Smash 2x09 – The Parents

“Will you reach me reaching out for you?”

Pode ser uma grande jogada de marketing… mas ter Leigh Conroy interpretando Gladys, a mãe de Marilyn Monroe, ao lado de Ivy pode não ser a melhor escolha para “Bombshell”, no fim das contas – não com todos os problemas que Ivy teve com a mãe durante toda a sua vida! Eileen, no entanto, está determinada a conseguir colocar “Bombshell” na capa do The New York Times, e uma história de “mãe e filha salvando um espetáculo” pode ser justamente o que ela precisa, e Tom deu sinal verde para o plano, sabendo o quanto isso seria difícil para Ivy, mas agora ele está em uma fase “diretor que faz o que é melhor para o musical, independentemente do que as pessoas vão pensar dele”, então ele precisava fazer isso. Eles só precisam encontrar como contar isso a Ivy.

Sinceramente? Eu fico com pena da Ivy. Ela é colocada em uma posição extremamente complicada e particularmente revoltante porque todo mundo para na frente dela para dizer que só vão manter Leigh como Gladys se “estiver tudo bem para ela”, mas Tom e Eileen já parecem ter decidido, sua mãe já foi chamada e está ali para o ensaio – como ela ia dizer que não? Não quer dizer que a sua expressão não diga o contrário, mas ela acaba aceitando, e o resultado não é exatamente o grande estouro que se estava esperando… não a princípio, pelo menos. Isso porque Ivy e Leigh sabem de todos os problemas que enfrentaram como mãe e filha, e estão “jogando tão na defensiva” que elas estão interpretando uma cena de briga de Marilyn e Gladys com um cuidado excessivo

A ponto de não passar a emoção necessária.

Tom tenta, então, uma estratégica diferente, como diretor, para conseguir das atrizes o que ele precisa – mas acaba sendo um desastre ainda maior quando Ivy e Leigh começam a compartilhar histórias reais do passado que trazem à tona sentimentos que seriam cabíveis a Marilyn e Gladys na cena, mas em uma intensidade que não dá para controlar e, no fim, o ensaio nem acontece, porque Ivy diz umas verdades duras que precisavam ser ditas. Eventualmente, no entanto, elas arrasam em uma interpretação lindíssima e emocionante de “Hang the Moon” que arranca lágrimas de todos na sala de ensaios, mas Ivy deixa bem claro para Tom que está fazendo o que é melhor para “Bombshell”, mas isso não quer dizer que não seja uma grande tortura para ela… e, de agora em diante, eles não são mais amigos.

“Hit List”, por sua vez, está tendo uma grande chance em um evento beneficente que angaria fundos para o teatro no qual vão se apresentar – e a apresentação conta com o já planejado “Broadway, Here I Come!” da personagem de Amanda, interpretada por Karen, e embora eu adore a Karen cantando, o fato de “Broadway, Here I Come!” nos ter sido apresentada na voz de Jeremy Jordan não é justo com ela… e parece que soa melhor na voz dele. Além disso, Scott pensa em uma segunda apresentação para complementar a música de Karen, agora que eles já escalaram sua Diva, finalmente: eles podem mostrar o grande número de Ana no primeiro ato de “Hit List” – e ela arrasa com a lindíssima “Reach for Me”, que deixa todo mundo de queixo caído.

Até o colunista do The New York Times!

AFINAL DE CONTAS, QUE PERFORMANCE FENOMENAL!

E esse é um ponto de virada importante para “Hit List” – e, quem sabe, para a própria amizade de Karen e Ana. Não é difícil notar que Karen se sentiu um pouco inquieta enquanto Ana encantava a todos com “Reach for Me”, mas ela nem imagina o que está por vir… ela não está presente quando Richard, o repórter, fala com Derek, Jimmy e os demais, fascinado com o número da “Diva”, e Kyle comenta algo a respeito de como “ela está por toda parte no segundo ato”. A verdade, no entanto, é que Diva tinha esse único número no musical, porque ela é meio que um símbolo de quem Amanda quer ser como cantora, antes de virar “Nina”. Agora, no entanto, parece que eles terão que crescer a personagem de Diva, já que chamou tanto atenção assim.

Isso pode revirar a história de “Hit List” por completo.

E vai.

Para isso, Scott resolve pedir a ajuda de ninguém menos que Julia – afinal de contas, independente do que tenha acontecido entre eles há 15 anos, Julia está tentando recompensá-lo, e talvez essa seja a oportunidade… e ela estava lá no evento beneficente e pôde ver o que está nascendo, e também ficou encantada! Então, precisando que uma personagem secundária se torne a segunda personagem mais importante de “Hit List”, ele pergunta a Julia se ela tem alguma ideia (Julia responde que teria que transformar Diva em vilã ou em modelo/exemplo), e entrega o roteiro de “Hit List”, que ainda precisa de alguns ajustes, para que ela dê uma olhada… ironicamente, então, depois do conturbado início de temporada com Peter, Julia agora aceita um trabalho de dramaturga.

O mundo dá voltas, não?

Além disso, bem quando as coisas estão começando a dar certo para Jimmy (embora ele tenha tido dificuldade para reconhecer, Derek está fazendo com que o seu trabalho seja visto e, eventualmente, reconhecido, e ele até conseguiu arrumar as coisas com Karen recentemente!), um fantasma do passado reaparece – o homem em cuja casa ele precisou entrar para pegar o notebook com as anotações de “Hit List” que tinham ficado para trás, e para quem ele está devendo dinheiro por causa de uma história do passado… acuado, chegando atrasado em ensaios e desesperado para conseguir o dinheiro que deve, Jimmy está numa situação difícil, “agindo estranho”, e tenta roubar uma pulseira valiosa de um casaco durante o evento beneficente.

E é flagrado por Derek.

Surpreendentemente, no entanto, Derek acaba ouvindo o que Jimmy tem a dizer e é bem legal com ele se mostrando disposto a ajudar! Pela primeira vez, Jimmy fala sobre o problema: conta que o cara de quem comprava drogas e para quem trabalhou repassando droga está atrás dele, porque faz um ano que ele “saiu dessa vida”, e precisava de dinheiro para “recomeçar”, e pegou dele… Derek é bem compreensivo, provavelmente porque meio que se reconhece no garoto, como já ficou claro em outros momentos, e resolve ajudar porque também já se meteu em problemas – mas simplesmente dar o dinheiro a Jimmy não deve resolver todo o dinheiro, porque Jimmy acaba saindo da casa do homem com um novo saquinho de droga e uma possível recaída.

Além disso, Derek eventualmente descobre que Jimmy e Karen estão juntos.

E não sei como ele vai reagir a isso.

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários