Todas as Flores – Joy conhece Diego

“A troco de quê?”

Diego precisa sair da cadeia para tentar começar a lidar com tudo o que está acontecendo com a sua família do lado de fora… e, sinceramente, eu achei que isso aconteceria mais cedo, e três semanas de “Todas as Flores” já se passaram e Diego continua lá – naturalmente, isso tem a ver com o fato de que ele está inserido em um núcleo movimentado, agora que estamos acompanhando essa história de três perspectivas diferentes: 1) do ponto de vista do próprio Diego, que precisa fazer acordos arriscados para sair da cadeia; 2) do ponto de vista da Jéssica, que foi levada para aquela fazenda sinistra e está passando por situações que não entende e das quais queria poder escapar; e 3) do ponto de vista da investigação de Mendonça, que o aproxima de Dequinha contra o Galo.

Depois de ter reencontrado Biel e descoberto o que aconteceu com Jéssica, Dequinha visita Diego na cadeia e conta tudo para ele – o que me deixa bastante dividido: eu entendo que é algo muito grande para ela esconder dele, mas, ao mesmo tempo, não é como se ele pudesse fazer alguma coisa, e é angustiante ver o desespero tomando conta dele. Dequinha fala sobre a tal “fundação”, sobre o tráfico de pessoas, fala sobre Mendonça estar ajudando, e Diego reage imediatamente, cético, porque ele está ali justamente por ter confiado em quem não deveria, mas eu entendo a Dequinha: ela está sozinha e precisa de alguém em quem confiar. Além disso, é um pouquinho de hipocrisia dele falar sobre desconfiança, já que ele está confiando em Samsa e vai se meter em roubada.

Até medo do que isso vai virar.

Será que Samsa está envolvido também com Zoé?

Zoé, por sua vez, já sabe que Mendonça e, consequentemente, Guiomar estão chegando perto da verdade (“A Guiomar não deu pra investigar a minha obra social?”), e ela diz a Galo o que ele precisa fazer: ele precisa se livrar de Dequinha. Infelizmente, Dequinha e Biel estão em uma situação tão grave de vulnerabilidade que Galo meio que faz o que quiser com eles… enquanto Dequinha está visitando Diego na cadeia, Galo vai atrás de Biel e mente que a mãe dele passou mal e que pediu que ele o levasse até o hospital para vê-la – e me surpreende que, depois de tudo, Biel ainda acredite em Galo e entre na van. Se continuarmos dessa maneira, Dequinha vai morrer de desgosto… tendo Dequinha ameaçada com a segurança de Biel, Galo só precisa se livrar de Mendonça.

E também o faz.

Enquanto isso, começamos a explorar um pouco mais a personagem de Joy, sobrinha de Guiomar e namorada de Olavo – ela poderia ser uma importante aliada para Diego, mas, ao mesmo tempo, não o vejo confiando nela e acredito que a aproximação deles será um jogo para ele… pelo menos inicialmente. Joy escuta uma conversa do pai e Olavo sobre como Luis Felipe “acha que Olavo ficou com o dinheiro que era para a família do rapaz”, e então ela começa a entender tudo: parece bem fácil de deduzir que Olavo era quem estava dirigindo o carro mesmo, e ele ofereceu dinheiro a Diego para assumir a culpa em seu lugar… então, Joy decide ir falar pessoalmente com Diego e “esclarecer essa história de uma vez por todas”, e tem a ajuda da mãe para isso.

Quando Joy chega para visitar Diego, ele já a conhece de uma foto que Samsa mostrara para ela, então as cartas estão sobre as mesas e o jogo pode começar… ainda assim, independente da pessoa em quem Diego vai se transformar (e eu sinto que o personagem vai passar por uma grande mudança), ele ainda é inocente, por ora, e não consegue fazer nenhum tipo de jogo. Na defensiva e furioso, Diego não joga com Joy inicialmente, e diz que quem deveria estar preso era Olavo e não ele, e conta tudo o que aconteceu: quem estava dirigindo o carro, o que propuseram para ele, o motivo de ele ter aceitado a proposta – “O teu pai e o teu noivo me passaram a perna. Essa é a verdade”. Pode ser cruel, mas Joy sabe que a história faz sentido, então Diego deve estar dizendo a verdade.

Ela volta para casa atordoada naquele dia, falando sobre tudo o que Diego dissera, mas Luis Felipe prontamente nega tudo. De todo jeito, Joy não consegue nem olhar para a cara de Olavo mais, mas segue presa em um relacionamento infeliz porque, como a mãe lhe diz, “ela criou em sua mente uma dívida eterna com ele”, por causa de alguma coisa que aconteceu no passado e que ainda não exploramos por completo… mas Joy parece acreditar que “não estaria ali se não fosse pelo Olavo”. Mesmo sem conseguir sair do relacionamento que a faz infeliz com um cara de quem não gosta, Joy está determinada a ajudar Diego, e volta à cadeia para contar para ele que a mãe vai contratar um advogado para defendê-lo – e, bem, seria muito melhor para o Diego se ele esperasse.

Mas ele já está na mão de Samsa e pronto para o jogo.

Tanto é que ele e Joy se beijam nessa visita, o que parece extremamente abrupto. Mas é o jogo.

E eu entendo a Joy… eu também beijaria o Nicolas Prattes.

Jéssica, por fim, está presa na fazenda de tráfico humano, se aproximando de Ciça e pensando em fugir, mas o sistema lá é assustador. Quando duas meninas são chamadas “por causa dos resultados dos seus exames” e “vão deixar o projeto”, Jéssica tira o avental, diz que também quer ir embora, e começa a falar sobre como eles ainda não deixaram que ela falasse com a família, como disseram que deixariam, e ninguém explicou nada desde que elas chegaram: os remédios, os exames, tudo… a cena é angustiante porque sabemos que Jéssica não vai conseguir sair, e que ela vai sofrer retaliação pelo seu pequeno ato de rebeldia – e sofre. Ela é presa em um quarto branco no qual ela passa horas chorando, sozinha, de puro desespero: “Eu não quero ficar aqui”.

Ainda não temos todas as informações a respeito da fazenda e o que eles fazem lá – e, por isso, estamos embarcando nas teorias levantadas por Jéssica e Ciça… como quando Ciça é levada durante a madrugada para um “procedimento” por causa de “algo que apareceu em seu ultrassom”, e ela retorna no dia seguinte, ainda meio dopada, sem se lembrar de nada, e levanta a possibilidade de tráfico de órgãos, o que faria muito sentido. Afinal de contas, elas podem ser forçadas a trabalhar indefinidamente, em um regime de trabalho escravo, até que existam compradores para seus órgãos, e talvez tenha sido o que aconteceu com as duas garotas que foram “retiradas do programa” no outro dia. De todo modo, esse é um negócio grande a ser explorado pela trama.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários