Sítio do Picapau Amarelo (2006) – Thirza é perseguida no capoeirão

Chico salva Thirza novamente!

Thirza ficou empolgada e esperançosa quando Chico Maciel contou que encontrara Fígaro na mata… mas, agora, o cocheiro real está desaparecido – e só ele pode levá-la de volta para o Reino Encantado. Fígaro, que está verdadeiramente arrependido de ter traído a princesinha, está preso na caverna da Cuca… e não apenas isso, mas preso em uma garrafa, e não há nada que ele possa fazer pela Thirza agora. Na verdade, até Matilda e Mirthes precisam convencer a Cuca a tirar o Fígaro da garrafa, porque elas também não podem ir ao Reino Encantado sem a ajuda dele, mas Cuca não pensa em ajudá-las, não pensa nem mesmo em honrar o acordo original que fizera com Matilda, o que faz a Matilda ter uma breve e divertida birra bastante infantil: “Isso não é justo. Esse não era o nosso trato… sua jacaroa, sua réptil desbotada, sua lagartixa démodé”.

A princesinha Thirza, por sua vez, vai até o Arraial dos Tucanos em busca do Fígaro, na Pensão do Elias, mas tudo o que ela encontra é Matilda e Mirthes, e consegue se esconder antes de ser vista e reconhecida por elas – mas ela acaba decidindo segui-las, para ver o que elas estão aprontando, e é assim que ela chega até a porta da caverna da Cuca, e está por perto quando a garrafa com o Fígaro aprisionado rola para o lado de fora… a conversa entre os dois é bacana, com o cocheiro real expressando todo o seu arrependimento, e dizendo que quem fez aquilo com ele foi “a malvada da Cuca”, mas também dizendo que foi merecido, que esse é o preço que ele paga por ser um traidor… ele também diz à princesinha que, depois de a ter traído, ele não merece a sua ajuda, e pede que ela fuja, antes que a Cuca ou Matilda e Mirthes a encontrem por ali.

Thirza pensa em pegar a garrafa e levá-la embora com ela, talvez alguém no Sítio do Picapau Amarelo possa ajudá-la a salvá-lo, mas ele diz que a Cuca é a única que sabe o feitiço para tirá-lo de dentro da garrafa, por isso é melhor que fique ali, e Thirza diz que ele tem razão, mas promete que vai voltar para lá, trazendo os amigos com ela – Fígaro insiste que não é digno de ser salvo por ela, mas Thirza diz que ele errou, sim, mas se arrependeu… talvez seja a sua chance de se redimir, não? Antes que Cuca e as demais cheguem, Thirza sai correndo, mas acaba perdida na mata, sendo perseguida por Matilda e Mirthes, que a veem no capoeirão através da bola de cristal da Cuca, e então ficamos nos perguntando quem é que vai salvar a princesinha dessa vez. Até porque, eventualmente, Matilda e Mirthes acabam a encontrando e quase parece que ela não vai fugir.

Dessa vez, Thirza tem uma ajudinha dos próprios seres da mata… o Saci a ajuda confundindo a Matilda e a Mirthes com um redemoinho, enquanto a pequena Flora encontra um lugar no qual ela pode se esconder, e quando Thirza se recusa a sair de lá, “porque é mais seguro passar a noite ali mesmo”, Flora a convida para ir com ela à sua casa – assim, temos uma sequência bem bacana da Thirza na casa dos caiporas, o que é bem importante, também, para o desenvolvimento de toda a trama de Flor e Grilo, porque Flor é uma “caipora que nasceu diferente” e, por ter deixado a mata e ter ido embora para casar-se com um humano e viver na cidade, seu pai não ficou nada feliz… Baobá detesta todos os humanos, e fica surpreso quando Flora chega em casa dizendo que “trouxe uma amiga humana”, mas até que o Baobá gosta de Thirza.

Agora, falta ele reencontrar a filha.

No fim, Thirza não precisa passar a noite na casa dos caiporas, porque enquanto a Dona Benta e as crianças continuam preocupadíssimos com a princesinha, depois de tê-la procurado na mata e não ter encontrando, Chico Maciel não desistiu de procurar: ele não vai parar enquanto não a encontrar. Então, Thirza escuta a voz alta e forte do seu herói chamando o seu nome na mata, e se despede dos caiporas, retornando para a mata e chamando pelo nome de Chico Maciel – E É UMA DAS MELHORES CENAS QUE OS DOIS TIVERAM ATÉ AGORA. O alívio de Thirza ao abraçar o Chico com força, e o sorriso de Chico, que envolve alívio e alívio e felicidade em vê-la e saber que ela está bem, e a sua voz cheia de amor ao dizer “Princesa!” É uma das minhas cenas favoritas da temporada, e só faltou mesmo um beijo para que a cena fosse totalmente perfeita. Mas eu amo, também, esse suspense.

E o “Sítio” está criando expectativa em nós!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários