Smash 2x11 – The Dress Rehearsal

Um olhar para o futuro!

Um dos meus episódios favoritos na história de “Smash” – certamente o meu favorito na segunda temporada, mesmo que não traga músicas inteiras de “Hit List”, como “Rewrite This Story” ou “I Heard Your Voice in a Dream”, duas das minhas músicas favoritas e que já foram previamente apresentadas na íntegra, e apenas um trecho pequenino de “Let Me Be Your Star”, minha música favorita de “Bombshell”, por exemplo. Mas “The Dress Rehearsal” é um FENÔMENO por conseguir trazer de volta o espírito da primeira temporada de “Smash”, com todo aquele nervosismo antes da apresentação do musical, todos os problemas de bastidores, e, dessa vez, equilibrando muito bem uma pré-estreia de “Bombshell” e uma apresentação importante de “Hit List”.

Inclusive, esse é UM GRANDE MOMENTO para “Hit List”.

“Bombshell” está a apenas uma semana de estrear na Broadway, finalmente. O que não quer dizer que tudo esteja pronto e funcionando perfeitamente. O primeiro problema acontece quando as portas não se abrem no início de “Let Me Be Your Star” e, no fim da apresentação do primeiro ato, o musical já acumula pelo menos 14 erros, sem contar aquele momento que pega todo mundo desprevenido, que é quando, durante a cena de Marilyn com JFK, toda a roupa de Ivy cai, ao invés de apenas o vestido a deixando de camisola, o que é se torna rapidamente uma das coisas mais comentadas na internet… além disso, o início do segundo ato está com um problema sério desde que Tom adicionam “Public Relations”, porque isso está atrasando o fim do intervalo.

Demais.

Então, Tom precisa colocar tudo para funcionar. Talvez o mais sensato fosse seguir a orientação de Eileen e cancelar a apresentação do dia seguinte, mas Tom acredita que isso é praticamente um atestado de que o show é um fracasso, e ele não pode permitir que isso aconteça… então, ele promete que vai dar um jeito em tudo – e faz o que pode. Ele resolve o lance do intervalo longo muito bem com a ajuda de Julia e “Dig Deep”, uma cena que começa da plateia e acontece na frente do palco (entendo algumas estratégias de outros musicais, agora, como “(You’re) Timeless to Me”, em “Hairspray”), e a decisão de tirar ou não a roupa, já que fez muito sucesso, cabe a Ivy, suspense que ela mantém até o final… e surpreende a todos, mudando a cena da nudez.

Mas apostando nela!

“Hit List”, por sua vez, está passando por uma série de transformações, desde que o papel da Diva precisou ser aumentado e foi transformado em uma espécie de vilã… agora, seguindo um conselho de Julia (!), Derek pede que os atores apresentem o musical na íntegra, para ele ter uma visão completa e, quem sabe, ter alguma ideia, e pode parecer uma birrinha infantil o que ele está fazendo (porque ele está agindo feito um tremendo babaca desde que descobrira que Karen e Jimmy estão juntos), mas acho que, artisticamente, ele tem razão – é como Julia dissera: quando o Michael saiu de “Bombshell”, ela pôde ver o musical de verdade, sem nenhuma “distração”. É exatamente o que Derek precisava: começar a ver “Hit List” sem toda a distração de Karen.

E ele vê… a mudança de “Hit List” é algo que incomoda Jimmy e Karen profundamente: Karen é a estrela de “Hit List” e quer continuar sendo; Jimmy quer que Amanda, a personagem de Karen, seja a primeira coisa que o público vai ver quando for ver o musical… mas Derek adiciona uma cena curta da Diva sozinha no palco, cantando “Broadway, Here I Come!” a capella, caminhando em direção a Amanda/Nina e atirando nela – mas ninguém vai saber em quem ela atirou, e a história vai ser uma espécie de flashback, na qual todos se perguntam quem foi a vítima da Diva… e é uma ideia interessantíssima que recria “Hit List” mais uma vez, e quando isso vira uma tremenda de uma discussão entre todos os envolvidos, Scott dá a decisão a Kyle e pergunta o que ele acha.

E ele diz que Derek tem razão.

Assim, “Hit List” faz sua primeira apresentação completa ao público (especificamente ao Richard Francis, o importante repórter do The New York Times que já está se apaixonando pelo musical) com o novo início… E ACABA SENDO UM VERDADEIRO SUCESSO. Acho que Karen e Jimmy tinham mesmo que descer do seu pedestal – apesar de eles serem incríveis e os protagonistas de “Hit List”, nem tudo é sobre eles. Kyle fez muito bem tomando a decisão certa quando lhe foi dada voz, e Ana também entregou tudo como a Diva, especialmente depois daquele comentário profundamente infeliz de Karen sobre como “Derek só estava dando aquela música para ela porque estava bravo com ela e com Jimmy”. Sério: a Karen precisava mesmo ter dito aquilo antes da apresentação?

Ana está certíssima em arrebentar e não se sentir culpada!

Com o novo início e com o papel da Diva aumentado, “Hit List” talvez deixe de ser algo muito “Romeu e Julieta” para ser algo realmente novo, realmente marcante… é o que Derek espera, e é o que Richard enxerga, a julgar pela INCRÍVEL matéria que ele escreve sobre as duas apresentações daquela noite: “Bombshell” e “Hit List”. Para o desespero da equipe criativa de “Bombshell”, o musical da Marilyn Monroe é tratado como bom, mas “focado demais no passado”, enquanto “Hit List” é o evento da temporada, algo fresco e intrigante que também fala sobre reinvenção e que tem muito a ver com “uma Marilyn dos tempos atuais”, com um olhar para o futuro. É uma crítica interessante, com um tom apimentado de fofoca no fim, quando cita Julia, que deve dar o que falar.

Mas “Hit List” estreou. E FOI UM SUCESSO.

Agora, tem tudo para virar um fenômeno.

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários