Power Rangers Dino Fury – Rafkon Revealed

“Next stop… Rafkon”

Gosto muito dos rumos que “Power Rangers Dino Fury” está tomando, com episódios que não são necessariamente focados em “destruir um monstro da semana” e têm uma trama maior sendo desenvolvida – ainda que a estrutura tradicional da franquia ainda possa ser notada, a série começa a se esforçar para escapar dela, um movimento que tende a se intensificar a partir de “Cosmic Fury”, com as produções originais… e acho que há muito a se crescer em “Power Rangers” com isso (sempre gostei de histórias seriadas). No episódio anterior, os Rangers descobriram que Rafkon estava à salvo e as coordenadas para a sua nova localização, e “Rafkon Revealed”, o 14º episódio da segunda temporada de “Dino Fury”, traz os Rangers indo até Rafkon.

Há tempos que Zayto está empenhado na busca por seu planeta natal, e foi Ollie quem trouxe a resposta de onde Rafkon estava, depois de ter passado um tempo sendo controlado por Lord Zedd e seus generais – agora, os Rangers sabem onde o planeta está, mas Lord Zedd também sabe e, por algum motivo, ele parece muito interessado em Rafkon… por isso, eles precisam partir para lá imediatamente! Infelizmente, “Dino Fury” trouxe um Megazord que é capaz de abrir portais pelo universo, o que, para mim, tira um pouco o encanto de viagens intergalácticas, e me faz pensar qual vai ser a abordagem de “Cosmic Fury”, que supostamente trará o espaço como cenário, porque não espero mais encontrar alguma coisa no estilo “In Space”, mas posso estar enganado.

De todo modo, os Rangers partem para Rafkon e descobrem, para seu assombro, que o planeta parece desabitado… sim, o planeta está à salvo e em um novo lugar, mas não parece com o planeta que Zayto e Aiyon deixaram há tantos milhões de anos – Rafkon parece habitável e convidativo, como uma Terra que ainda não foi explorada e destruída pela humanidade, e estar lá de volta traz a Zayto uma série de memórias sobre como as coisas eram, e foi bonito ver o Ranger Vermelho todo emocional… mas eles tinham uma missão a cumprir: impedir o Lord Zedd de fazer o que quer que ele tivesse ido fazer (descobrimos, eventualmente, que Lord Zedd foi até Rafkon atrás do gerador de Sporix, que foi criado lá há milhões de anos, para fazer seu próprio exército).

Infelizmente, Aiyon está convencido demais de que ele pode derrotar Lord Zedd sozinho, o que faz com que ele deixe de lado a ajuda dos amigos e se torne impulsivo e imprudente, o que revela a Lord Zedd a presença dos Power Rangers antes da hora, faz com que eles percam o elemento surpresa, e coloca todos em perigo… Aiyon é o personagem mais negligenciado pelo roteiro, e é bastante cansativo assisti-lo, porque, como eu já comentei em outra review, eu tenho a impressão de que não importa quantos episódios sejam centrados nele: ele não evolui. O roteiro deixou de lado qualquer desenvolvimento de personagem para ele, e ele sempre comete exatamente os mesmos erros, têm as mesmas atitudes, causa um monte de problema e não aprende nada no final.

É bem difícil tolerar um personagem sem desenvolvimento assim.

Naturalmente, Aiyon não está preparado para derrotar o Lord Zedd sozinho – e esperávamos mesmo que ele não estivesse. Lord Zedd é uma figura icônica de “Power Rangers” que remonta a “Mighty Morphin”, e tê-lo sendo derrotado por um único Ranger em um episódio seria péssimo para tudo o que o vilão representa! Constantemente ignorando tudo o que Zayto fala, Aiyon acaba o colocando em perigo, e Zayto é brutalmente atingido por um golpe que o deixa ferido e muito fraco… o mais triste é que, como eu comentei antes, Aiyon não aprende nada com isso. Quando Zayto está lá, caído, Aiyon sente que “a culpa é dele”, mas esse é um acesso de consciência que não se tornará aprendizado, e que ele vai esquecer até o próximo episódio sobre ele.

A viagem a Rafkon termina depressa, surpreendentemente – mas conhecemos o planeta, sabemos onde ele está, e sabemos o que Lord Zedd quer com ele. Quando os Rangers estão em perigo, eles são teletransportados de volta para a Terra e para Dinohenge, onde eles colocam Zayto para descansar enquanto ele se recupera, antes de falarem com Solon, sobre como achavam que ela não podia teletransportá-los de Rafkon de volta para lá… e ela diz que realmente não pode – mas se não foi Solon quem os tirou do perigo, quem foi? Então, o episódio termina com um dos melhores cliffhangers que “Dino Fury” viu até aqui: A CHEGADA DA MESTRE VERDE DA MORFAGEM. Estou muito animado para ver a série se aprofundar nos Mestres da Morfagem!

 

Para mais postagens de “Power Rangers Dino Fury”, clique aqui.

 

Comentários