Todas as Flores – Vanessa se livra de Maíra

O destino de Maíra.

Dessa vez, Vanessa vai mesmo se livrar de Maíra… e olha que Zoé tentou proteger a filha, mesmo depois de Maíra ter descoberto a arma que Galo levou para ela e não ter sido absolutamente nada discreta a respeito disso. Quando Zoé comenta com Vanessa sobre toda a coisa da arma, Vanessa usa a oportunidade para dizer que “chegou a hora de fazer o que devia ter feito há muito tempo”, e fala de “levar a Maíra para aquele lugar” – então sabemos que Maíra está com passagem comprada para a Fazenda, mas, antes de ela realmente ir para aquele lugar, Vanessa tem alguns planos de “sujá-la” antes de desaparecer com ela: já que Maíra está trabalhando em uma fórmula secreta para a Rhodes, ela planeja fazer o Rafael acreditar que Maíra roubou a fórmula do novo perfume e vendeu para a concorrência.

Infelizmente, Vanessa pensa no plano com detalhes, e as coisas funcionam de fato – vamos percebendo, rapidamente, que não vai ter como Maíra sair impune daquilo. Primeiro, Vanessa segue Maíra e a vê abrir o cofre e decora a senha: então, ela só precisa abrir ela mesma, pegar a fórmula e a amostra, e começar a trabalhar. Primeiro, ela escreve uma carta, como se fosse a Maíra, e pede que um garoto entregue para o dono da Joyeux, a empresa concorrente, e é claro que isso é o suficiente para chamar a atenção do homem: o perfume é claramente bom, e ela o está oferecendo. Quando ele marca uma reunião com a “Maíra” para conversar a respeito do novo perfume, então, só tem uma coisa que Vanessa pode e precisa fazer: se passar pela Maíra ela mesma.

Vou dizer: Vanessa não tem limites… mas ela certamente É UMA VILÃ ICÔNICA, se juntando à Flora e à Carminha no hall de vilãs icônicas criadas por João Emanuel Carneiro e interpretadas por grandes atrizes – sabe, aquelas vilãs que nós sabemos que são maldosas e cruéis, mas que arrancam risadas nossas mesmo quando sabemos que não devíamos estar rindo… como a primeira cena da Vanessa vestida como Maíra, saindo do quarto e propositalmente esbarrando na porta e se matando de rir depois… como a Letícia Colin consegue entregar tanta comédia ácida e tanto absurdo carisma a uma pessoa que sabemos e vemos que é absolutamente má e perversa? Bem, de todo modo sempre soubemos que Letícia Colin é UMA GRANDE ATRIZ, e ela está arrasando no deboche.

Se passando por Maíra e tentando imitar o jeito de falar dela (ou como ela acha que Maíra fala), Vanessa se encontra com o dono da Joyeux em uma sequência propositalmente forçada e cômica, na qual percebemos que não tem como ela falhar… ela é sedutora, pede 500 mil reais, e certamente a Joyeux vai ganhar muito mais que isso com aquele perfume – mesmo que seja evidente que aquele perfume foi roubado da Rhodes. Aparentemente, não existe muita ética nesse mercado, o que não nos surpreende. Então, Vanessa vende o perfume, o dinheiro cai na conta da Maíra, a Joyeux lança o perfume, e Vanessa só precisa seguir o seu jogo, e trazer o perfume da concorrência para Joy provar. Dali em diante, ela não precisa mais se envolver, só deixar a história rolar.

Joy reconhece o perfume imediatamente, e o leva para Rafael: “Esse é o último lançamento da Joyeux. Experimenta”. Confuso, bravo e desconfiado, Rafael leva o perfume para Maíra para perguntar se ela comentou com alguém ou se mostrou a fórmula para alguém, e é aquele momento em que algo definitivamente se parte entre eles, porque tem um tom de acusação na sua pergunta, que Maíra não deixa de perceber, e então ela pergunta se ele está desconfiando dela, e embora ele tente se defender dizendo que “só precisa entender o que aconteceu”, ela diz que se passou pela sua cabeça que poderia ter sido ela, então a relação deles é um erro e ele definitivamente não a ama… afinal de contas, que tipo de amor é esse que duvida da outra pessoa desse jeito?

