Malhação 2008 – O “namoro” de Guga e Débora

“Não tem explicação, não faz sentido, gente!”

A ANGELINA NÃO MERECIA TANTO SOFRIMENTO – não importa o motivo para tudo isso. No último texto, eu fiz minhas críticas à condução do roteiro de “Malhação 2008” durante essa fase da temporada, porque acho que as coisas foram bem forçadas e deliberadamente ignoraram coisas óbvias só para colocar a trama onde eles queriam. De qualquer maneira, o Guga resolve ceder a uma chantagem do Félix e começa a namorar a Débora (!), em troca de ele pagar a cirurgia da Angelina… dias depois, a cirurgia é um sucesso, Angelina já está acordada em um quarto, e os amigos finalmente podem ir visitá-la, e estão todos tensos, porque ela ainda não sabe de Guga e Débora… Guga também se prepara para ir ao hospital, porque quer contar isso para ela pessoalmente, antes de ela descobrir de alguma outra maneira, mas de qualquer modo será um baque.

Não tem como a Angelina não se sentir traída

O pior é que a Angelina está justamente se perguntando por que o Guga não veio visitá-la, e ela está tão feliz, tão sorridente por ter se salvado disso – eu realmente não estava preparado para ver esse coração ser partido. Quando os amigos entram no quarto para vê-la, e o Guga entra também, temos um curto diálogo que caminha mais ou menos assim: “Oi, Guga. Eu tava com tanta saudade de você” “Eu também. Muita” “Por que você não veio me ver antes?” – e não tinha como isso ser natural ou suave, não tinha como a Angelina entender nada disso, mas também não precisava ter sido tão ruim quanto o Pedro garantiu que fosse! Em resposta à pergunta de Angelina, o Pedro se intromete, morrendo de ciúmes, e diz algo como “Ele devia estar ocupado dando uns pegas na Débora”. SÉRIO, O PEDRO NÃO TINHA NADA QUE TER DITO ISSO.

Fiquei tão bravo!

Para piorar toda a situação, a Débora chega abraçando o Gustavo, confirmando a “notícia” de que eles estão juntos, e tudo o que o Guga pode dizer é: “Angelina, o importante é que você tá melhor. Eu faria qualquer coisa pra você ficar bem. Qualquer coisa”. O MUNDO DA ANGELINA DESABA DEPOIS DISSO – e não tinha como ser diferente. Nesse caso, não é drama de adolescente nem nada… é realidade, porque até eu, que sei da história completa, me sinto traído, consigo sentir toda a dor da Angelina. A garota estava à beira da morte e, antes do acidente, namorava o Gustavo, e então ela acorda e descobre que o seu ex-namorado não apenas está com outra garota, mas justamente com aquela que sempre infernizou a sua vida… não faz o menor sentido, e é isso que torna tudo tão mais doloroso. Aquilo tudo foi uma crueldade sem tamanho.

Angelina, em todo o seu direito, porque o que o Guga aparentemente fez com ela (o que fez, na verdade, independente dos bons motivos por trás) foi uma falta de respeito, expulsa todo mundo… ela não quer ninguém ali. Chiara e Domingas, no entanto, acabam ficando, e o desespero de Angelina só cresce – tudo é desconcertante, ela repete que isso não faz sentido nenhum (“Não tem explicação, não faz sentido, gente!”), e o pior é que Chiara e Domingas ainda tentam justificar o Guga (?) dizendo que a Débora foi muito legal com ela, que ela a salvou, que ela se voluntariou para doar sangue e que foi ela que pediu ao pai que ele pagasse por toda a conta… Angelina sente que foi traída pelo Gustavo justamente quando mais precisava dele, e eu entendo o quanto ela está machucada… o que mais dói é o fato de tudo parecer aleatório, rápido…

Simplesmente, não faz sentido.

Quando o pessoal retorna para uma segunda visita (e a Débora está lá, porque adora ver a Angelina sofrer), Angelina se lembra do que aconteceu, se lembra que a Débora não a ajudou e a deixou cair, e nada disso teria acontecido se ela tivesse estendido a mão: “Você sabia que eu ia cair. Eu te pedi ajuda e você não teve a decência de me estender a mão!” A situação só piora, porque a Débora nega essa história, claro, embora seja verdade, e o pessoal parece querer “justificar” a Angelina da maneira mais errada possível, dizendo que “eles também inventariam algo assim no seu lugar”, MAS A ANGELINA NÃO INVENTOU NADA. Perceber que eles acham que ela estaria inventando algo assim é ainda mais cruel do que o que o Guga fez com ela, e agora ela foi traída por todo mundo, inclusive pelos amigos: ela não inventaria algo assim, e eles deveriam saber.

O Bruno, no entanto, destoa de todo mundo:

 

“Na boa? Eu acredito na Angelina. A Débora nunca gostou dela. Bem que eu achei estranho ela ter mudado assim de uma hora para a outra”

 

E é assim que, inevitavelmente, os dois vão se aproximar…

Antes de deixar essa história para lá e lidar sozinha com a sua dor, Angelina chama o Gustavo para conversar, e ela tinha o direito de ter uma explicação – “Só quero saber a verdade, Gustavo. Por que você tá namorando a Débora?” Guga, no entanto, não diz a verdade, mente, só diz que “foi algo que aconteceu”, e então Angelina o expulsa do quarto e da sua vida, com palavras pesadas e bem colocadas: “Você não presta, Gustavo. Eu te odeio. Olha… eu posso até me recuperar desse acidente, mas eu nunca vou me recuperar dessa decepção. Sai daqui. Sai da minha vida. Sai. Te odeio”. E Angelina diz isso sem levantar a voz e se alterar em nenhum momento. Ela diz isso enunciando cada palavra, colocando todo o seu sentimento, toda a sua frustração, todo o seu sentimento de traição em cada palavra. Não vai ser fácil mesmo se recuperar disso.

Felizmente, Angelina terá a ajuda de Bruno, que já está apaixonado por ela há muito tempo, e que declarou o seu amor, com todas as letras, durante a viagem ao Festival Estadual de Teatro. Depois de toda a poeira ter baixado um pouco, Bruno volta sozinho ao hospital para visitar a Angelina, e os dois compartilham um momento bem simples, mas bem fofo – e percebemos que queremos que eles se aproximam, porque a Angelina merece estar com alguém que não a faça sofrer. Naquele momento, ela vai deixar-se levar, porque ela precisa da atenção, ela precisa de alguém que acredite nela, ela precisa de alguém que sorria para ela com a sinceridade que o Bruno está sorrindo – “Olha, Angelina… o que eu disse na viagem é verdade. Eu gosto de você. E eu vou tá te esperando, tá?” Agora, então, estamos prontos para entrar numa nova fase da temporada.

Guga, por sua vez, também está sofrendo, enquanto vive uma mentira patética – e eu gostei de como até a Daisy percebeu isso e não está tão feliz com o namoro dele com Débora como ele achou que ela ficaria: “Eu sei. Você não gosta da Débora. Você é louco pela Angelina. Então pra que isso, filho? Pra que largar uma menina que você gosta tanto por causa da Débora? Gustavo, eu sou a sua mãe, eu mereço uma explicação. Pra que inventar um namoro com uma menina que você não ama?” Mas o Guga não conta a verdade para ela… a única pessoa para quem o Guga conta a verdade é o Pedro, porque o Pedro está inconformado demais com essa história (não pela Angelina, mas pela Débora, e eu achei bem machistinha e egoísta dele ficar cobrando o Guga dizendo que “ele sabia que ele gostava da Débora”, porque esse não é o problema, no fim das contas), e até o acusa de “estar com a Débora pelo dinheiro dela, agora que ele é pobre”, então o Guga acaba contando…

Afinal de contas, haja paciência!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários

  1. Oi, tudo bem?

    Creio que não seja intencional, mas tô achando bonitinho que você tá resenhando essa temporada de Malhação + A temporada do Sítio de 2006, lembrei que logo mais tem o episódio da Emília trazendo as princesas dos Contos de Fadas pro Sítio e a Sophie aparece de Cinderela 🙂

    ResponderExcluir

Postar um comentário