Sítio do Picapau Amarelo (2006) – Contra o desmatamento!

Abaixo o Valdo Serrão!

CONTINUAM AS MALDADES DO VALDO SERRÃO. Enquanto Valdo Serrão está desmatando o Capoeirão dos Tucanos sem nenhum tipo de consciência ou mesmo permissão legal, ou então espalhando gafanhotos no milharam do Sítio do Picapau Amarelo, para tentar obrigar Dona Benta a vender suas terras, Emília e Samuel continuam tentando expor suas maldades e, quem sabe, detê-lo… como o Samuel está se aproximando de Clarice desde que ela decidira trabalhar no jornal O Grito do Picapau, Valdo Serrão quer, de qualquer maneira, afastá-los um do outro e, para isso, ele planeja mandar o Samuel para a cadeia, alegando “invasão de propriedade privada”, quando, na verdade, o Samuel só tinha aparecido lá pela fazenda para falar com a Clarice e não foi bem uma invasão… de qualquer maneira, Samuel acaba sendo levado à delegacia.

Não que seja um grande problema, e a sequência é até divertida. Samira, apaixonada e não correspondida, sofre de preocupação por Samuel, e é ela quem conta para o Chico o que está acontecendo, porque ele talvez possa ajudar o amigo – adoro a amizade de Chico Maciel e Samuel, e me diverti com o Chico indo até a prisão para perguntar o que ele tinha feito, e então o Samuel pede uma ajuda: ele vai poder pagar a fiança para sair apenas na manhã seguinte, mas ele precisa sair, agora, para fechar a edição do jornal, para que O Grito do Picapau esteja nas ruas na manhã seguinte normalmente, então ele pede que o Chico fique no seu lugar naquela cela cuja grade está solta e os guardas não são tão competentes de todo modo… então, Samuel acaba passando a noite livre, enquanto Chico dorme em seu lugar, e volta só na manhã seguinte, com tudo em ordem.

A prisão mais tranquila da história HAHA

Valdo Serrão, no entanto, não vai parar… nem quando ele coloca a própria filha em perigo. Clarice está decidida a ir embora da casa do pai, por não concordar com as coisas que ele está fazendo (isso que ela ainda nem sabe do desmatamento, da sabotagem e coisas assim), mas ela acaba sendo atingida por uma árvore que os funcionários do Valdo Serrão estão cortando e cai sobre a charrete do Zé Carijó, bloqueando a estrada… Chico, que está por perto, inconformado com o fato de que Valdo Serrão continua cortando árvores sem autorização, é quem ajuda a Clarice e quem cuida do seu machucado. E, depois, é quem leva Clarice de volta para casa, para encontrar um “pai preocupado” – Valdo ficou realmente preocupado com Clarice, mas, é claro, não o suficiente para parar com o corte das árvores e tudo o mais… e ele quase se entrega, mas acaba conseguindo enrolar a Clarice.

Clarice acha suspeito que ele saiba sobre o acidente se nem o Chico nem o Zé falaram nada e as únicas outras pessoas que estavam lá eram os caras desmatando o Capoeirão, mas Valdo inventa qualquer desculpa que é convincente o suficiente para Clarice, que não quer acreditar que o pai é o grande vilão que O Grito do Picapau acredita que ele seja. Para que Clarice não fale mais de ir embora para a cidade ou para o Arraial dos Tucanos, Valdo Serrão, contra sua própria vontade, resolve lhe dar a “autorização” para trabalhar no jornal de Samuel, se essa é a condição para que ela continue morando ali, e isso parece ser o suficiente para Clarice… pelo menos ela vai poder continuar trabalhando! E, feliz, ela corre para o Arraial para contar a novidade ao Chico, e o abraça com um carinho quase romântico que é visto por Thirza e que acaba a deixando com ciúmes.

Essa confusão amorosa está crescendo!

Depois das últimas árvores derrubadas, o Saci, que acabou de ajudar o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo a tirar o Fígaro da garrafa, pede a ajuda deles para fazer algo e acabar com toda essa destruição… as criaturas da mata estão preocupadas, e embora ataquem durante a noite, não é o suficiente! Então, Emília e os demais começam a reunir toda ajuda que encontrarem, de pessoas boas que se importam, como o Tio Barnabé ou o Eremita, e começam a organizar uma PASSEATA CONTRA O DESMATAMENTO no Arraial dos Tucanos… eu achei bem gostoso de acompanhar enquanto Emília e as crianças preparavam placas e cartazes, e todo mundo ia se envolvendo, se preparando para chamar a atenção do povo para um problema tão sério, para o desespero de Valdo Serrão… será que ele vai conseguir continuar desmatando o Capoeirão?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários