Star Trek: Discovery 3x13 – That Hope is You: Part 2

Recomeço para a USS Discovery.

O que será que vem pela frente na quarta temporada de “Star Trek: Discovery”? O último episódio da terceira temporada é eletrizante, e consegue finalizar uma série de histórias que vínhamos acompanhando, como o fim de Osyraa, a causa completa da Combustão e o resgate de Hugh, Adira e Saru na Nebulosa – mas o que esperamos do próximo ano? Quem sabe algo mais parecido com “Star Trek: The Original Series” em questão de histórias? Eu sei que eu adoraria algo naquele ritmo… de todo modo, o último episódio da temporada é muito bom, os efeitos de “Star Trek: Discovery” continuam perfeitos, e as sequências de ação foram de tirar o fôlego… além de ter sido emocionante e ter trazido algo que muitos fãs esperam desde a estreia da série. Para mim, enquanto as coisas se complicavam entre Osyraa e a Federação, eu estava muito mais envolvido com a trama da Nebulosa.

Foi triste ver Hugh, Saru e Adira ficarem para trás há dois episódios… eles estão em um programa que a mãe de Su’Kal projetou para protegê-lo, mas agora o programa está falhando, eles estão sendo atingidos por radiação e se a USS Discovery não retornar a tempo, todos eles morrerão. Graças a Adira, felizmente, eles podem aguentar por mais tempo, porque ela desce sem autorização para levar remédio para Hugh e Saru, o que retarda o efeito da radiação e ganha algumas horas para o grupo – quando vemos Adira pela primeira vez dentro da simulação, também vemos que, ali, Gray pode ser visto por todos, porque o programa o reconhece… devo dizer que eu amei as cenas de Adira com Hugh, sendo que ela sempre teve mais contato com Stamets, e eu adorei o Gray conseguindo sair do meio da simulação para ver “o mundo lá fora”. Desolador.

Mas o mais bacana foi acompanhar Saru se aproximando de Su’Kal. Ele tem que convencê-lo a enfrentar os seus medos e desligar o programa, mas Su’Kal está assustado – sendo um kelpiano como ele, é de se esperar que Saru conseguisse se aproximar de Su’Kal com mais facilidade, mas o programa “transformou” sua aparência em humana. Saru se aproxima falando sobre sal-nuu-lem, uma comida típica de Kaminar que Su’Kal não entende bem como ele conhece – até que Saru conte que é humano. As cenas de Saru e Su’Kal são incrivelmente bonitas, os efeitos são perfeitos, até a criatura que representa o medo de Su’Kal é bonita de se assistir. E o episódio já nos encaminha para a noção de que ainda temos o que entender a respeito da Combustão que aconteceu há 125 anos… já ficou claro que foi Su’Kal quem causou a Combustão – MAS COMO ELE FEZ ISSO?!

Em paralelo, a guerra entre a Federação e Osyraa, agora a bordo da USS Discovery, se intensifica, mas Vance não pode continuar atirando desse modo na Discovery ou então a nave se perderá e, com ela, o seu motor de esporos… dentro da USS Discovery, temos toda uma ação desenfreada pela retomada do controle da nave, e essa é uma das partes mais legais de se acompanhar. Michael e Book trabalhando juntos, quebrando caras e pulando de/em elevadores em movimento, DOTs carismáticos ajudando como podem, Tilly tendo uma última ação como Capitã (“We can die here or we can die stoping Osyraa and saving the Federation”), pessoas sufocando pela falta de oxigênio… é tudo eletrizante e empolgante, até que Michael consiga derrotar Osyraa, retomar o controle da USS Discovery e, então, pensar em partir até a Nebulosa salvar nossos amigos.

Dessa vez, com a ajuda de Book que, aparentemente, pode navegar a rede micelial.

Gostei demais da conclusão do episódio e da temporada. Saru consegue convencer Su’Kal a desligar o programa e, confrontado com o mundo real, ele pede que o computador lhe mostre o que ele viu há 125 anos, para que possa “estar de fato livre”, e então vemos um pequeno Su’Kal vendo a morte de sua mãe pela radiação, e é realmente desesperador… o seu grito de pura dor é que “fez o mundo tremer” e causou a Combustão. Agora, ele diz a Saru que quer “compensar” o que fez, mas Saru garante que a culpa não é dele… com isso resolvido, os quatro são resgatados e retornam em segurança para a USS Discovery em uma sequência emocionante. Michael Burnham guia a narrativa final do episódio, enquanto vemos algumas mudanças, como o fato de Saru ter acompanhado Su’Kal até Kaminar para ajudá-lo a construir uma vida, e Vance oferecendo a Burnham o posto de Capitã da Discovery.

Que ela aceita.

Ansioso para ver esses novos uniformes e essas novas missões na próxima temporada!

Podíamos deixar as guerras um pouco de lado e focar em “explorar novas fronteiras”, né?

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários