MacGyver 5x08 – SOS + Hazmat + Ultrasound + Frequency + Malihini

O retorno da Codex.

Com bastante informação, “SOS + Hazmat + Ultrasound + Frequency + Malihini” é um episódio que consegue revisitar o passado, (re)introduzir temas para o futuro e ainda conta com uma participação especial de Jerry Ortega, o personagem de Jorge Garcia (Hurley!) em “Hawaii Five-0”. Gostei bastante do episódio, gostei de conhecer um pouco mais de Matty (eu sempre amo quando ela está em destaque!) e foi curioso assistir enquanto Mac antecipava conclusões, improvisava coisas e não chegava ao resultado esperado, porque não é algo que costumamos ver – normalmente, Angus MacGyver sabe do que as coisas se tratam antes mesmo de criar o que pode verificar suas suspeitas, e agora ele é constantemente testado quando hipótese atrás de hipótese são derrubadas. O resultado é um episódio divertido, interessante e, certamente, intrigante.

Tudo começa com a chegada de Jerry Ortega à Phoenix Foundation – eu nunca assisti a “Hawaii Five-0”, mas como eu sou um fã eterno de “Lost”, é impossível não simpatizar com Jerry desde o primeiro momento em que o vi… ele está ali para dar um recado e colocar a Phoenix Foundation em uma missão importante: eles não destruíram a Codex como eles acreditam. Eventualmente, Jerry Ortega acaba interagindo apenas com Russ (companheiro de “Lost”, hein?!) e Bozer, tendo em vista que os grupos se separam, a dinâmica do trio foi bem bacana de se acompanhar… vemos Jerry fazer umas teorias da conspiração ao mesmo tempo em que tira conclusões importantes, e foi divertido (e um pouco tenso) acompanhá-lo despreparado em uma missão para conversar com os agentes da Codex… a grande descoberta do episódio é que a Codex não apenas não morreu, como está mais forte do que nunca.

A Codex despertou, e o mundo todo está sendo convocado!

Lembramos que esse provavelmente era um roteiro ainda a ser usado na quarta temporada de “MacGyver”, que foi encurtada pela pandemia, e por isso a Codex continua tão forte na trama! Mas é legal termos um “vilão” mais duradouro, até porque a Codex não é qualquer coisa… em paralelo, Matty recruta a ajuda de Mac, Desi e Riley para um caso à parte, e inicialmente Mac não entende o que pode ser mais importante do que a Codex, mas a verdade é que ela quer ajuda em um caso pessoal, e Mac entende bem como é isso! O antigo mentor de Matty, Ian Cain, e toda sua equipe estão doentes, e Matty quer descobrir o que aconteceu com eles e como salvá-los… naturalmente, Mac e o pessoal acabam envolvidos em uma trama muito maior do que podiam imaginar, algo que pode destruir o mundo ou qualquer coisa assim – como sempre acontece.

Gostei de ver Mac e Desi trabalharem juntos, e gostei de como eles não tinham ideia do que estavam enfrentando. A primeira teoria é de uma ameaça biológica, mas tudo o que Mac cogita acaba se mostrando falso, e ele e Desi ficam ainda mais confusos quando, mesmo com todos os equipamentos de segurança e todos os cuidados necessários, eles também começam a ficar doentes, com os narizes sangrando… o caso tem uma resolução bacana que envolve perseguições, invenções do Mac e caixas de som. O mais legal dessa parte do episódio foi ver a relação de Matty com Ian Cain, alguém que ela admira tanto, e ver como Matty é, agora, essa figura para outras pessoas, como Riley chega a comentar… eu amo a Matty, por isso não tem como não amar um episódio que a traga com tanta força. Agora, acho que ela poderá voltar a se concentrar na Codex!

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários