Sítio do Picapau Amarelo – Quarta Temporada (2004)

Um ano de mudanças…

Uma temporada importantíssima para o “Sítio do Picapau Amarelo” e, particularmente, uma das minhas favoritas – em grande parte por memória afetiva. Até 2003, eu estudava de manhã, e podia ver o programa apenas em feriados ou durante as férias, e 2004 foi o primeiro ano em que eu estudei à tarde… ou seja, a primeira temporada que eu assisti fielmente, e eu ADORO! Tem, sim, seus altos e baixos, e lembro-me de, na época, ter sentido que “O Pequeno Samurai” foi longa demais, mas essa temporada tem momentos em que o “Sítio” estava em seu melhor, como em “A Dama dos Pés de Cabra” e “Dom Quixote”. Também é mais um ano de rupturas,com direito a uma mudança no cenário principal (amo o novo Sítio!), e duas importantes substituições no elenco infantil: pela primeira vez, estávamos conhecendo um novo Pedrinho e uma nova Narizinho.

Lara Rodrigues e César Cardadeiro já estavam grandes para os papeis de netos de Dona Benta, e eles se despedem do “Sítio” sem uma história como “A Máscara do Futuro”, e o começo da Temporada 2004 traz dois novos atores pequenininhos para assumir o legado. Caroline Molinari, de 9 anos, assume o papel de Narizinho; João Vítor Silva, que tinha apenas 7 anos na época (!), assume o papel de Pedrinho; os dois são absolutamente fofos em seus papeis! No começo da temporada, ainda precisamos nos habituar, e o roteiro parece jogá-los para segundo plano, como se tentasse não fazer a transição ser muito brusca ou qualquer coisa assim, mas a fofura de ambos acaba nos conquistando e eu acho que, no fim, eles são ótimos Pedrinho e Narizinho! A temporada também ganha Lilian Cordeiro no papel de Iara, agora como uma personagem regular.

A quarta temporada conta com 179 capítulos divididos em 6 histórias, exibidas entre 12 de abril de 2004 e 25 de fevereiro de 2005, e conta com diferentes estilos de história… as duas primeiras parecem apostar em uma abordagem mais moderna, de maneiras distintas. “A Menina da Selva”, com a participação de Bruna Marquezine, traz bastante da Amazônia, o que é bem legal, mas acho que a ideia não é suficiente bem executada e, portanto, não figura entre minhas histórias favoritas do “Sítio”. Logo em seguida, temos “D.A.N.C.E.”, uma história protagonizada por Wanessa Camargo e Supla, e é algo bem atual, trazendo cantores famosos para gravar um videoclipe na região do Arraial dos Tucanos, e eu gosto de ver as crianças fãs de artistas, cantando as músicas, tietando e, é claro, ajudando a salvar os ídolos de megeras malvadas e interesseiras.

Logo em seguida, partimos para a melhor parte da temporada: “A Dama dos Pés de Cabra” é, para mim, uma das melhores histórias (se não a melhor) do Novo Sítio, e isso porque ela tem a capacidade de evocar um tom clássico das aventuras dos personagens, com direito a viagens, a contos antigos e a Emília se metendo para ajudar uma princesa amaldiçoada… além de todo o cenário português que eu acho interessantíssimo. É a minha história favorita na temporada! Ao seu lado, temos “Aladim”, que também tem um quê de “Sítio do Picapau Amarelo” clássico, porque traz à tona personagens de histórias famosas, nesse caso o próprio Aladim e o Gênio da Lâmpada. Por fim, para encerrar o ano de 2004, temos “O Pequeno Samurai”, uma história apresentada em 47 capítulos, cheia de reviravoltas, e aproveitando para apresentar um pouco da cultura japonesa.

A temporada foi bem variada, vários estilos de histórias, e gosto muito disso!

Por fim, depois de uma pausa na qual os episódios da temporada foram reprisados, ganhamos “Dom Quixote”, que foi exibido apenas em janeiro de 2005, encerrando a temporada antes de o programa passar por uma nova reformulação e assumir o formato novela (há quem ame, há quem deteste… eu, particularmente, amo). “Dom Quixote” é uma das histórias mais difíceis de se encontrar, e uma das mais amadas pelo público, porque nos remete aos livros originais e ainda é uma bela homenagem à obra de Miguel de Cervantes, publicada 400 anos antes… além disso, a história é marcada pela troca do ator que fazia o Visconde: Cândido Damm, que estivera no papel do sábio sabugo desde a estreia, é substituído por Aramis Trindade de maneira muito inteligente (a morte do Visconde e o nascimento de um “novo”), e permanece no programa até o fim da temporada, dando vida ao Dom Quixote.

É uma temporada e tanto! Gosto demais!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários