Moonlight Chicken – Chapter 7: My Heart Represents the Moon

“I can easily say that I love you”

Maravilhoso, sincero e lindíssimo – “My Heart Represents the Moon” é mais um excelente episódio de “Moonlight Chicken”, e um episódio que me deixou reflexivo e emotivo, em grande parte graças à relação de Jim e Li Ming que, como eu sempre comentei, é pautada no amor, independente de qualquer problema típico da relação de “pai e filho” que eles compartilham traga. Sinto que “Moonlight Chicken” tem um tom e uma perspectiva mais realista para a qual, infelizmente, uma parcela do público de BL não está preparada – eu adoro o mundo colorido e fantasioso no qual tantos BLs se passam, é verdade, mas eu amo a coragem e a competência desse BL em específico de trazer discussões pertinentes da realidade LGBTQIA+, pelas mãos preparadas de Aof e Best.

“Moonlight Chicken” não tem a intenção de ser exageradamente utópico e tentar vender um mundo perfeito e sem preconceitos quando essa não é a realidade em que vivemos, e se dedica a um drama pautado em questões reais que, diferente do que se pode pensar, não deixa de lado a beleza. E a “reação” de Jim ao beijo que vira de Li Ming e Heart no episódio passado, “o elefante na sala”, é uma das grandes provas da competência de roteiro sobre a qual eu estou falando, porque eu sinto que Jim é um personagem profundamente real, o que quer dizer que ele não é perfeito, que ele não age exatamente como a gente quer em todo momento, e que ele pode dizer algo que nos machuca dependendo de como avaliamos sua fala, mas ele não é uma má pessoa.

E ele definitivamente ama o sobrinho/filho Li Ming.

Quando a prévia desse episódio, lançada junto com o Episódio 6, mostrou o Jim perguntando ao Li Ming se “já não bastava ter nascido pobre, agora ele também era gay”, a internet ferveu de reações intensas – e que, a meu ver, em grande parte ignoravam a complexidade da situação, e continuam a ignorando. Não é uma fala legal de Jim, é verdade, mas ela também não vem de um lugar de preconceito e homofobia, como se pode pensar, nem mesmo de hipocrisia, o que se podia argumentar que era; na verdade, ela vem de um lugar de experiência, de cuidado e de preocupação, como ele mesmo diz a Wen eventualmente. Jim não está triste que Li Ming seja gay, e não tem dificuldade para aceitar isso, mas ele não pode impedir-se de ficar triste porque sabe o quanto é difícil.

Li Ming não “decidiu que é gay”, tampouco “virou gay” por morar com um tio gay, como no fundo o Jim sabe (e me dói o fato de ele achar-se “culpado” naquela fala com Wen, porque isso é reflexo do preconceito estrutural), porque nós sabemos que ser LGBTQIA+ não é uma escolha. Por isso, e por também ser gay ele mesmo, a verdade é que Jim entende o sobrinho, o respeita e o ama, e a sua preocupação genuína vem das memórias de tudo o que ele mesmo sofreu de preconceito ao longo da vida, e que, em um movimento protetor, ele não queria que Li Ming precisasse sofrer… interessante o flashback do funeral de Beam, por exemplo, no qual a sua relação com ele é negada apenas por ser entre dois homens: esse é o exemplo de homofobia pelo qual ele passou a vida toda.

Jim sabe que não é fácil ser gay naquele país. Mas ele também vai ser o porto-seguro de Li Ming!

Voltarei a falar sobre Jim e Li Ming mais tarde, mas preciso comentar outras facetas do episódio que, como todo episódio de “Moonlight Chicken”, é riquíssimo. Vemos alguns capítulos sendo oficialmente encerrados, aparentemente, como o de Wen e Alan, quando Wen acompanha Alan ao médico depois do seu acidente, mas Alan diz que ele vai ficar com a irmã e, portanto, Wen não precisa se preocupar com ele, ou mesmo o de Gaipa e Jim, embora eu tenha ficado de coração partido ao ver o Gaipa não sabendo lidar com a presença de Jim depois de tudo, tendo que secar as lágrimas enquanto arrumava as coisas para ele na loja… ao menos sabemos que o destino guardou para ambos uma maneira de eles se consolarem e seguirem em frente, e eles se conhecem nesse episódio.

Torço muito por Alan e Gaipa… ambos merecem ser felizes.

Com esses capítulos se encerrando, Jim está cada vez mais disposto a “dar uma chance” a Wen, e eles compartilham algumas cenas interessantes, como quando Wen faz um “teste” com Jim e ele escolhe dar uma chance ao futuro, ou quando Wen diz que sabe que Jim também tem sentimentos por ele, e Jim não nega… eles ainda não estão no estágio que Wen gostaria (e podemos ouvi-lo engolir em seco toda vez que vê o Jim sem camisa bem do seu lado, o que realmente não dá para culpá-lo), mas Jim o está “deixando sonhar”. Aos poucos, eles estão caminhando nessa direção e é bonito ver Jim abaixar um pouco os muros que o protegiam. Além disso, Wen é uma companhia excelente e sábia, como vimos na conversa dele com Jim sobre Li Ming.

O episódio nos pega de surpresa com a morte da Sra. Hong, mãe de Gaipa, que nem sabíamos que estava doente ou qualquer coisa assim… em um momento ela está bem, no outro ela está passando mal no mercado, para o desespero de Gaipa – que realmente não merecia mais esse sofrimento. A perda de uma mãe é dolorosa de se assistir, e Gaipa entrega toda a dor e toda a emoção daquele momento, em diferentes momentos: no mercado, quando a mãe passa mal; no hospital, quando ele conta a Jim que ela morreu; no velório, quando ele coloca toda a sua dor para fora; e na homenagem final, quando ele canta para ela. Todas cenas intensas e de partir o coração, e todos os personagens mostraram uma união bastante bonito, tentando servir de apoio para ele.

“Moonlight Chicken” tem, além do toque de realidade sobre o qual estava comentando antes, uma maturidade admirável – tanto no roteiro em si quanto nos próprios personagens. É o penúltimo episódio (começo a me preparar para a despedida, mas sei que vou sofrer), e não estamos lidando com brigas forçadas, desnecessárias ou infantis, que não parecem caber aos personagens de Jim e Wen. Ao invés disso, estamos acompanhando o nascimento de uma relação sincera e madura, baseada no respeito mútuo. Não havia qualquer motivo para ciúme, mas eu sei que alguns BLs o forçariam nas cenas em que Wen acompanha Alan no funeral, ou em que Jim consola Gaipa. Felizmente, Jim e Wen são personagens suficientemente maduros para enxergar as coisas como elas são.

Eles são realmente humanos.

Por fim, a morte da Sra. Hong parece trazer sentimentos à tona, e a vontade de colocá-los para fora, e isso se traduz com perfeição na minha cena favorita do episódio: a conversa de Jim e Li Ming, do lado de fora do restaurante. Aquele é, provavelmente, o diálogo mais perfeito de “Moonlight Chicken”, e o mais emocionante. Além de Jim estar muito mais leve e despreocupado, Li Ming se sente à vontade para responder com sinceridade à pergunta do tio sobre voltar a morar com a mãe, e ele diz coisas muito pertinentes, como que ela ficou 5 ou 6 anos sem vê-lo, e ela reaparece dizendo que o ama, e agora ele deve simplesmente amá-la de volta? Como ele diz, o amor não deve ser forçado, e ser pai ou mãe não deveria ser uma desculpa para qualquer coisa…

O mais bonito do diálogo é justamente a reflexão de Li Ming a respeito do que é o amor. Ele não diz que não ama a mãe, mas ele tampouco pode dizer que a ama. Então, ele diz que seria muito mais fácil responder se ele o ama ou não, e Jim gostaria de ouvir essa resposta, e Li Ming felizmente responde ao tio: “Eu poderia facilmente dizer que eu te amo”. Esse é um momento tão especial, tão sincero e tão significativo para os dois que não há nada ali que eu não tenha amado de todo o coração… estou profundamente satisfeito e emocionado com o amadurecimento da relação deles e da leveza que existe naquele jantar com Jam, a mãe de Li Ming, mais tarde, quando Jim a aconselha a deixar que Li Ming faça as próprias escolhas para a sua vida…

Afinal de contas, ele já é bem crescidinho.

Episódio lindíssimo. Novamente.

 

Para mais postagens de Moonlight Chicken, clique aqui.

 

Comentários

  1. Que atuação maravilhosa desse Khaotung!

    ResponderExcluir
  2. O ator que faz o Gaipa entregou muita emoção na atuação desse episódio. Fico querendonassistir algum BL que ele protagoniza. Tadinho do Gaipa, sofreu tanto nos dois últimos episódios. É de deixar o coração partido.

    Muito bonito ver a relação de pai e filho do Jim e do Li Ming. Não vou culpar o tio dele pelo que ele disse, realmente ele só estava preocupado com o sobrinho, por ser gay e já ter passado por muita coisa ele tem muita propriedade para falar tudo aquilo. Seria hipocrisia da parte dele se ele tivesse dificuldade para aceitar o fato do Li Ming ser gay, mas não é isso que acontece. Ele aceita sim com naturalidade, só fica mesmo preocupado com o tanto que seu sobrinho vai sofrer nesse mundo tão preconceituoso. A própria Tailândia é um país que não legaliza o casamento homoafetivo, e isso não entra na minha cabeça. Como um país que produz tantas séries para o público LGBTQIA+, especialmente para os gays (e estamos falando aqui de produções renomadas e que fazem sucesso internacionalmente), pode ser um lugar tão hostil para essas pessoas? Claro, não posso falar com propriedade, pois não conheço a realidade de lá, e sei que, muitas vezes, países em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido, são até mais hostis para as pessoas LGBTQIA+ do que os países que proibem. O Brasil, por exemplo, que bate recordes em homicídios de pessoas LGBTQIA+.

    Amei o texto, concordo com você que nâo devemos julgar o Jim pelo que ele disse, concordo que a série foi maravilhosamente escrita e dirigida, e assim como você, também amo que Moonlight Chicken não faz uso do clichê dos BLs na reta final, que são as brigas de casal por motivos tirados do c* do roteiro, só pra ter um desentendimento final antes de tudo ficar bem. Isso mostra como esta é uma série realmente madura e realista, como você muito bem disse nessa review incrível. É chegado o momento de se despedir dessa série perfeita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é tão bom conversar com você! Tudo que eu tinha para falar está no texto ou nos áudios (kkkk), mas que sensacional compartilhar essa série com você e ver que a gente se entende! Agora, deixa eu te dizer: "É chegado o momento de se despedir dessa série perfeita" é cruel, hein? Momento de tristeza...

      Excluir
    2. Amo conversar com você também, amigo. E realmente é triste ver que Moonligjt Chicken está chegando ao fim para mim

      Excluir

Postar um comentário