Star Trek: Discovery 3x12 – There is a Tide…

Um acordo entre a Federação e a Corrente Esmeralda?

Será que eu sou o único que não gosto da Osyraa? Estamos chegando ao final da terceira temporada de “Star Trek: Discovery”, e eu ainda continuo achando a temporada desorganizada. Não é uma temporada ruim, mas ela não me prendeu como a segunda conseguiu, por exemplo… a “grande vilã” da temporada foi Osyraa, uma mercenária louca que está em busca de cada vez mais dilítio, enquanto faz escravos por todo o universo e, no fim do episódio passado, ela tomou conta da USS Discovery e planeja usá-la, agora, para entrar na Federação “pela porta da frente”. Vidas estão em jogo, Saru, Hugh e Adira continuam na Nebulosa do episódio passado, com os minutos contados, e Michael e Book precisam salvar a tripulação da USS Discovery e impedir Osyraa de completar seus planos – sejam ele quais forem. O episódio tenta deixá-los um pouco mais claros.

Enquanto isso, Tilly e os demais tripulantes da USS Discovery estão presos, e nos perguntamos se Osyraa teria conseguido assumir o controle da nave de qualquer maneira ou se isso foi um problema da Tilly como capitã, algo com o que ela mesma está tendo que lidar. A tripulação é confrontada por uma série de pessoas que trabalham para Osyraa, e recebem, eventualmente, a ajuda de Book, enquanto Michael se aventura pela nave tentando chegar até Paul Stamets: ele é o único que pode operar a rede micelial e, por isso, eles precisam tirá-lo da nave o mais rápido possível, ou então Osyraa pode conseguir esse “poder” para ela e as coisas ficarão ainda mais complicadas por todo o universo. O episódio nos deixa tensos e confusos, nos perguntando o que será da Federação e, principalmente, o que será da USS Discovery – ainda temos mais uma temporada pela frente!

Paul Stamets tem umas cenas muito boas com um cientista que trabalha para Osyraa, na qual os dois conversam sobre quem Osyraa é e sobre quem ela aparenta ser, e é interessante como os dois deixam o outro pensativo… o cientista de Osyraa fala sobre como ela o salvou e lhe deu uma oportunidade e sobre como ela “é mais do que Stamets imagina”, mas Stamets também o faz ver sobre as coisas que ela fez, a escravidão que promovia, a violência gratuita, e é algo que o cientista poderá verificar com seus próprios olhos eventualmente, quando o plano de Osyraa de “fazer um acordo” com a Federação não der certo e ela retornar para junto dos seus pronta para trazer uma guerra sobre a Federação… o cientista está ali a mando de Osyraa para descobrir mais sobre como a rede micelial funciona e como um humano pode controlá-la, mas ele descobre muito mais.

A conversa dos dois não chega ao fim, afinal, porque Michael Burnham consegue chegar para salvar Paul Stamets, mas as coisas não são boas e coloridas como poderiam ser, porque tudo o que Michael quer é tirar Stamets da nave, mas Paul quer ficar na USS Discovery e saltar com ela de volta à Nebulosa, porque ele precisa salvar a vida de Hugh e Saru e, não imagina ainda, a de Adira – é de partir o coração como ele grita dizendo a Michael que toda sua vida está naquela Nebulosa… ela não pode abandoná-los. E eu devo dizer que, independente de qualquer coisa, EU ESTAVA DO LADO DE STAMETS. Michael já colocou todos em risco para salvar Book, mas Stamets não pode salvar Hugh? É pesada a cena em que Paul Stamets grita com Michael, mas tudo o que ele diz é verdade: eles vieram para o futuro por ela, abandonaram tudo para que ela não estivesse sozinha…

…e agora ela faz isso.

Eu não posso ver “Star Trek: Discovery” sem Saru!

Enquanto isso, Osyraa conversa com Charles Vance, ambos na companhia de Eli, um detector de mentiras, e Osyraa tem para ele uma proposta que, inicialmente, não parece muito ruim: unir a Corrente Esmeralda com a Federação, criando uma “Nova Federação”, unindo o que a Federação simboliza (a esperança) com o poder que a Corrente Esmeralda tem (a tecnologia e a ciência), para construir um novo mundo ou qualquer coisa assim… embora isso tudo não pareça tão ruim, inicialmente, não podemos confiar na proposta, vinda de Osyraa, e é por isso que as coisas acabam saindo de controle, eventualmente, porque Osyraa não está dizendo tudo o que realmente planeja quando Vance assinar aquele acordo, e quando qualquer possibilidade de acerto cai por terra, Osyraa fica descontrolada, mais insana e violenta do que nunca, pronta para começar uma guerra.

E é o que devemos ver no último episódio da temporada!

Ansioso para ver mais desses robozinhos do final! A SAUDAÇÃO VULCANA DELES! <3

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários