Chilling Adventures of Sabrina 4x05 – Chapter Thirty-Three: Deus Ex Machina

“For the Cosmos to survive, one Sabrina must die”

Talvez contra todas as possibilidades, EU ESTOU AMANDO ESSA TEMPORADA. Eu adorei o episódio passado, com toda a vibe “O Homem do Castelo Alto”, e esse episódio trouxe algumas das minhas cenas favoritas da temporada, como Sabrina e Nick transando ao som de “Total Eclipse of the Heart” (que perfeição!), ou aquela referência a “Sabrina, the Teenage Witch”, com direito a duas participações especiais e tudo. O resultado: “Deus Ex Machina” foi um episódio muito bom, e eu estou animado… quem sabe até começando a ficar triste por me despedir da série em breve. O episódio apresenta consequências para o fato de existirem duas Sabrinas desde o final da temporada passada, possíveis soluções bastante perigosas e, por fim, a aparição de um novo Terror do Sobrenatural, quando já estava parecendo que esse episódio não traria um.

No começo do episódio, Sabrina e Roz estão lidando com as questões da presidência que assumiram recentemente, quando um novo estudante de Baxter High se apresenta: NICHOLAS SCRATCH, o gostoso do Nick! Ele está determinado a reconquistar Sabrina, mas ela o tem evitado desde que ele se declarou para ela e disse que “eles estavam destinados a ficar juntos” ou qualquer coisa assim, então ele resolveu estar por perto… ele resolve adentrar o seu mundo mortal, passar mais tempo com ela, e se agarrar àquele 1% de chance que ele acredita que ainda tem de reconquistá-la… e olha, eu não vou negar que eu torci por ele o tempo todo, mas Sabrina está se esquivando, diz que ela ainda está muito magoada e, por isso, precisa de tempo, tempo que Nick está disposto a esperar… e eles logo vão ter se distrair com alguns acontecimentos estranhos que tomam conta de Greendale.

O episódio também traz cenas de Theo e Robin que me partiram o coração, de verdade… durante a noite, Robin recebe a visita de uma amiga elfo que coloca Theo para dormir: Moth estava ali para avisar Robin sobre algo que os duendes, diferente dos mortais, sentem… aparentemente, algo terrível está para acontecer e, por isso, Moth e os outros duendes estão indo embora, e eles querem que Robin venha com eles. Robin é bem sincero com Theo, conta o que Moth lhe dissera, e a convida para ir embora com ele, porque eles precisam escapar do perigo, mas Theo não pode deixar sua escola, seus amigos, sua família… e ele nunca fugiu de nenhuma briga antes. Por isso, Theo resolve ficar, e Robin diz que ficará com ele. Até que Moth visite Theo para dizer que ele precisa liberar Robin, porque ele está lhe fazendo mal. E Theo obedece.

Porque ama Robin demais.

As coisas estranhas começam a acontecer em Greendale com terremotos e coisas que parecem estar mudando de lugar entre o Reino Mortal e o Reino Infernal – da Terra, uma mesa da livraria e dois adolescentes aparecem no Inferno, por exemplo; do Inferno, estátuas começam a surgir na Terra. E, aparentemente, isso tudo é culpa da existência de duas Sabrinas… por isso, Ambrose diz que as tias precisam saber da verdade, mas antes que Sabrina Spellman possa contar para elas, Sabrina Morningstar, Lucifer e Caliban já chegaram e contaram tudo… enquanto Spellman conversa com a Tia Zelda, então, Nick procura a Sabrina errada, ainda sem saber da existência de duas, para se declarar, e ele estava a coisa mais FOFA desse mundo, dizendo que pode se afastar dela se ela realmente quiser isso, mas que vai esperar se ela disser que tem 1% de chance de perdoá-lo.

Rapidamente, Nick descobre das duas Sabrinas…

O primeiro plano para impedir o Reino Infernal e o Reino Mortal de continuarem se atraindo vem de uma ideia do Nick aperfeiçoada por Sabrina, e eles fazem um feitiço para “reverter a polaridade” e fazer com que, ao invés de se atraírem, os Reinos se repelam, mas embora o plano pareça estar funcionando, a princípio, os Reinos estão conectados demais, como gêmeos siameses e separá-los pode destruir a ambos… eles precisam de uma nova ideia. E é quando começa a chover pérolas (!), e o Reino Celestial resolve interferir… dos céus, desde Metatron, um Anjo de algo escalão que conta qual é a solução para salvar o mundo: “Para que o Cosmos possa sobreviver, uma Sabrina precisa morrer”. Uma das Sabrinas precisa morrer ou então elas precisam aceitar se fundirem novamente em uma só – por mais que essa seja uma operação perigosa e que eles desconheçam o resultado.

Quem elas seriam, depois da fusão? Spellman ou Morningstar? As duas ou nenhuma?

Spellman e Morningstar conversam e decidem optar pela fusão, dizendo que ninguém mais precisa morrer por causa delas, mas elas pedem um último dia como elas mesmas, para aproveitarem como acharem adequado, e Metatron lhes concede apenas seis horas… então, temos uma das melhores sequências do episódio. Sabrina Morningstar, que estava há meses no Inferno, se junta aos seus amigos mortais para cantar “Total Eclipse of the Heart” (E EU AMO ESSA MÚSICA!), enquanto Sabrina Spellman conversa com Nick e, sabendo que pode não existir mais em seis horas, quer lhe dar uma chance porque, apesar de tudo, sente a sua falta… a sequência é perfeita, com uma Sabrina cantando com os amigos, e outra Sabrina se entregando ao amor que sente por Nick… uma cena sensual e romântica, lindíssima ao som da música… PERFEITA.

Minha cena favorita do episódio!

Então, as duas estão prontas para começar a fusão, e Metatron teria levado isso até o fim se Ambrose não tivesse impedido uma segunda tentativa de salvar o mundo. Ele diz que existem mais três novos Reinos em rota de colisão com o deles e que “o Cósmico” é o próximo Terror do Sobrenatural… então, fundir as Sabrinas não é a única solução, além de ser extremamente arriscado. Metatron quer continuar o processo, porque é o que, percentualmente, tem mais chances de dar certo, mas Zelda, Sabrina, Lucifer, Caliban, Nick e Ambrose não vão permitir que Sabrina seja machucada e, por isso, SALVAM A SABRINA DO ANJO. É uma cena incrível que salva as Sabrinas confusas, e então Ambrose explica sobre o Cósmico e sobre como isso tudo foi causada pela duplicidade de Sabrinas e os Reinos estão sendo atraídos por elas… uma forma de solucionar isso seria enviando uma Sabrina ao outro Reino.

O Reino Paralelo.

Então, Sabrina Spellman e Morningstar só precisam decidir qual delas vai ser enviada para o outro Reino, e elas o fazem num jogo de “pedra, papel, tesoura”, o que soluciona todo o problema da duplicidade de Reinos e, por fim, também encerra a história das duas Sabrinas… o mais legal dessa sequência final foi Sabrina Morningstar, antes de passar pelo espelho no qual Ambrose e Nick abriram um portal para o outro universo, perguntando como seria esse outro mundo – Ambrose diz que, se não for uma cópia idêntica do deles, deve ser muito parecido, e então ela atravessa… E VAI PARAR NA SITCOM DA SABRINA DE 1996, BASICAMENTE! A sequência é genial, traz essa Sabrina que conhecemos, no cenário que conhecemos, mas traz de volta Beth Broderick e Caroline Rhea como Zelda e Hilda, respectivamente, e foi emocionante vê-las ali… com direito a uma trilha sonora anos 1990, uma piada da Tia Hilda e umas risadas de fundo.

EU RI MUITO DA BRINCADEIRA. Amei.

 

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.

 

Comentários