[Season Finale] Alice in Borderland 1x08

Depois da Praia…

QUE BOM QUE FOI RENOVADA PARA A SEGUNDA TEMPORADA! Eu adorei a conclusão da primeira temporada de “Alice in Borderland”, e estou ansioso para ver o que os jogos das “cartas de figura” nos reservam – o episódio tem duas partes bem diferentes entre si; primeiro, acompanhamos a conclusão do jogo do 10 de Copas, com Arisu e Ann conseguindo desvendar o mistério, desmascarar a bruxa e zerar o jogo, não sem antes a Praia chegar ao fim com isso tudo, felizmente; depois, acompanhamos algumas buscas mais diretas por respostas, que acabam nos levando a ainda mais perguntas, mas eu gostei de começar a entender o funcionamento do jogo, embora ainda exista muita coisa que não saibamos. O time que se formou para a segunda temporada é interessante, mas não sei se posso me apegar a eles… quando comecei a série, não achei que Karube e Chota morreriam, por exemplo.

O episódio começa mostrando umas gravações feitas há algum tempo por Asahi e Momoka, antes de elas se juntarem à Praia, logo que elas vieram parar nesse universo da “Tóquio vazia”. As gravações já dão a entender que elas trabalham para algum lugar que deve estar por trás dos jogos que estamos assistindo, mas isso fica para a segunda parte do episódio… primeiro, eles precisam zerar o 10 DE COPAS. A 15 minutos do fim da partida, Arisu chega para revelar a que conclusão chegou – porque, aparentemente, só ele consegue chegar a respostas ali! Primeiro, ele pede a ajuda de Aguni para encontrarem a bruxa, e como o líder da milícia o ataca, eles chegam à conclusão de que ele atacaria a única pessoa que tem um álibi naquele hotel apenas se ele mesmo fosse a bruxa… portanto, todos parecem imediatamente se voltar contra Aguni, com certa hesitação.

Mas ele não é a bruxa – não foi ele que matou Momoka. Foi ele que matou muita gente depois, mas não foi ele quem matou Momoka. Em flashbacks, entendemos um pouco mais da sua relação com o Chapeleiro, e os motivos pelos quais ele o matou, que não são exatamente o que a gente esperava, no fim. De qualquer maneira, fico muito contente por nunca ter comprado a ideia da Praia e sempre ter achado que Takeru, o Chapeleiro, era um aproveitador maluco. As tensões crescem enquanto todos na Praia parecem ter apenas uma pergunta em mente: quem é a bruxa? Arisu fala sobre as características do Mestre do Jogo, fala sobre como esse é um jogo de Copas e, portanto, envolve mentiras e traições, porque “é um jogo que se joga com o coração alheio”. Assim como foi na sua partida de 7 de Copas, o jogo também os está enganando… e tinha como zerá-lo sem que ninguém precisasse morrer.

“Tem uma candidata à bruxa que torna isso possível… se a bruxa for a própria Momoka”

A ideia é sensacional, e eu gostei bastante da conclusão do “mistério”, e Ann aparece algum tempo depois de ter conseguido ver as impressões digitais na faca, concluindo, pela posição em que a faca precisa ter sido segurada, que foi a própria Momoka que se matou mesmo… Aguni, por sua vez, quer que todos morram, porque ele os considera culpados por terem deixado Takeru, seu melhor amigo, louco, e então ele incita uma nova confusão, que acaba com a Asahi ganhando tempo ao ir para o centro do salão e anunciar que ela é a “dealer” do jogo… então, um laser do céu como aqueles que caem quando alguém tenta escapar ou quando o visto expira cai e a mata… é uma pequena informação com a qual não podem ligar agora, porque Niragi aparece colocando fogo no prédio, atirando em todo mundo, e eles têm 3 minutos para levar o corpo de Momoka à fogueira.

Assim, eles zeram o jogo. E, com o fogo, a Praia chega ao fim.

Agora, eles se separam… Chishiya tem todas as cartas fora as de figura, e Kuina está com ele novamente. Arisu e Usagi também partem juntos do que fora a Praia, e são eles que encontram o vídeo que Asahi gravou e deixou para trás quando se revelou dealer do jogo e acabou morrendo… aqui, com Arisu e Usagi, então, podemos ver o vídeo completo pela primeira vez, podemos ver que Asahi e Momoka estavam trabalhando para quem quer que estivesse por trás desses jogos, facilitando jogos, dando dicas, incitando mortes… elas estavam ajudando a organizar isso tudo, tornar essa brutalidade possível. Fiquei tenso o tempo todo do vídeo, esperando que alguma coisa acontecesse com Arisu e Usagi, porque sentia que o Mestre do Jogo podia matá-los simplesmente por eles estarem tomando conhecimento disso tudo… como mataram Asahi.

Também vemos os “bastidores” dos jogos. Um monte de pessoas em uma sala cheia de telas, controlando jogos por toda a Tóquio, assistindo, rindo, se divertindo, como se fosse um reality show brutal e violento… é perverso, é cruel, e nos perguntamos se essas são as pessoas responsáveis por toda essa loucura, afinal. Mas não. Arisu e Usagi acabam chegando a essa sala, seguindo os passos de Asahi e Momoka, mas, quando chegam lá, o lugar está abandonado há não sei quanto tempo, tudo está apagado e todas as pessoas que ocupavam aquelas cadeiras estão mortas… ainda que eles estivessem criando e manipulando os jogos como Arisu e os demais os conhecem, ainda existe alguém acima deles – quem, afinal? Arisu e Usagi se juntam, então, a Chishiya e Kuina, que também já chegaram àquele lugar por seus próprios meios e se perguntam o que vem adiante…

A saída ou a próxima fase?

Eles queriam poder sair, voltar ao “mundo normal”, e por um momento eu achei que eles seriam obrigados a tomar o lugar daquelas pessoas que morreram naquela sala – que eles seriam recrutados como os novos planejadores de jogos, o que seria uma virada interessante do roteiro… mas não. Uma mulher aparece nas telas falando com os quatro jogadores que chegaram até ali, e o seu discurso se prolonga, estendendo a tensão e o suspense, enquanto nos perguntamos o que está por acontecer, e ela diz que tem um “presente” para eles, já que eles chegaram até ali… o presente é que eles jogarão juntos pelas cartas de figuras, e então as ruas de Tóquio são cobertas de dirigíveis que trazem todas as 12 cartas restantes, enquanto se anuncia A PRÓXIMA FASE. Ainda não posso nem imaginar que tipo de jogo nos espera na segunda temporada.

Mas estarei aqui! Mal posso esperar!

 

Para mais postagens de Alice in Borderland, clique aqui.

 

Comentários

  1. muito bom eu to muito viciada nessa serie meu personagem favorito é o niragi e o chishiya estou anciosa pra proxima temporada de carta figura tomare q chega logooo

    ResponderExcluir
  2. Faltou só comentar q a mulher q aparece no vídeo como a possível mestra do jogo fazia parte da diretoria do Chapeleiro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário