[Series Finale] Chilling Adventures of Sabrina 4x08 – Chapter Thirty-Six: At the Mountains of Madness

“Goodbye, Greendale”

A BATALHA FINAL CONTRA O VAZIO E O FINAL DE “CHILLING ADVENTURES OF SABRINA”. Foi um Series Finale intenso e inesperado, com toda a certeza… me acostumei, nessa última temporada, a esperar por um Terror do Sobrenatural por episódio e a sua derrota no fim dos 60 minutos, mas não é exatamente o que acontece em “At the Mountains of Madness” – pelo menos não de maneira tão “simples” como foi das outras vezes. Eu gostei do episódio, e vou sentir falta da série, mas entendo as escolhas criativas… e sei que muita gente não gostou do final, e aqui essas pessoas que criticam precisam ser divididas em dois grupos: um que critica o desenvolvimento e os furos de roteiro, o que é compreensível; e outro que critica o que aconteceu com Sabrina porque não aceitam, e esse segundo grupo não pode ser levado em conta… não é porque você não queria que aquilo acontecesse que automaticamente é ruim.

Mas tem gente que nunca vai entender isso.

A temporada toda falou sobre os Terrores do Sobrenatural e nos preparou para a chegada do maior e mais perigoso de todos eles, O VAZIO. E tudo o que acontece no episódio mostra que as coisas não são assim tão simples e que, por fim, os Terrores eram mesmo um perigo a ser levado a sério. O episódio começa às vésperas do aniversário de 17 anos de Sabrina, quando Sabrina Morningstar atravessa o espelho de volta para essa dimensão, avisando sobre a chegada do Vazio, e morre nos braços de Spellman. É bastante triste acompanhar a morte de uma Sabrina e como isso impacta na outra, mas, ao mesmo tempo, o Vazio está chegando e ela precisa correr para encontrar uma solução para detê-lo, e é assim que ela acaba quase fazendo um pedido ao Diabrete do Perverso, antes de receber a visita do misterioso comerciante que lhe oferece a Caixa de Pandora.

Uma vez, todo o mal do mundo esteve contido ali… talvez ele possa conter o Vazio. Mas, eventualmente, ela também consumirá a própria Sabrina. De todo modo, para salvar o mundo, Sabrina está disposta a fazer o sacrifício, e abre um portal para o Vazio através do espelho mágico, e quando Salem conta para as tias, Ambrose e Nick, já é tarde demais… Sabrina já está dentro do Vazio, conversando com ele e iniciando a sua prisão. E realmente, quando ela abre a Caixa de Pandora, parece que tudo vai ficar bem… as coisas começam a ser sugadas lá para dentro, o próprio Vazio, mas as pessoas que a amam não vão permitir que ela se sacrifique e, por isso, realizam um ritual para puxar a alma de Sabrina Spellman de volta para esse mundo e para dentro do corpo de Sabrina Morningstar. E eles o fazem… mas, ao salvá-la, eles estragam todo o plano.

Sabrina não teve tempo de conter todo o Vazio, e a Caixa de Pandora se fecha quando seu corpo cai. Ela acorda brava, dizendo que precisa voltar ou tudo terá sido em vão, mas todos tentam convencê-la de que foi o suficiente e de que o Vazio foi contido, afinal… naturalmente, como ainda não tinha se passado nem metade do episódio, sabíamos que isso não era verdade. Quando Sabrina acorda no seu aniversário de 17 anos, no Halloween, ela começa a perceber que as coisas estão desaparecendo. Coisas pequenas como o despertador ou a pilha de panquecas que a Tia Hilda está preparando para ela… depois, os doces para as crianças fantasiadas que passam pedindo doces e, por fim, o bolo de aniversário propriamente dito. Alguma coisa está errada e o Vazio continua agindo e “sugando” coisas para dentro de si, de algum modo.

O que acaba se mostrando útil quando Lúcifer e Caliban reúnem um exército para vir atrás de Spellman e pedir o corpo de Sabrina Morningstar de volta, para que eles possam dar a ela o funeral que ela merece… e Sabrina está prestes a renunciar seus poderes e se entregar, para não causar mais problemas, quando todo mundo que se aproxima dela acaba desaparecendo… todos os mineiros possuídos, dentre eles o Sr. Kinkle, pai de Harvey. E quanto mais Sabrina se agita, mais as coisas ao seu redor desaparecem, o que quer dizer que parte do Vazio está dentro dela, assim como o Estranho esteve dentro do seu corpo há alguns episódios… por isso, para evitar que ela faça mal a mais alguém, Sabrina resolve se exilar, e acaba nas Montanhas da Loucura, onde ela é encontrada pelo Padre Blackwood, que oferece “ajuda”, e ela, burra, acaba aceitando.

Essa é a parte do episódio de que eu não gostei.

Acho que o Blackwood é um personagem quem já CANSOU há muito tempo.

As bruxas do Coven têm duas missões: encontrar a Sabrina que se exilou e carrega parte do Vazio dentro de si, e recuperar o corpo da outra Sabrina no espaço, junto com a Caixa de Pandora. Para a primeira missão, um grupo de quatro viajantes (Prudence, Agatha, Ambrose e Roz), guiados por Salem, o familiar de Sabrina; para a segunda missão, Nick vai ao espaço com uma máscara de oxigênio feita com o corpo do Estranho. Prudence, Roz e Agatha, as novas Weird Sisters, conseguem entender todo o plano traiçoeiro do Blackwood que envolve sacrificar Sabrina e tomar o Vazio para si, além de invocá-lo completo, mas quando elas tentam levar Sabrina com elas à força, ela acaba fazendo Roz e Prudence desaparecer… então, ela conversa com Ambrose por telepatia, dizendo quando eles podem voltar para resgatá-la – e será em cima da hora.

Realmente acho que essa parte do episódio ficou cansativa e estranha. Talvez por ter muito do Blackwood, talvez porque foi um pouco corrido, talvez porque não explicaram direito para o público como ia funcionar o sacrifício e o plano de Sabrina, faltava alguma coisa – e esses são motivos sensatos para criticar o episódio, mas o faço com cautela. Há muito tempo que “Chilling Adventures of Sabrina” não é um primor em questão de escrita, mas, como eu sempre digo, a série diverte e chega a lugares… esse episódio cumpre aquilo a que se propôs, apesar de algumas perguntas, por exemplo, e o resultado final é bem bacana. A temporada foi sobre as bruxas enfrentando os Terrores do Sobrenatural para tentar impedir a chegada do Vazio, e agora é o momento em que o Vazio está aqui e elas precisam lidar com isso… e o fazem, mesmo que custe um sacrifício.

Sabrina pretende continuar com a ideia do seu sacrifício, dizendo que, enquanto o Vazio sai de dentro dela e ela lentamente morre, ela pode continuar o contendo, por tempo o suficiente para que Harvey e Ambrose entrem para resgatar as pessoas que foram consumidas, e Nick entra para abrir a Caixa de Pandora, sugar o Vazio e sair antes que ele mesmo seja sugado (tá, essa não era uma opção antes, tipo lá no início do episódio, quando ela abriu a Caixa de Pandora?). Então, eles começam o ritual que conta com a Sabrina fraca sobre um altar, as tias e Agatha fazendo uma oração à Hécate pedindo que ela proteja Sabrina, mas o anjo da morte já está esperando por ela. Com a Sabrina cada vez mais fraca, o portal se abre e as pessoas entram com suas missões, e toda a sequência é triste e desesperadora… podemos ver Sabrina morrendo, Hilda chorando, e o episódio traz uma série de cenas de Sabrina com as tias ao longo dos anos…

É muito triste.

Percebendo que não há o que fazer e que ela vai mesmo morrer, Sabrina se despede de cada uma das pessoas que estão ali, os nomeando, chorando e pensando em momentos que passou ao lado de cada um deles, e toda a edição é bastante emocionante…

 

“Goodbye, Aunt Z. Goodbye, Aunt Hilda. Goodbye, Harvey. And Roz, and Theo and Robin. And Ambrose. And Prudence, and Agatha, and Baxter High and the coven. And Greendale. And Salem… and Nick. Goodbye, Nick. Goodbye, Nicholas”

 

Depois que Sabrina termina suas despedidas, Harvey e Ambrose saem com as pessoas que foram consumidas pelo Vazio, Nick abre a Caixa de Pandora, e quando tudo está finalizado e Nick está triunfante, já é tarde demais… Sabrina Spellman está morta. Eu confesso que fiquei arrasado e surpreso, com o coração apertado. Até quase o último momento eu esperei que não fosse verdade, que algo acontecesse, mas Sabrina estava realmente morta. E aqui preciso abrir parênteses para criticar umas opiniões que li na internet, porque não posso evitar: eu fiquei arrasado com a morte de Sabrina e não queria que ela morresse, mas não é por isso que eu vou criticar o episódio e o final, dizendo que foi ruim, só porque a Sabrina morreu. Cansei de ler “A Sabrina morreu, foi uma bosta”. Não foi ruim porque a Sabrina morreu. Foi triste, foi f*da. Mas não ruim. Vi gente que disse que “não gostou desse episódio ser o último”, dizendo que seria bom se fosse outro… ou seja, a crítica não é ao roteiro em si, é ao fato de a série terminar com a Sabrina morrendo. Tem gente que confunde, achando que aquilo que o deixa triste, que não parece justo ou que não queria que acontecesse em um filme ou série torna esse filme ou série “ruim”. E não é assim. Eles estavam enfrentando Terrores do Sobrenatural, supostamente coisas que podiam acabar com o mundo, e a morte de Sabrina é o que torna tudo mais real, é o que mostra que o perigo existia de fato. Não tem como você colocar algo grandioso como os Terrores do Sobrenatural e querer que todo mundo saia ileso, sem consequências graves.

A morte de Sabrina é a consequência grave que mostra que o perigo era real.

[Tipo as pessoas criticando o final de “Supernatural” porque o Dean morreu, só porque não queriam que ele morresse, quando na verdade o final da série foi perfeito. “Dean morreu = final ruim”. Por favor, né? Mas sim, o fim de “Chilling Adventures of Sabrina” não é tão impecável quanto o fim de “Supernatural”]

O final do episódio é melancólico, triste, sofrido… e, de algum modo, acho que cabível a tudo o que “Chilling Adventures of Sabrina” construiu – eu não acho que combinaria com a série um final todo colorido e feliz. Infelizmente, acompanhamos as lágrimas em torno do corpo de Sabrina depois de seu sacrifício para deter o Vazio e salvar o mundo, e depois o funeral conduzido por Zelda, com dois túmulos, um para a Sabrina Spellman e outra para a Morningstar. Foi muito triste ver os dois túmulos ali, ver todo mundo de preto, chorando, ver a maneira como a Zelda está destruída, como a Hilda diz que vai com o Dr. Cee voltar a morar com ela… fiquei muito triste e com muita pena de todas essas pessoas que ficaram para trás e que sofrerão. No fim do episódio, reencontramos Sabrina no pós-vida, e ela não estará sozinha, porque Nick aparece para ficar com ela (ok, aqui eu entendo as críticas à romantização do suicídio, realmente podia ter sido diferente, porque eu entendo a série querer mostrar o reencontro de Brina e Nick, enfatizar o amor deles, mas não precisava ter sido assim, né?)

Um final com gosto amargo e triste… mas um bom final para “Chilling Adventures of Sabrina”.

Sentirei saudade.

 

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.

 

Comentários