E acho que o amor de Rafael pode realmente ser colocado em dúvida. Inicialmente, eu achei que ir falar com Maíra e perguntar a ela se ela tinha comentado com alguém não era, necessariamente, uma acusação, porque ele estava tentando entender o que tinha acontecido; mas a atitude dele é crescentemente problemática, e quando ele coloca alguém para seguir a Maíra e para romper o seu sigilo bancário para ver se ela recebeu por uma venda, então não há caminho para defendê-lo… ele está genuinamente duvidando de Maíra mesmo antes de ter qualquer prova contra ela. Então, Rafael vai ganhando as provas do que ele já acredita mesmo antes disso, e não pensa racionalmente, como o próprio Humberto diz: se ela fosse mesmo uma golpista, ela ganharia muito mais se casando com ele.

CARA, ATÉ O HUMBERTO FOI MAIS SENSATO QUE O RAFAEL!

Mas enfim… Rafael se converteu naqueles protagonistas da década de 1990, que acredita em armações contra a sua amada, e quando Vanessa vai além e arma para Maíra ser fotografada no Arraial do Cabo com um cara só de sunga levando água de coco para ela, Rafael ainda se convence de que Maíra o estava traindo e agora está curtindo o dinheiro que ganhou na praia, com o seu amante… a armação de Vanessa é eficaz, e é difícil duvidar depois de tudo, só me enerva o fato de o Rafael ter desconfiado mesmo antes de ter qualquer prova plantada por Vanessa. Dessa vez, Vanessa realmente conseguiu queimar a Maíra de verdade, e só falta uma única coisa: mandar a Maíra para a Fazenda. E, para isso, ela terá que convencer a Zoé a apoiá-la.

Zoé realmente parece gostar de Maíra e se importar com ela, e realmente parece contra todo o plano de Vanessa: ela diz que tem vergonha de ter parido uma “criatura medonha” como ela e a manda se retratar, pedir desculpas para Maíra e contar toda a verdade para o Rafael, mas é claro que Vanessa não tem a menor intenção de fazer isso… Zoé até diz que, se Vanessa não contar a verdade, ela mesma vai contar, mas Vanessa a ameaça: se ela não mandar a Maíra para a Fazenda, como ela está mandando, então ela vai denunciá-la para a polícia e contar para todo mundo sobre a sua “profissão” de traficante de gente… ou leva a filhinha para a fazenda dos escravos, ou Vanessa acaba com a sua vida. Interessante que Zoé segue irredutível enquanto pode.

Ela realmente não quer fazer isso com Maíra, mas isso se torna UMA GUERRA DECLARADA entre Zoé e Vanessa, e Letícia Colin e Regina Casé ARRASAM do início ao fim da cena, proporcionando um dos momentos mais tensos da novela, entre duas personagens que várias vezes já nos fizeram rir. A transformação das expressões, o real suspense que toma conta da sequência, as ameaças… quando Maíra descobre sobre o dinheiro na sua conta, ela jura descobrir o que aconteceu e provar a sua inocência, e desiste de ir embora de volta para Pirenópolis, dizendo que vai trocar de roupa e vai para a Joyeux imediatamente, e Vanessa diz que esse é o último prazo de Zoé então: ela vai ligar para os seus capangas e mandar Maíra para a Fazenda agora mesmo.

Zoé tenta argumentar, tenta dizer que Vanessa não tem nenhuma prova contra ela, que ela faz tudo direito, mas Vanessa tem uma prova, sim: ela está com a arma que Zoé escondia na cozinha, que Galo usou para matar várias pessoas, e que “deve estar cheia das digitais da Zoé”. Vanessa é tomada por uma mistura perversa de deboche, sarcasmo e loucura, e Zoé percebe que, mesmo contra sua vontade, ela não vai ter escolha: Vanessa a superou… perigosa, ameaçadora, definitiva. Então, mesmo parecendo sinceramente contra sua vontade, Zoé liga e pede que venham buscar Maíra, para a celebração distorcida e perturbada de Vanessa: “Que o diabo te carregue, cega dos infernos”. O nível a que Vanessa chegou é tipo de vilã na reta final de novela.

E ainda estamos na metade da primeira parte… O QUE VEM PELA FRENTE?!

A chegada da Maíra na Fazenda é macabra. Mas deve movimentar a trama. Estou curioso!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários