Todas as Flores – O “resgate” de Maíra

Zoé “salva” Maíra.

Maíra quase conseguiu escapar da Fazenda – mas o esquema é grande demais para fugir com facilidade. Depois de ela participar de um plano de fuga ao lado de Jéssica e Rominho, acreditamos, por alguns segundos em que nos permitimos respirar aliviados, que Maíra conseguiria sair, mas não é o caso… ela até se afasta da Fazenda, consegue chegar à estrada, pega carona com um caminhoneiro gente boa que a leva para longe, até um posto de estrada, e então ela entra em contato com a madrinha – e é aí que as coisas começam a desandar. Preocupados com a fuga de Maíra, todos os chefões do esquema estão mobilizados para pegá-la de volta, e Débora pergunta a Zoé quem é que Maíra procuraria por ajuda no caso de uma fuga.

Assim, eles só precisam seguir Judite…

Toda a sequência da perseguição de carro e do Pablo sendo encurralado é de tirar o fôlego, e todas as esperanças vão por terra quando Maíra é capturada novamente. Inusitadamente, no entanto, Pablo e Judite são ameaçados e poupados, o que não faz o menor sentido, a não ser o fato de que essa é uma novela. Na vida real, naquela situação, certamente tanto Judite quanto Pablo teriam sido mortos ali mesmo, mas para que a trama de “Todas as Flores” possa andar, alguém precisa estar livre sabendo que Maíra está presa em uma fazenda de tráfico humano: é a única maneira de acabar com esse esquema eventualmente. Enquanto isso, acompanhamos Maíra sendo levada de volta para a Fazenda, o que é uma sequência desesperadora de se assistir.

Vemos, também, o desespero (e, mais do que isso, a desesperança) que toma conta das companheiras de Maíra no Pavilhão das Grávidas quando ela retorna: sua fuga era a única esperança de que um dia elas também poderiam estar livres, mas agora nem mesmo Maíra acredita na possibilidade de escapar daquele lugar… é triste vê-la se encolhendo na cama, sem qualquer esperança, enquanto ainda tempos que ouvir um discurso de Ciça falando sobre como é estúpido o que a Maíra fez, alegando que elas são “tratadas com carinho e respeito” (ha!), e que “algumas delas não sabem o que é melhor para elas mesmas”. Todo o discurso de Ciça depois da lavagem cerebral pela qual ela passou é enervante, e eu sofro bastante enquanto assisto, sério.

Desesperada, Maíra chora enquanto as outras grávidas se juntam ao seu redor, e ela só consegue pensar em como aquilo ali não é vida e ela não quer continuar ali… então, somos surpreendidos por uma “visita” para Maíra na Fazenda: A ZOÉ. Me parece uma cara-de-pau sem tamanho a de Zoé, de aparecer ali, mas ela o faz, e chega com esse discurso: “Filha… sou eu, sua mãe. Eu vim te buscar. […] Eu vim te buscar. Graças a Deus que eu te encontrei!” É impossível acreditar em qualquer bondade vinda de Zoé, mas sabemos que, naquele momento, Maíra precisa jogar o seu jogo e aceitar a sua ajuda: é a única oportunidade que ela tem de sair daquele lugar… uma vez que esteja fora, ela pode pensar no que fazer. Nesse momento, ela precisa aceitar a “ajuda”.

E é o que Maíra diz a Jéssica, mais ou menos, quando volta para o quarto para se trocar e ela promete que vai tentar fazer algo para salvá-las. Inicialmente, no entanto, Maíra não consegue deixar de confrontar a mãe, e ela tem a sorte de, por algum milagre e de maneira distorcida, Zoé gostar dela de verdade. Maíra acusa Zoé de ter sido quem a mandou para aquele lugar e de ter planejado tudo, quando chamou o carro, mas Zoé se defende, diz que quem armou tudo foi a Vanessa e o fez sem que ela soubesse, e ainda tenta emplacar a narrativa de que ela fez de tudo para salvá-la e se arriscou indo até aquele lugar para buscá-la. Zoé apela para o sentimento, dizendo a Maíra que a ama, que está ao seu lado e que quer poder proteger e cuidar dela de agora em diante.

Maíra precisa, então, ir se acostumando com a ideia de interpretar um papel frente a Zoé. É muito difícil, ela está tomada pela raiva e pelo horror, e chega a dizer que não acredita em nada do que ela está dizendo, mas aos poucos ela precisa se acalmar e começar a “comprar” as coisas que Zoé está dizendo. Zoé planejou bem a história que ia contar, dizendo que seguiu a Vanessa para descobrir onde ela estava e que conseguiu tirar Maíra dando dinheiro pra eles, mas desencoraja Maíra a denunciar todo o esquema para a polícia, alegando que “aquela gente é tenebrosa”. Agora, Zoé precisa mandar a Maíra por perto e não deixar que ela saia, mas quando Humberto aparece de surpresa no condomínio e a vê tomando sol com Maíra, Zoé percebe que nem ali é seguro…

Ela precisará mandá-la para outro lugar.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários