Chilling Adventures of Sabrina 4x07 – Chapter Thirty-Five: The Endless

“We’re the stars of a hit TV show!”

NOSSA, O TANTO QUE EU AMEI ESSE EPISÓDIO! Ainda não assisti ao Season Finale, mas tenho a sensação de que “The Endless” vai ficar no meu Top 3 da temporada, ao lado de “The Impo f the Perverse” e “Deus Ex Machina” – além de terem trazido as tias originais de volta para uma participação mais extensa e o tão aguardado “Salem que fala”, o episódio foi divertido, cheio de referências, brincou com a metalinguagem… parecia um episódio de “The Twilight Zone”, mas como eu já comentei sobre “O Homem do Castelo Alto” ao longo dessa temporada, também acabei pensando em “O Gafanhoto Torna-se Pesado”. Foi bem interessante acompanhar a vida dentro de um estúdio de TV, e a maneira como os personagens interagiram… foi uma grande brincadeira tanto com a série original, de 1996, quanto com a atual “Chilling Adventures of Sabrina”, porque pudemos voltar ao Piloto, por exemplo!

Ah, e ainda temos que enfrentar um Terror do Sobrenatural e presenciar a chegada do último!

Há toda uma sensação de bizarrice e estranhamento que o episódio consegue desenvolver bem. Começa causando a sensação que alguns episódios de “The Twilight Zone” causam, e então a trama vai crescendo para retornar ao que estamos vendo ao longo da temporada, cada vez se parecendo mais com “Chilling Adventures of Sabrina” mesmo – e estou bem curioso para saber o que vai acontecer no último episódio, depois desse final… o episódio começa repetindo a cena de quando Sabrina Morningstar atravessou o espelho para um “universo paralelo” onde foi recebida pelas tias originais, uma trilha sonora dos anos 1990, piadas e risadas de fundo… então, o diretor do programa, que é o Padre Blackwood, manda cortar e percebemos que estamos em uma série dentro da série, e eu sou apaixonado pela temática de metalinguagem – até escrevi minha dissertação de mestrado sobre o tema!

Sabrina logo descobre que ela é uma das estrelas de um programa de TV, ela mora dentro do estúdio e diariamente recebe os roteiros do que vão gravar naquele dia… aparentemente, a bruxaria não existe de verdade, a não ser a que está no roteiro, Sabrina não pode sair dos estúdios, Ambrose não existe e os livros de sua biblioteca estão em branco, apenas adereços cinematográficos, e se ela cometer três faltas ela é enviada para o “Quarto Verde”, como a outra Sabrina. Aos poucos, vamos encontrando mais e mais rostos conhecidos de “Chilling Adventures of Sabrina”, rostos como as próprias Zelda e Hilda da série atual, que são as “substitutas” da Zelda e Hilda nesse universo. A primeira cena que Sabrina precisa gravar é uma cena vestida de barata, e então ela se surpreende com uma fala do Salem e acaba saindo do roteiro e comete sua primeira falta.

MAS É TÃO BOM OUVIR O SALEM FALANDO! E as piadas dele, as risadas de fundo… ele até vai até o quarto de Sabrina, mais tarde, para falar com ela e dar as boas-vindas – afinal de contas, ele é a estrela do programa! Ela até pergunta sobre o espelho pelo qual passou para esse universo, que foi tirado do seu quarto, e ele diz que vai averiguar… a próxima gravação de Sabrina é na escola, com Theo, Roz e Harvey, e aparentemente a “personagem” de Sabrina precisa de um beijo do seu verdadeiro amor para voltar a ser humana, e Harvey a beija… afinal de contas, o casal Sabrina + Harvey era um hit na série dos anos 1990! Mas Sabrina estranha ele colocar a língua para beijar, chama sua atenção, e então ela comete a sua segunda falta. Mais uma e ela será enviada para o temido Quarto Verde… e talvez seja importante entender o que tem lá.

Gostei muito de todo o diálogo que se desenvolveu na escola, e de como aos poucos começamos a perceber a estranheza macabra além da estranheza cômica de toda essa situação. Sabrina Morningstar sabe que precisa se livrar de um Terror do Sobrenatural, mas não sabe qual nem como. Durante a conversa a respeito de Sabrina e Harvey serem namorados, Sabrina estranha tudo, faz perguntas, pergunta se Harvey não namora com Roz, e eu achei genial a Roz rindo e dizendo “quem dera”, alegando que os roteiristas não lhe dão um par romântico… aqui, também, é a primeira vez que vemos Nick de passagem quando Sabrina pergunta a respeito dele, e descobrimos que ele é o substituto de Harvey. Caliban, que, afinal de contas, é o marido dessa Sabrina, não está em nenhum lugar por ali, a princípio. E ela terá que se adaptar a esse universo.

Hilda fala com ela sobre isso, sobre como eles estão “no programa mais longo da história” e sobre como aquilo agora é “tudo o que existe para ela”, e ela “precisa aceitar isso, e não lutar”. Weird. Mais tarde, quando Sabrina aceita ir à casa de Harvey, ela faz algumas descobertas interessantes, e é aí que começamos a retornar para a trama da temporada, e Sabrina começa a desvendar o sombrio por traz dessa “sitcom”. Na parede de Harvey, ela vê quadros com os Terrores do Sobrenatural, mas ainda não é o suficiente… depois, Sabrina lê com Harvey os roteiros do dia seguinte e se lembra daquelas falas, que foi uma conversa que ela teve com Harvey na vida real, na véspera do seu aniversário de 16 anos. Quando ela pergunta sobre episódios antigos que talvez possa assistir, Harvey a convida para ver o Piloto… e é exatamente como aconteceu no mundo real.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO, AFINAL?!

Durante aquela noite, confusa, curiosa e intrigada, Sabrina passa por uma porta proibida em direção à Sala Verde, e então descobre o que acontece lá dentro… ela encontra Ambrose desmembrando corpos humanos e os moendo para transformar em comida de gato para “o Terror do Sobrenatural”, e então o Terror do Sobrenatural do episódio ganha um nome: O INFINDÁVEL. Mas mais do que isso: o Infindável é o Salem. “Endless is Salem? Salem is the Endless?” Aparentemente, como qualquer gato, Salem fica entediado e, por isso, resolve “brincar com a sua comida”. Os “atores” daquele “programa de TV” infinito são os “brinquedos” do Infindável… e quando eles começam a causar problemas, eles são enviados para o Quarto Verde para se tornarem comida. É diabólico, como Sabrina diz, mas o que eles podem fazer para detê-lo.

Ambrose só diz que ela precisa aceitar… essa é sua casa agora.

Nas próximas gravações, voltamos àquela parte do roteiro em que Roz está ficando cega, e é assustador como ela diz que “se os roteiristas decidiram, vai acontecer de verdade”, mas ela diz que isso é “bom”, porque ao menos vai lhe dar um arco na série… sabendo da verdade, Sabrina não pode mais simplesmente aceitar tudo o que está acontecendo, e precisa encontrar uma maneira de deter o Infindável, e quando ele encontra Caliban (inclusive, genial a piada sobre ele trabalhar na equipe porque era só “um rostinho bonito constantemente objetificado” quando era ator, e a ironia de ele dizer que “agora pode escolher onde e quando tira a camisa”, mas, sem motivo algum, ele tira a camisa), Sabrina descobre que algo pior está prestes a acontecer… ele está construindo uma parte do cenário para o próximo episódio – uma parte que só pode ser O VAZIO.

O último Terror do Sobrenatural. O FIM DE TUDO.

Por isso, Sabrina precisa fazer alguma coisa o mais rápido possível… ela pede a ajuda de Harvey para conseguir o roteiro do dia seguinte, onde descobre que o Vazio está sendo tratado como um furacão, e ela reúne todo o elenco para contar o que descobriu: que tudo acaba no dia seguinte e eles precisam fazer algo. Aqui há toda uma nova brincadeira de metalinguagem que eu amo, seja as Zeldas falando juntas ou aquele comentário da Tia Zelda a respeito de como “isso acontece todo ano, pelo menos uma vez por ano, um grande evento para chamar a atenção do público e que supostamente muda tudo, mas as coisas permanecem sempre as mesmas”. A definição de um Season Finale. Naquele momento, no entanto, quando Zelda e Hilda mandam Sabrina deixar isso para lá e ser profissional, ou qualquer coisa assim, percebi que não era possível confiar nelas.

Nem no Nick, que acaba promovido e virando “o Novo Harvey”.

Antes de começar as gravações do dia seguinte, então, Sabrina vai em busca do roteirista-chefe (o Salem!) para dizer-lhe que o Vazio vai ser o fim de tudo, inclusive do Infindável

“What happens after page 29?”

E parte do Salem acaba acreditando e ficando com medo, mas o Vazio tem uma série de servos trabalhando para ele para garantir a sua chegada… a fuga de Sabrina, com o Salem Infindável no colo, é SENSACIONAL. Ela corre enquanto encontra uma confusão pelo estúdio, a chegada do Vazio, uma série de pessoas com quem se importa mortas, outras se revelando agentes do Vazio, como o Nick, e Salem usa os seus poderes de roteirista para deter as pessoas que estão atrás deles (o que eu achei genial!) ou para abrir portões… é um máximo como essa sequência conseguiu mesclar o tom de comédia da série de 1996 com o tom macabro da série de 2018. Quando o Vazio chega, Sabrina e Salem encontram o espelho que lhe deu passagem para esse universo, na esperança de que ele permita o seu retorno para o cosmos de Sabrina Spellman, e eles atravessam…

Amei a piada final:

TO BE CONTINUED…

 

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.

 

Comentários