Lost 6x02 – LA X: Part 2

“That’s what she wanted to tell you. It worked”

Sabe qual é a minha sensação, terminando agora essa última Season Première dupla de “Lost”? Que eu não estou preparado para me despedir da série novamente: EU AMO DEMAIS ISSO AQUI! “LA X: Part 2” é um episódio interessantíssimo e de narrativa rica, que começa a explorar “novos” elementos da ilha, mas que na verdade sempre fizeram parte da mitologia de “Lost”, e nos quais estamos nos aprofundando agora. Já disse em outras ocasiões, e digo novamente: “Lost” é uma série cheia de detalhes, mistérios e, sim, respostas – mas com a diferença de que as coisas não estão escancaradas de maneira didática, duvidando do espectador, e é nosso trabalho ir juntando informações. Esse episódio, por exemplo, responde muito sobre o monstro de fumaça e mortos como o pai de Jack, que vimos andando pela ilha.

Com a morte de Juliet, e “algo importante” que ela queria contar a Sawyer e não teve a chance, Sawyer fica para trás para enterrá-la enquanto Hurley e os demais levam Sayid até o Templo, onde Jacob disse que ele poderia ser salvo, mas Sawyer pede que Miles fique para trás para ajudá-lo – e sabemos exatamente o que ele quer de Miles, na verdade: Miles pode conversar com os mortos, e ele precisa saber o que Juliet tentou lhe contar e não conseguiu. Então, depois de uma cena dolorosa na qual ele enterra a mulher que ama (o sofrimento de Sawyer é palpável!), ele faz Miles descobrir o que ela queria dizer, que é uma mensagem aparentemente enigmática, na qual ela diz a Sawyer que “funcionou”. Ele não sabe do que ela está falando, mas talvez nós saibamos.

Afinal de contas, estamos acompanhando uma segunda linha temporal interessantíssima e cheia de novidades – os flash sideways sendo um dos grandes destaques dessa temporada final de “Lost”. No episódio anterior, vimos o Oceanic 815 pousar em segurança no aeroporto de Los Angeles, e “LA X: Part 2” ainda se concentra em diferentes passageiros logo depois de eles terem descido do avião, mas ainda no aeroporto… e ficamos realmente curiosos com as brincadeiras do roteiro: enquanto algumas coisas parecem ser o desenvolvimento natural de como as coisas aconteceriam caso o Oceanic 815 nunca tivesse caído, como a Kate fazendo de tudo para escapar, outros detalhes nos intrigam, porque indicam uma diferença que vem desde antes de quando deveria ter sido a queda do avião.

O caixão de Christian Shephard, por exemplo, está desaparecido porque, aparentemente, ele nunca nem foi colocado a bordo do Oceanic 815 – ao passo que, na linha do tempo original, o caixão estava lá e caiu na ilha. Isso não é, no entanto, um erro de continuidade, apenas um aceno às mudanças que são mais extensas do que se pode imaginar, assim como a cena do Desmond no voo, no episódio anterior, ou do Hugo se definindo como “a pessoa mais sortuda do mundo” e dizendo que “nada de ruim nunca acontece com ele”. Agora, no entanto, Jack precisa “encontrar o pai”, e ele tem uma cena surpreendentemente bonita com John Locke, no seu momento de maior estresse, e Locke diz algo bastante tocante que realmente parece acalmar o Jack.

Uma boa dupla.

Os flash sideways também trazem um pouquinho de Jin e Sun (com a Sun sendo chamada de “Srta. Paige” e o Jin sendo levado para interrogatório por causa da grande quantia de dinheiro não declarado que tem na mala), e a fuga de Kate, cujo caminho cruza o de outros personagens enquanto ela tenta escapar do policial que a acompanha. Primeiro, ela encontra Sawyer dentro do elevador, que percebe suas algemas, mesmo que ela esteja tentando esconder embaixo do terno, e ele parece ajudá-la a escapar (!), e depois ela acaba entrando em um táxi já ocupado quando ela é avistada e precisa sair do aeroporto o mais rápido possível, e a pessoa dentro do táxi é Claire. Sabemos que ainda existe muito a se explorar nessa nova linha temporal desses personagens!

Na ilha, Hurley lidera uma missão até o Templo na esperança de salvar a vida de Sayid – e Jin sabe para onde eles estão indo e, portanto, pode guiá-los. É interessante estarmos explorando algo aparentemente novo nessa reta final de “Lost”, enquanto conhecemos novas pessoas e ficamos intrigados com a interação de Hurley com os líderes que habitam o Templo (e, naturalmente, ficamos curiosíssimos para saber o que estava escrito no papel que Jacob encontrou uma maneira de enviar para eles). Quanto a Sayid, passamos por um momento desesperador no qual parece que o pessoal do Templo o está afogando e, aparentemente, é exatamente isso o que aconteceu, quando eles anunciam a Jack e aos demais que “seu amigo está morto”.

Até que Sayid desperte no fim do episódio.

Enigmático, interessante e promissor.

As coisas mudam um pouco de figura no Templo quando Hurley é perguntado a respeito de Jacob e quando ele chegará, e ele conta que Jacob está morto – então, todos sabem que “ele” estará vindo, e precisam começar a se preparar para isso, em uma sequência tensa na qual o Templo é protegido contra a invasão do inimigo de Jacob: o Homem de Preto, o monstro de fumaça, aquele que atualmente usa a forma de John Locke… inclusive, preciso destacar a atuação de Terry O’Quinn, que entrega personagens completamente diferentes quando ele é o monstro de fumaça personificado, conversando com Ben Linus na ilha, e quando ele é realmente o John Locke, conversando com Jack no aeroporto, na linha temporal alternativa. Simplesmente, de arrepiar!

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários