Primeiro Capítulo de “Amy, a Menina da Mochila Azul” (23 de Fevereiro de 2004)

“Azul como el cielo / Azul como el mar”

A minha novela infantil favorita com a Danna Paola! “Amy, a Menina da Mochila Azul” estreou em 2004 e conquistou uma geração de crianças que se encantaram por todo o universo de Amy, com os cenários de um porto pesqueiro, uma misteriosa sereia como uma das personagens principais, e uma garotinha carismática que faria de tudo para não ser tirada de seu pai – porque tem uma mulher malvada o suficiente para ameaçar tirá-la de sua família e de sua casa para mandá-la a um internato, o San Felipe, um lugar horrível que já está cheio de crianças órfãs que, eventualmente, se tornarão grandes amigas de Amy… o primeiro capítulo é simples e bem estruturado, e ainda não apresenta muito da trama da novela – é mais uma apresentação da Amy e dos dois cenários, mas não chegamos a ver, por exemplo, nem Eduardo Capetillo nem Nora Salinas…

Mas eu gosto de como nos deixa ansiosos por mais!

A primeira cena da novela traz Amy vendendo colares no povoado – colares de conchas que ela mesma tirou do mar e confeccionou, e ela é uma fofurinha! A garota é carismática, falante, com um sorriso bonito e um boné escondendo seu cabelo… e ela adora cantar. Quando ela vende um colar por 15 pesos e o casal que a compra só tem uma nota de 20 e ela não tem troco, ela diz que vai dar o troco “cantando”, e então ela canta pelo povoado… cheia de vida. Amy leva uma vida bastante simples, morando com o pai em um barco atracado no porto, mas por mais simples que seja a vida, ela é muito feliz… afinal de contas, ela tem um pai que a ama, amigos com quem se diverte, mas ela também tem uma série de crianças maldosas que frequentam a escola com ela e adoram provocá-la e chamá-la de pobre porque ela não tem nem uma mochila para ir para a escola…

O pai, por sua vez, tem medo do mar desde uma tragédia – há anos o “Bucanero”, o barco em que moram, não sai do porto… durante a noite, Matías tem um pesadelo no qual revive um dos piores dias da sua vida: o dia em que uma grande tempestade atacou o Bucanero e levou ao mar a mulher que ele amava: Perla. Nessa época, Amy ainda era um bebê do qual os dois cuidavam juntos, e Perla pede que ele cuide da criança, e então cai no mar… enquanto revive esse trauma em sonho, Matías tem febre e fica muito agitado, enquanto Amy cuida de seu papai e, quando ele acorda, ela pergunta, pela milionésima vez, quem é essa tal de “Perla”, porque “ele fica assim toda vez que sonha com ela” e “ela não gosta que ele fique assim”… ela fica preocupada. A relação de Amy e Matías é extremamente fofa, e podemos perceber com clareza o quanto ELES SE AMAM.

Por isso é uma maldade tão grande querer tirá-la dele…

Em contraponto, conhecemos o inferno que é o Internato San Felipe – conhecemos a diretora, Perfecta, e a Srta. Minerva, e muita coisa lá me lembra “Matilda”, pelo menos no visual escolhido para o musical… nas cores, nas roupas das crianças, e nas figuras de autoridade maldosas que falam sobre “disciplina” e chamam as crianças de “delinquentes”. O Internato San Felipe está em uma caça eterna por duas crianças que moram no povoado: o “Gato”, um menino órfão que mora sozinho em uma estação de trem, e Amy, que eles dizem “estar vivendo em péssimas condições com seu pai”. As crianças do internato escutam Perfecta e Minerva conversarem sobre a caça às duas crianças, e resolvem fazer alguma coisa: pelo menos enviar uma mensagem para alertá-los. Então, as crianças saem na chuva para enviar uma mensagem em uma garrafa que jogam no mar.

Minerva eventualmente os encontra do lado de fora, mas a mensagem já foi enviada…

A mensagem ganha uma ajudinha para ser encontrada… Coral, a sereia que vive naquele mar, é quem encontra a mensagem e a leva a Amy, deixando-a em um lugar onde a garota possa encontrá-la no dia seguinte, depois da grande chuva. Amy encontra a garrafa e, curiosa, a guarda na bolsa e corre para a escola, porque ela não pode mais faltar às aulas – ela sabe que Minerva está em seu encalço, e a bruxa já deu um ultimato a Matías, dizendo que, se ele não conseguir um bom trabalho, ela vai tirar a menina dele. É aqui que conhecemos a vida de Amy na escola, e é bom saber que ela tem amigos que gostam muito dela e que a defenderão a qualquer custo, porque ela também tem a companhia de umas crianças asquerosas que a atormentam e que chamam o pai dela de “desocupado”, dizendo que ela tem inveja deles porque não tem uma mochila porque seu pai não pode comprar uma…

Sabe a Débora provocando a Angelina em “Malhação 2008”? Então…

Felizmente, a professora está do seu lado – embora às vezes não exista muito que ela possa fazer. Assim que chega na sala e a aula começa, Amy abre a garrafa para ler a mensagem que encontrou no mar, e então descobre que “a Minerva, de San Felipe, está vindo atrás do seu amigo, o Gato”. A parte da mensagem que falava sobre ela foi apagada pelo mar, mas ela quer sair agora mesmo da escola para alertar o Gato… afinal de contas, ele é seu amigo e não vai deixar que o levem para San Felipe! Enquanto Amy e os seus amigos escapam todos juntos da escola no meio de uma manhã de aulas, para salvar o amigo, as crianças do internato cantam uma música que me faz pensar muito em “Chiquititas”, enquanto limpam todo o lugar, infelizes, e falam sobre a vida que levam ali… e parece mesmo que a vida no Internato San Felipe não é nada boa.

Mas ainda conheceremos melhor esse lugar!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários