, depois do que ela disse, do que Marilla disse e do que Gilbert dissera no trem, os pais finalmente mudaram de ideia e permitiram que ela fosse para a faculdade… É UMA EMOÇÃO TÃO GRANDE VÊ-LA ALI. Ela vai estudar, afinal de contas, e Diana e Anne poderão ser colegas de quarto, como sonharam. Poderão voar. Por fim, e é estranho pensar que estamos tão perto do fim, Marilla e Matthew chegam com algo que descobriram sobre a família de Anne, afinal de contas: um livro que o pai de Anne dera à mãe, no qual ela descobre algumas coisas… como que a mãe era professora e tinha cabelos ruivos.

Era tudo o que ela queria, e a emoção escorrendo em forma de lágrimas pelo rosto de Anne é a emoção de cada telespectador apaixonado por “Anne with an E”, já com saudade dessa série tão perfeita! Havia muita coisa a se explorar ainda… uma quarta temporada poderia mostrar Anne na faculdade, dividindo um quarto com Diana, conhecendo novas pessoas, tendo novas experiências, se tornando mais revolucionária do que nunca! Seria lindo acompanhar essa nova fase da vida de Anne, e poder fazer como nos livros, acompanhando seu crescimento, amadurecimento… eu continuaria com Anne Shirley-Cuthbert para sempre, na verdade. Por temporadas infinitas. Infelizmente, a série foi cancelada, deixa saudades, mas fico feliz pela PERFEIÇÃO com que ela foi guiada ao longo dessas três temporadas impecáveis. E foi um final digno.

A gente só queria mais…

 

Para mais postagens de Anne with an E, clique aqui.

 

Comentários

Postar um comentário