Snowpiercer 2x02 – Smolder to Life

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

Wilford e seus Wilfordminions – não vou nem dizer o que isso parece. “Snowpiercer” apresenta mais novidades para a sua segunda temporada, que não deve estar apenas na Guerra Fria entre as duas locomotivas, Snowpiercer e Big Alice, mas também no fato de que novas descobertas de Melanie Cavill parecem sugerir que a Terra está voltando a se aquecer… quanto tempo vai demorar até que ela seja habitável novamente? É um episódio muito bom, talvez melhor do que a estreia da temporada, porque conseguiu nos mostrar mais do temido Sr. Wilford e toda a sua prática assustadora, além dos seus seguidores cegos que gritam “Mito!” fazem o símbolo de “W” com as mãos e começam a espalhar o ódio e o preconceito… “Snowpiercer” está conseguindo cumprir a sua missão de ficção científica que, em um cenário distinto, reflete a nossa realidade.

E é assustador.

O episódio começa com uma troca de prisioneiros… Melanie estava com o Sr. Wilford na Big Alice, enquanto Kevin, um dos funcionários de Wilford, estava no Snowpiercer como refém – toda a sequência é repleta de bastante tensão, e é bom ver Melanie voltando para “casa”, especialmente agora que ela está trabalhando ao lado de Andre Layton. Destaque para as cenas assustadoras de Wilford no outro trem – toda a sequência em que ele pressiona e manipula Kevin para descobrir o que ele falou (e diz a Kevin que demonstrar que eles estavam com fome foi um erro, porque mostrou uma vulnerabilidade) e, depois, cortar os próprios pulsos na banheira são angustiantes de se assistir… toda a violência psicológica é bem caracterizada, e o Sr. Wilford se torna assustador por ser essa figura falsamente serena e compreensiva, porque é assim que ele finge ser, mas é macabro.

Bem, essa parte é diferente do cenário brasileiro… tem gente aqui que nem finge.

O pior disso tudo é que derrubar Wilford, agora, parece quase impossível – ele é endeusado, chamado de “o Criador”, e as coisas ficam mais pesadas a cada segundo… não sei se, em outro momento histórico, eu ficaria tão mexido com essas cenas, mas a idolatria cega a um torturador, o que gera preconceito, violência e ataques, no mundo em que vivemos atualmente, é horrível de se acompanhar. Tudo é tão absurdamente real e apavorante. Wilford tem seguidores fieis, pessoas que gritam ao vê-lo passar, que aplaudem, que correm para abraçá-lo, e que estão reproduzindo tudo o que de mal ele significa… Fundistas já estão sendo atacados e mutilados (os dedos da mão arrancados para sobrar apenas os três do “W” do símbolo de Wilford), apenas pelo preconceito que os Wilfordminions têm contra Fundistas – isso tudo vai ficar pior a cada episódio.

Em paralelo, Melanie faz uma descoberta importante, com base em uma amostra que colheu no último episódio, quando esteve fora do trem – aparentemente, a amostra de neve que trouxe também continha sulfato de amônia, o que a leva a investigações preliminares que indicam a possibilidade de a Terra estar começando a aquecer novamente, mais rápido do que eles esperavam… ela e Layton fazem esse anúncio para uma parcela do trem quando convidam Wilford para uma reunião na Primeira Classe do Snowpiercer, e isso acaba com todos os planos que ele tinha – se a Terra voltar a ser habitável e uma sociedade se constituir do lado de fora da sua “criação”, o seu poder sobre aquelas pessoas vai ficar balançado ou sumir… por isso, ele joga bem, e exige que a pessoa que vai assumir a pesquisa em um laboratório da Terra é a própria Melanie.

Assim, ele a tira do caminho, porque sabe do seu poder; e pode dar certo…

…a não ser que Melanie tenha razão. Então, o reino de terror de Wilford está com os dias contados.

 

Para mais postagens de Snowpiercer, clique aqui.

 

Comentários