MacGyver 5x04 – Banh Bao + Sterno + Drill + Burner + Mason

“Maybe there are two Macs, God help us”

UM DOS MEUS EPISÓDIOS FAVORITOS NA SÉRIE. “Banh Bao + Sterno + Drill + Burner + Mason” é justamente o tipo de episódio que eu adoro em “MacGyver”, e o ritmo desse episódio e as histórias apresentadas estavam incríveis! De um lado, conhecemos Eli, um adolescente gênio no melhor estilo MacGyver que Matty quer recrutar para a Phoenix Foundation, e que certamente será uma deliciosa adição à equipe – não vejo a hora de vê-lo trabalhando ao lado dos demais nos próximos episódios! Do outro lado, temos Desi levando Mac para conhecer os pais, o que dá um passo adiante na relação deles (o que deve ter enfurecido quem não gosta do casal, mas como eu os amo juntos, EU ADOREI!), mas ela também tem outros interesses com essa “visita”, o que nos leva a uma investigação de assassinato interessante… é um episódio com história dupla, e é perfeito.

No primeiro caso do episódio, aquele que vemos brevemente antes da abertura e que não sabemos do que se trata, Desi e Mac estão conversando sobre conhecer os pais, de uma maneira bem enigmática e cheia de duplo sentido… então, Mac acaba topando. Eu achei uma graça o Mac todo fofo e preocupado em decorar os nomes, idades, interesses, enquanto Desi diz que tudo o que importa para eles é que ele a ama. Mas os pais de Desi são um pouquinho problemáticos, com uma série de comentários desnecessários, além do irmão estranho que não sai do telefone e tudo o mais… quando Simon, o irmão de Desi, recebe uma mensagem no celular e sai correndo de casa, Desi segue porque, afinal de contas, ela acha que ele está metido em alguma confusão, e ele queria a “ajuda profissional” de Mac para saber se ela só estava sendo paranoica ou se tinha mesmo algo…

E tinha. Os dois descobrem que Simon está sendo ameaçado (e, consequentemente, os pais de Desi também) porque ele está investigando um corpo que chegou para ele e que dizem ser de um homem que se suicidou… mas ele não acredita na teoria do suicídio. Assim, Mac e Desi ajudam Simon a desvendar o assassinato do Mr. Lao, e é uma investigação incrível – os três trabalharam muito bem juntos, o que eu achei um máximo! Também adorei as descobertas, o momento em que as coisas ficam mais físicas, e a forma como Desi protegeu os pais, com a ajuda de Mac… foi incrível ver os dois lutando para proteger os pais de Desi, e como eles finalmente entenderam um pouco da filha, sabendo que o que quer que ela esteja fazendo e não pode contar, parece importante e perigoso. A última cena, de Desi com os pais, é emocionante.

Ela precisava daquela compreensão.

Em paralelo, acompanhamos Matty e Russ indo recrutar Eli, um garoto gênio um tanto arrogante que talvez não esteja interessado na Phoenix Foundation – até que ele seja o alvo de uns caras perigosos. Matty e Russ acabam salvando a sua vida, mas, agora, precisam entender quem é que está atrás dele e por quê. Foi interessante ver essa primeira interação do Eli com os dois, especialmente pela maneira acelerada como ele fala coisas que poucas pessoas entendem, parecendo demais com o Mac, inclusive terminando a frase com “Your phones, please?”, o que foi um toque genial do diálogo! [Destaque, também, para quando Russ o compara ao Mac e ele pergunta se esse Mac “pode fazer um carro se dirigir sozinho em menos de 2 minutos”, e a Matty imediatamente respondendo: “Definitivamente” HAHA] Quem quer que esteja atrás de Eli, no entanto, tem recursos…

“Eli, you’re being hunted by the FBI”

Foi muito interessante ver a história de Eli se desvelar, o que é importante para a construção do personagem, especialmente se o veremos mais vezes ao lado da equipe. Embora ele não se lembre, ele foi colocado sob o programa de proteção a testemunha, ganhou uma nova identidade, e agora quem quer que esteja atrás dele acha que ele pode se lembrar de algo importante… seus pais eram espiões, foram mortos e ele viu, e os criminosos acham que ele sabe onde eles esconderam um celular com provas. E não vão descansar enquanto não puderem as mãos nesse celular! O problema é que Eli só tinha 5 anos quando isso tudo aconteceu, e nem mesmo se lembra de ter conhecido seus pais biológicos, mas eles precisam recuperar essas memórias que estão lá dentro em algum lugar se eles quiserem salvar a vida de Eli dos caras atrás dele!

Devo dizer: EU ADOREI A QUÍMICA DE MATTY E ELI! A maneira como ela o tranquilizou, em três momentos, a maneira como ela o guiou para que ele se controlasse e conseguisse começar a se lembrar das coisas, e quando ele acabou sendo capturado pelos caras que o buscavam, também foi Matty quem conseguiu ajudá-lo, sem precisar dizer nada! Aquela cena do Eli preso, olhando para Matty e os dois “conversando” apenas pelos olhares foi o que, definitivamente, vendeu a dinâmica para mim: NÃO VEJO A HORA DE VER MAIS DE ELI! Matty o ajudou a respirar, a se acalmar, e toda a tensão do momento e o lugar em si fizeram com que Eli se lembrasse de mais coisas… como a localização exata do telefone escondido, e então ele conta para Matty, também apenas com o olhar. A sequência é perfeita, Eli é salvo pela Phoenix Foundation e… ELE ESTARÁ DE VOLTA.

Aguardando os próximos episódios!

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários