Sítio do Picapau Amarelo (2006) – Desengarrafar o Fígaro

Ajudinha extra!

Se Thirza quiser voltar para o Reino Encantado, ela terá, primeiro, que salvar o Fígaro, que está preso em uma garrafa graças a um feitiço da Cuca… e, para isso, ela conta com a ajuda da turminha do Sítio do Picapau Amarelo. Até porque, a turminha sempre dá um jeito para tudo… quando descobrem que Fígaro, o cocheiro real que pode levar a Princesa Thirza de volta para o Reino Encantado, está engarrafado, o laboratório e biblioteca de Visconde se torna um centro de pesquisa no qual as crianças começam a ler vários livros e buscar alternativas de como desengarrafar alguém, mas eles acabam não encontrando muita coisa útil… por isso, eles terão que pensar em outra alternativa – e pedir ajuda a quem entende disso. Emília, então, é quem fala sobre alguém que “entende de tirar pessoas de garrafas”: O ALADIM! Eles só precisam fazer-lhe uma visita.

Gosto de como essa temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” tenta não excluir o que veio antes dela, e temos alguns diálogos que nos remetem a histórias passadas, mostrando que tudo se passa dentro da mesma “linha do tempo”. Quando a Emília resolve guardar os fios das crinas dos cavalos encantados na canastrinha, damos uma olhada em sua coleção de cacarecos e relembramos histórias: Emília tem uma escama do Príncipe Escamado, lá do Reino das Águas Claras, e uma peninha do anjinho da asa quebrada, e o Visconde até lembra que eles tentaram fazê-lo se passar pelo anjinho… Dona Benta também tem um diálogo com o Chico Maciel no qual fala sobre como ela mesma já viajou com o pó de pirlimpimpim e já conheceu a Grécia Antiga com os netos… assim, quando as crianças chegam à história do Aladim, ele já conhece todos eles.

Chamando cada um pelo nome, Aladim pergunta o que eles estão fazendo ali, e Emília explica que ele precisa ajudá-los a tirar alguém da garrafa, mas Aladim está muito pouco interessado na história, porque parece fascinado demais pela Princesa Thirza – pelo menos até a bonequinha mandar ele “tirar o tapete voador da chuva”. Então, eles contam toda a história de Thirza, da Matilda, da Cuca, do Fígaro, e Aladim diz que vai ajudar, ou tentar, pelo menos. Depois de um delicioso jantar (com direito à Thirza dizendo que está tudo uma delícia e que ela “poderia passar mil e uma noites comendo aquele manjar”), a turminha se prepara para voltar ao Sítio do Picapau Amarelo, levando com eles o Aladim e a sua lâmpada mágica: se ele não puder fazer nada para ajudar o Fígaro, talvez o Gênio possa… mas, antes, eles precisam ir à caverna da Cuca e recuperar a garrafa.

Depois, Thirza poderá voltar embora… e ela já está sofrendo por isso.

Dona Benta não tem outra alternativa a não ser deixar que os netos se aventurem pelo Capoeirão em busca da caverna da jacaroa, mas pede que eles façam isso durante o dia: portanto, só no dia seguinte. E Aladim pede que Thirza fique no Sítio, porque é muito perigoso. Então, o Aladim e as crianças enganam e enrolam a Cuca, enquanto a Emília vasculha a caverna em busca da garrafa do Fígaro, e embora a encontre, ela também acaba se atrapalhando, derrubando um monte de coisas e Pedrinho e Narizinho são desmascarados… todos precisam, então, enfrentar a fúria da Cuca, e talvez tivessem ficado presos lá se o Aladim não estivesse com eles e não esfregasse a lâmpada a tempo, para pedir a ajuda do Gênio – e, agora, temos duas criaturas extremamente poderosas e cheias de poder se enfrentando, enquanto o pessoal foge com o Fígaro.

Infelizmente, o Aladim não consegue desengarrafar o cocheiro real, porque não é a mesma coisa de esfregar a lâmpada e libertar o Gênio, e o Gênio está muito ocupado na caverna da Cuca para ajudar, então é o Pedrinho quem tem uma nova ideia: ele vai pedir a ajuda de alguém que entende muito de entrar e sair de garrafas… O SACI. Ao invés de chamá-lo, como faria em outras temporadas, parece que temos um Pedrinho lá do início do “Sítio do Picapau Amarelo”, que resolve capturar um Saci com peneira e garrafa… felizmente, o Saci é muito mais esperto do que as crianças, e não se deixa capturar, e chega a dizer que eles podem pedir sua ajuda, ao invés de ficar jogando peneira de cruzeta por aí. Então, o Saci é quem consegue tirar o Fígaro de dentro da garrafa, com certa facilidade – e, agora, talvez o cocheiro possa ajudar Thirza a voltar ao Reino Encantado.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários