Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 32) – Sujeira Digital

Ataques virtuais…

Uma edição focada em falar sobre a internet e o problema de confiar em tudo o que vemos nas redes. Denise e Carmem são duas influenciadoras digitais, e essa edição da “Turma da Mônica Jovem” usa as duas como exemplo para mostrar como a internet pode ser usada para o bem e para o mal… enquanto Denise acaba trazendo popularidade para o Cascão e melhorando a sua imagem, Carmem destrói completamente a Maria Cascuda, de maneira injusta, e parece muito difícil reverter essa situação. A edição começa com a Denise fazendo um vídeo de conscientização sobre adoção responsável, quando ela presencia um cachorrinho sendo brutalmente abandonado no parque… e quando o cachorrinho, desnorteado, quase é atropelado por um carro, o Cascão acaba salvando a sua vida em uma de suas manobras de parkour.

A internet vai à loucura… o Cascão vira uma celebridade instantânea, o “Herói do Limoeiro”, e ele é parado a todo momento por pessoas que querem tirar uma selfie com ele ou qualquer coisa assim – Maria Cascuda não gosta muito da ideia. Em paralelo, eles também precisam fazer um trabalho para a escola sobre nano robôs, sem saber que existem vários rondando e assistindo tudo o que está acontecendo… Carmem tenta aproveitar a onda de popularidade da Denise e do Cascão para se autopromover, e então adota a cachorrinha perdida, a Casquinha, e chama todo mundo para “fazer trabalho” na sua casa, só para que ela possa gravar um vídeo com o “Herói do Limoeiro” e subir as suas visualizações… de quebra, ela ainda inclui Maria Cascuda no vídeo, mas a Maria Cascuda tinha sido muito clara sobre não querer aparecer.

Ela tem todo o direito!

Mas Carmem, como sempre, joga baixo. Não era um vídeo que eles podiam editar depois, mais uma live, informação essa que ela escondeu propositalmente, porque sabia como a Maria Cascuda reagiria, e sabia que isso causaria mais movimento para o seu canal… é uma vergonha. Maria Cascuda briga com Carmem, e então a internet, que não a conhece, simplesmente se volta contra ela, de uma forma ridícula e, infelizmente, duramente real. Maria Cascuda é atacada com comentários ofensivos, enquanto o Cascão é defendido, e todos começam a falar que “o Cascão devia estar namorando uma garota mais legal que a Maria Cascuda, ou a Casca-Grossa”. É forte e é triste, porque isso impacta demais na vida da Maria Cascuda, especialmente quando pessoas do seu grupo começam a curtir comentários horríveis na internet.

As pessoas que ela não conhece é uma coisa…

Mas seus amigos?

O que eu não gostei muito na edição é o fato de a “Turma da Mônica Jovem”, em muitas ocasiões, ter se tornado excessivamente didática – essa parece uma daquelas edições especiais da turminha que existem apenas para ensinar a respeito de algo. A edição é pertinente, porque o assunto é sério e deve ser comentado com os adolescentes, mas eu não acho que a edição o tenha feito da melhor maneira possível. Mesmo assim, a edição cumpre o seu papel, de mostrar como um comentário na internet pode machucar uma pessoa que você nem conhece, e eu espero que alguns jovens pensem um pouco mais sobre isso antes de sair atacando a qualquer um. E o Cascão, vendo o quanto a Maria Cascuda está magoada e sofrendo, faz de tudo para reverter a situação, e então ele convence a Carmem, eventualmente, a ajudá-lo no seu mais novo plano.

Durante a festa que Carmem dá pelos 1 milhão de inscritos em seu canal, Cascão vai com os amigos, mas faz questão de entrar acompanhado de Maria Cascuda, como “convidada especial de Carmem”, para mostrar para todos que ninguém tem o direito de julgar o seu relacionamento – e ninguém tem o direito de julgar uma pessoa através de um único vídeo que foi exposto. Maria Cascuda é muito mais do que aquele vídeo, do que aquele momento! A edição ainda traz, durante a festa, o retorno do Doutor Olimpo, um vilão da turminha que queria dar um banho no Cascão… agora, ele vem com a intenção de “limpar a sujeira, externa e interna”, mas Maria Cascuda também se opõe a isso e diz que ela pode resolver seus próprios problemas… a participação do Doutor Olimpo é bem deslocada, mas talvez eles só queiram introduzir o personagem para o futuro…

Vai saber?

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários