Anne with an E 3x09 – A Dense and Frightful Darkness

“I love you”

Por que o penúltimo episódio da temporada tem que ser sempre tão angustiante? “A Dense and Frightful Darkness” é um daqueles episódios incríveis, porque não existe um episódio nessa série que não seja, mas que acabam com a gente – estou de coração despedaçado, e sofrendo por tudo o que ainda quero ver acontecer e não sei se terei tempo em apenas um episódio… é triste pensar que “Anne with an E” termina no próximo episódio e eu não estarei apenas fazendo uma pausa, esperando pela próxima temporada. Comecei a série já depois de seu cancelamento, mas saber que ela se encerraria em três temporadas não me preparou para isso e não tornou essa despedida menos dolorosa… estou chegando ao fim de “Anne with an E” totalmente emotivo e já sentindo falta dessa série que é perfeita, em todos os sentidos, e que merecia mais temporadas.

Eu passaria anos mais assistindo “Anne with an E”.

No fim do episódio passado, Anne finalmente descobriu que amava Gilbert Blythe – ou aceitou que o amava, porque esse é um sentimento que existe há muito tempo e que ela mesma já vem percebendo há vários episódios… quando, antes de pedir Winifred em casamento, Gilbert procura Anne para saber se “eles têm alguma chance”, algo estala dentro de Anne e ela percebe que, sim, eles têm uma chance… ela o ama! Mas pode dizer isso a ele? Antes que Gilbert faça o fatídico pedido de casamento, Marilla aconselha Anne a não cometer o mesmo erro que ela e conversar com Gilbert, dizer o que sente, e é o que Anne tenta fazer… é tão bonito vê-la determinada, montando naquele cavalo e indo depressa até a fazenda de Gilbert, mas, infelizmente, ela não o encontra lá para conversar. Então, ela escreve um bilhete dizendo que o ama e deixa para ele.

Isso foi uma angústia tremenda! Vimos aquele bilhete passar por todos os lugares ao longo do episódio, nunca sendo resgatado ou devidamente lido… e sentimos que as coisas seriam muito mais fáceis se Gilbert o lesse. Mas talvez seja mais bonito que ele não o tenha lido, porque ele passou o episódio todo pensando no pedido de casamento, arrumando as coisas para uma partida eminente a Paris, mas, ao mesmo tempo, revisitando os momentos que viveu com Anne… e o quanto a ama. Foram alguns momentos emocionantes nos quais ele se lembrou da dança que eles tiveram, ou do clube de histórias que ela fundou, e talvez ele esteja tomando a decisão por si mesmo – talvez mesmo sem ler o bilhete de Anne, talvez mesmo sem saber que ela o ama de volta, ele esteja tomando a decisão de lutar por ela… eu ficaria tão feliz se fosse mesmo isso.

Diana está no meio de toda essa confusão, desesperada para ajudar a amiga… ela escuta uma conversa de Gilbert com o pai no qual ele fala sobre o pedido de casamento a Winifred, e ela tenta sair correndo imediatamente para falar com Anne, mas várias coisas a impedem de sair de casa, e quando ela finalmente chega correndo a Green Gables, Anne teve que sair por outro motivo e só retorna dentro de dois dias… quando talvez já seja tarde para conversar com Gilbert sobre como o ama. Anne só descobre sobre a visita de Diana e a notícia dela quando retorna de um resgate a Ka’kwet (que não dá certo, por ora), e mesmo que esteja com o coração partido, ela resolve que precisa conversar com Gilbert. Ela achou que ele no mínimo falaria alguma coisa depois de ler o bilhete, mas nem imagina que ELE NUNCA O VIU. Agora, ela quer conversar com ele, por mais que doa.

Mas ele já partiu a Charlottetown

O que ele foi fazer lá? Será que ele foi mesmo pedir Winifred em casamento?

Grande parte do episódio está destinada a Ka’kwet. No último episódio, acompanhamos a garota conseguindo escapar daquela escola infernal à qual foi levada, e toda a sequência foi desesperadora, mas, no fim, reconfortante, quando ela chega de volta à aldeia e pode abraçar a família. Eu sinceramente achei que a história de Ka’kwet se encerraria ali, e eu gostaria de um pouco de utopia, para dizer a verdade… mas “Anne with an E” nos confronta com a realidade da situação, e vários homens invadem a aldeia de Ka’kwet para levá-la de volta para a escola e, se possível, quem sabe até levar mais crianças… tudo é um tremendo absurdo, as cenas são revoltantes e difíceis de assistir, e o pai de Ka’kwet chega a levar um tiro ao tentar defender a filha… que acaba sendo levada de volta de qualquer maneira. Isso porque eles a tratam como uma “selvagem”, que precisa ser “civilizada”.

Realmente, as atrocidades que a Igreja já cometeu ao longo da história… é enervante. Nos perguntamos, então, como Ka’kwet vai sair daquele lugar horrível, então, e os pais da garota acabam indo em busca da única ajuda em que conseguem pensar: Anne. A chegada em Green Gables gera receio de Marilla, porque é uma época extremamente preconceituosa, mas fico feliz por Matthew apoiar Anne em toda essa jornada e, é claro, porque a própria Marilla acaba entendendo o pedido de uma mãe desesperada – ela não precisa nem entender as palavras da mãe de Ka’kwet, que estão em outra língua, mas o sentimento é claro e objetivo… por isso, ela “autoriza” a jornada até a escola. Os pais de Ka’kwet, Matthew e Anne vão até a escola para dizer que houve um mal-entendido e que estão ali para buscá-la, mas a escola não vai liberá-la tão fácil.

Cenas horríveis! E me preocupo que talvez não seja resolvido no próximo episódio!

Por fim, precisamos falar rapidamente sobre a mãe de Sebastian – e eu devo dizer que, no lugar dele, eu teria deixado que ela fosse embora quando começou aquele drama todo. Eu confesso que eu entendo que ela foi criada em um mundo diferente e tudo o que lhe ensinaram a fazer na vida foi servir os brancos, e eu entendo que ela ache que está protegendo o Bash, mas ela também precisa entender que o que Bash construiu em Avonlea é diferente do que ela conhece… não há porque tratar Gilbert, Anne ou a Muriel (!) como ela tratou! E as coisas só vão dar certo para ela continuar ali, perto do Bash, se ela entender isso o mais rápido possível! Destaque para as novas cenas de Bash com Muriel, que foram lindas… eu acho que o casal vem mesmo, e eu já estou shippando muito! Inclusive, detalhe para a conversa deles sobre Rachel, casamentos e pretendentes, hein?

<3

 

Para mais postagens de Anne with an E, clique aqui.

 

Comentários