Todas as Flores – O acidente de Rafael

As descobertas de Guiomar.

Vanessa conseguiu fazer Rafael ficar pensando na possibilidade de que Maíra está tendo alguma coisa com Pablo, o filho de Judite… é difícil acreditar nisso (quer dizer, a própria Zoé acredita tanto na índole de Maíra que ela mesma diz à Vanessa que “Maíra é uma santa” e, portanto, nunca namoraria dois homens ao mesmo tempo, tampouco daria um golpe em Rafael), mas tudo parece colaborar para que Rafael passe a acreditar nessa informação, aos poucos. Primeiro, Rafael procura Maíra para conversar com ela na Rhodes, por exemplo, e descobre que ela não foi trabalhar; depois, ele pergunta sobre Pablo e descobre que ele está de folga. Então, ele vai até a casa de Judite procurando Maíra, e Pablo se aproveita do fato de Maíra ser cega para armar para cima dela…

Quando vê Rafael chegando, Pablo tira a roupa e, só de cueca, aparece chamando a Maíra para “ir deitar”, e então tudo parece fazer sentido para Rafael… ele comenta alguma coisa do tipo “Então é tudo verdade” e diz que não deveria ter vindo e vai embora sem dar grandes explicações, o que deixa a Maíra completamente confusa – ela acha a fala de Pablo totalmente descabida, sem sentido e fora de hora, mas é a única coisa estranha que nota na visita de Rafael, já que não sabe que Pablo estava só de cueca… até Judite, no entanto, percebe que o filho fez alguma coisa, porque sabe o filho que tem. Então, ela tenta falar com Rafael na Rhodes, mas ele acredita piamente que Maíra tem algo com Pablo, ele caiu direitinho no conto de Vanessa e na armação de Pablo.

Transtornado e revivendo tudo enquanto dirige, Rafael sofre um acidente.

Enquanto isso, as investigações de Mendonça para Guiomar começam a dar resultado, e ele fotografa enquanto Vanessa e Pablo entram no mesmo motel, e embora Guiomar saiba que precisa de mais provas, porque Vanessa vai apenas negar tudo e inventar qualquer história se ela trouxer à tona aquelas fotos, pelo menos Guiomar sabe da verdade… e ela está furiosa. E essa nem é a principal descoberta: Guiomar também consegue o nome do médico com quem Vanessa fez seu tratamento e, para sua sorte, é um conhecido de longa data a quem ela pode fazer uma visita no consultório e tentar colher umas informações… então, Guiomar conversa com ele, faz perguntas sobre “interromper o tratamento” por causa da gravidez, e ele reage perguntando “Que tratamento?”

Afinal de contas, Vanessa foi curada depois do transplante.

Era só isso que Guiomar precisava fazer: A HISTÓRIA DE A DOENÇA TER VOLTADO ERA TUDO MENTIRA! Dissimulada, Vanessa continua fazendo o seu joguinho, inclusive tentando se reaproximar de Maíra e dizendo para ela que quer uma “trégua”, porque quer que ela seja parte de sua vida, e quer que seu filho a tenha como tia (!). Jogando com os sentimentos de Maíra, Vanessa diz que percebeu que o que ela fez não foi de propósito e que ela não tinha como saber que Rafael era seu noivo antes de se envolver com ele, mas pede que, agora que ela sabe, se afaste de Rafael e a deixe para ela… com direito a um jogo baixíssimo quando ela diz que “se Maíra gosta tanto de Rafael, ela pode ficar com ele quando ela se for, já que não vai demorar muito, e ela vai abençoar lá de cima”.

Eu ri.

O acidente de Rafael é o momento em que tudo converge – e é lindíssimo. É para a Vanessa que ligam quando resgatam o Rafael e encontram seu celular, e quando Guiomar chega com Humberto ao hospital, Vanessa se aproxima a chamando de “tia” e fazendo toda uma cena sobre como está tudo bem, mas Guiomar está em seu limite: ela está preocupada com o filho, e não tem paciência para as cenas de Vanessa, que agora ela tem a confirmação que são puras encenações… então, ela faz algo maravilhoso, que é dá um tapão não pensado em Vanessa, enquanto diz: “Vadia!” SÉRIO, UMA DAQUELAS CENAS DE LAVAR A ALMA. Felizmente, está tudo bem com Rafael: ele precisa ficar em observação, mas ele está consciente quando Guiomar entra para vê-lo.

E ele quer ver Maíra… avisada da notícia do acidente, Maíra sofre e chora por Rafael, e pode até se perguntar se é bom mesmo ir ao hospital, mas foi o Rafael e a Guiomar que pediram, e ela não pode deixar de ir. Mesmo que ela precise lidar com uma grande cena no hospital, e com o trio Zoé, Vanessa e Humberto tentando mandar ela embora. Felizmente, Guiomar é livre: Maíra está ali a pedido de Rafael, e vai entrar para vê-lo… nem mesmo quando Maíra quase cede à pressão e vai embora Guiomar hesita, o que é maravilhoso. Quando Maíra entra para ver Rafael, é como se qualquer desconfiança dele tivesse sido anulada: ele a beija, a chama de “meu amor” e diz que a ama muito, e fico muito feliz por eles. Mas tenho certeza de que as coisas não serão tão simples.

Guiomar, por sua vez, não está fazendo boas escolhas com as descobertas que fizera – o que eventualmente vai custar a sua vida. Ela pega Humberto e Zoé se beijando na festa de 100 anos da Rhodes, e os aplaude debochadamente: “Pra mim, vocês dois podem ficar juntos pra sempre. Na cadeia, que é pra onde vocês vão”. Até aí eu a defenderia, porque foram Zoé e Humberto que se beijaram na frente de todo mundo (tem que ser muito burro para fazer isso na festa, sério), mas Guiomar tinha que ter sabido quando parar, e ela simplesmente continua falando. Fala sobre a conversa que ouviu dos dois, fala sobre o tráfico humano, fala sobre a investigação de Mendonça e sobre o Galo… ela coloca tanta coisa pra fora que Zoé sabe que só tem uma coisa que pode fazer: se livrar dela.

Zoé também joga algumas m*rdas no ventilador e as duas têm uma “conversa” exageradamente longa, cheia de provocações e confissões, sem que Guiomar grave absolutamente nada (se ela queria aquele confronto, podia ao menos estar gravando para tudo ficar salvo na nuvem depois da sua morte, certo?), e então Zoé tem a chance de derrubá-la e de dizer a Humberto que aquela mulher não pode sair dali, porque ela sabe demais… como Humberto não aprece ter coragem de “fazer o que precisa ser feito”, Zoé o chama de covarde, tranca ele e Guiomar dentro da sala de máquinas (!) e diz que vai ter que tomar uma providência ela mesma… infelizmente, Guiomar sabia demais, mas não soube aproveitar tudo o que descobriu, e ninguém vai poder continuar o que ela começou.

Nem mesmo Mendonça, já que Galo também já se livrou dele.

Voltamos à estaca zero?

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários