Sítio do Picapau Amarelo (2006) – Partida a Luterra adiada!

Entre o amor e a promessa.

Nada está ajudando Thirza a voltar a Luterra e cumprir sua promessa – talvez, no fundo, seja um sinal do universo para que ela não vá embora, já que está muito mais feliz no Sítio, com pessoas que se importam com ela, e ela ainda descobriu o amor… com um homem muito bonito, educado e apaixonado, diga-se de passagem. Mas Thirza está fazendo de tudo para negar esse romance com Chico Maciel, e mesmo que Dona Benta lhe diga que “o primeiro amor é um sentimento muito forte para desaparecer só porque ela decide”, é o que Thirza está tentando fazer: pensando em sua promessa, feita no seu nascimento, Thirza está determinada a se afastar de Chico, enquanto encontra uma maneira de voltar para o Reino Encantado e casar-se com o Príncipe Theo, como ficou decidido há tantos anos… e que, até então, ela não tivera razão para questionar.

Depois de retornar da história do Aladim e de uma viagem com pó de pirlimpimpim que exigiu que ela deixasse sua medalha para trás, Thirza precisa procurar Chico para pegá-la de volta, e quando ela chega à clínica no Arraial dos Tucanos para falar com ele, ela o encontra abraçado a Clarice, que está toda empolgada contando para ele que vai continuar na cidade e trabalhando no jornal. É uma sequência interessante, bem no estilo “Malhação”: o fato de a Thirza ficar morrendo de ciúmes de um abraço de Chico com Clarice é bastante adolescente, mas, pensando bem, Thirza é muito jovem e ingênua mesmo, então faz sentido! Ela nunca esteve em uma situação na qual sentisse o que sente por Chico Maciel antes, e é como ela mesma já dissera para a Dona Benta: parece que, ali, os sentimentos são muito mais fortes do que no Reino Encantado.

Seca, Thirza diz ao Chico que está ali por sua medalha, e ele fica visivelmente triste ao perceber que esse é o único motivo pelo qual ela veio, e ele é todo dramático, romântico e fofo, dizendo que guardou a medalha ali no peito, bem perto do seu coração, porque estava triste por ela ter ido embora, e então Thirza não aguenta e provoca, dizendo que “ele achou logo alguém para consolá-lo”, o que é a pior coisa que ela poderia ter dito se não quisesse mostrar claramente que se importava“Vocês estavam abraçados, Chico, eu vi!” A verdade é que o abraço de Chico e Clarice não significa nada, mas Thirza está incomodada e não pode evitar, e o Chico chega até a ficar feliz, porque é fácil perceber que a princesinha está com ciúmes e, se ela está com ciúmes, isso quer dizer que ela gosta dele… Thirza recupera a sua medalha, mas chega no Sítio arrasada, chorando e abraçando a Dona Benta.

Mais tarde, Dona Benta organiza uma espécie de despedida para Thirza, que é um momento não apenas triste, mas com um climão estranho também… Thirza e Chico estão desconfortáveis, todo mundo ao redor deles está triste porque não quer que Thirza vá embora, e Emília é quem enuncia isso, dizendo que Thirza está fazendo uma burrada, “porque está na cara que ela ama o Chico e que ele também a ama, e só assim eles podiam ser felizes para sempre”. Dona Benta e os demais chamam a atenção da bonequinha, mas o que ela disse é verdade, e embora a Thirza diga que não é, Chico é corajoso e fala abertamente sobre seus sentimentos, porque não é a primeira vez que o faz, e é delicioso ouvi-lo dizer que, de sua parte, a Emília está certa: ELE ESTÁ MESMO APAIXONADO POR ELA. É tão bom ouvi-lo dizer isso em voz alta e na frente de todo mundo.

Chico diz que sabe que ela fez uma promessa, mas também sabe que não pode mandar no coração, e ele está apaixonado… Emília acha incrível, Narizinho tenta intervir dizendo que se a Thirza também estiver apaixonada talvez ela não deva ir embora, mas o Fígaro interfere, dizendo que a princesa precisa cumprir com seu compromisso, e logo aquilo tudo vira uma confusão imensa, com todo mundo querendo dar piteco. De todo modo, a briga de “ir ou não ir” acaba nem sendo importante, já que a partida a Luterra precisa ser adiada… está tudo certo para que o cocheiro real leve Thirza de volta para o Reino Encantado quando Matilda e Mirthes chegam para impedir, com pó de vira pedra que roubaram da Cuca, e, numa confusão, elas acabam transformando os cavalos reais em pedra… agora, estão todos presos no Mundo Real por mais um tempo.

Emília faz questão de contar ao Chico que Thirza não foi embora, mas, agora, ele está triste e conformado: ele tem que esquecer que a princesa existe, porque ela deixou claro que não tem espaço para ele na vida dela.

Pobre Chico… eu cuidaria daquele coração partido com muito prazer.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Eu não dava nada pra essa temporada, por causa de todas as reformulações, mas decidi dá uma chance e tô gostando muito, tô no capítulo 50 e trama continua me atraindo, queria que eles continuassem no formato novela, super funciona aqui. É claro que tem as burrices do personagens que me estressa de um jeito hilário, mas entendo que a trama precisa enrolar um pouquinho senão acaba logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto que eventualmente a temporada se perde um pouquinho lá na reta final, mas ainda assim é uma temporada que eu gosto BASTANTE. Gosto do tema, gosto do visual, do formato novela e Chico e Thirza é um romance gostoso de se acompanhar (bem como os arcos curtos introduzidos, como do Visconde virando Dom Quixote e outras histórias assim).

      Excluir

Postar um comentário