Amy, a Menina da Mochila Azul – Os ciúmes do Gato

Agora ela vai para San Felipe…

Gente, só eu que não gosto do Gato? E nem estou falando de toda a história de ele ser obrigado a se passar pelo filho perdido de Octávio e tudo o mais… para mim, esses ciúmes que ele sente de Raúl com Amy acabam o tornando um verdadeiro vilão, e ele fez tantas coisas erradas quanto Mary Loly ou qualquer uma das crianças chatas da outra turma – com diferença na intenção, mas igualmente errado e prejudicial. Amy está de coração partido desde que Raúl começou a namorar a Mary Loly, sem saber que isso tudo é uma mentira para que a garota possa dar o mapa para os Caçadores de Tesouro – a garota exigiu que o Raúl se tornasse seu namorado em troca do mapa, mas o Gato adorou a ideia, e então pressionou o garoto para que ele aceitasse a proposta, o obrigando a “se sacrificar por toda a turma”, e agora ele não poderia estar mais satisfeito.

Tanto é que Raúl já não aguenta mais ver que a Amy está triste com isso tudo, e quer contar para ela a verdade da história, mas o Gato o proíbe… ele diz que ele não pode contar, que eles precisam do mapa, e quando o Raúl insiste em dizer a verdade, o Gato diz que, se ele o fizer, ele será considerado um traidor e então ele será expulso dos Caçadores de Tesouro… amo a atitude do Raúl, dizendo que não se importa com isso, porque a Amy é sua amiga e ele não quer que ela sofra. O pior de tudo, a meu ver, é a incrível dissimulação do Gato, que tenta se defender dizendo a Raúl, quando Raúl reclama que Mary Loly está fazendo Amy sofrer, que “ele não devia ter arrumado uma namorada tão chata”, COMO SE ISSO TIVESSE SIDO ESCOLHA DELE. Então, independente de qualquer consequência, Raúl resolve acabar logo com esse sofrimento e diz a Amy que o Gato e a turma o obrigaram a namorar a Mary Loly para que ela entregasse para eles o mapa.

Inicialmente, Amy não quer acreditar nisso, mas, eventualmente, ela percebe que o Raúl está dizendo a verdade, por mais estranho que pareça – “O Gato e a turma me obrigaram a namorar a Mary Loly”. Raúl insiste que prefere ser amigo de Amy do que namorado de Mary Loly, e Amy fica toda feliz, e agradece com um sorriso sincero e um beijinho no rosto… o Gato, enquanto isso, assiste de longe, exatamente como um vilão de novela, e então ELE ESTRAGA TUDO. Quando Amy e Raúl correm para o mercado atrás de remédio para o Matías, que cortou a mão, o Gato vê a mochila azul de Amy no chão e coloca uma lanterna lá dentro – só para que eles fiquem parecendo ladrões e para que a Amy fique brava com o Raúl, achando que foi ele que tentou roubar uma lanterna. GENTE, VOCÊS PERCEBEM QUE O GATO NÃO PRESTA? Ai, como ele me irrita!

Quando eles são pegos com a lanterna roubada, Raúl diz a todos que foi ele quem a pegou e pede que deixem a Amy ir, mas o segurança diz que eles precisam chamar o conselho tutelar, e então você já sabe o que vai acontecer: Amy pode enfim ser mandada para San Felipe, depois de tudo, E A CULPA VAI SER TODA DO GATO! É Minerva quem atende quando ligam para o conselho tutelar, e ela sabe que finalmente vai conseguir o que quer… o dono do mercado não quer deixá-la levar as crianças enquanto os pais não aparecerem, que ela “não pode tratá-los como delinquentes”, mas Minerva faz exatamente isso e os leva… sofri com a Amy no carro, chorando, achando que vai ser separada do seu pai, e eu achei uma crueldade ela ainda achar que foi mesmo o Raúl quem roubou a lanterna, sendo que ele é sempre um fofo com ela, mesmo agora, a abraçando e a acolhendo.

Enquanto isso, Gato chora, fica bravo, se sente culpado…

Olha, sem paciência para ele!

A conversa de Matías e Benigno, o responsável no conselho tutelar, é emocionante e ecoa outras conversas que já vimos antes… ele implora que a sanção seja dada a ele, por não ter cuidado bem dela, e diz que Amy pode trabalhar no mercado para aprender a lição ou qualquer coisa assim, mas pede novamente que ele não a mande para San Felipe… e o Benigno novamente se compadece dele. O Matías já resolveu tudo, mas quem vai estragar tudo MAIS UMA VEZ? Claro, o Gato! Já estava tudo resolvido, tudo ia dar certo, e o Gato se intromete e deixa tudo ainda mais complicado… ele vem pela janela do conselho tutelar, dizendo que vai ajudar Amy a fugir, e embora ela diga que não pode fazer isso com o pai, quando ela escuta a Minerva no telefone dizendo que vai levá-la a San Felipe e o Gato não para de insistir, ela acaba aceitando escapar, e esse é o seu maior erro.

Motivado pelo Gato.

Toda a culpa dessa história foi do Gato, desde o começo.

Quando Benigno leva Matías até onde Amy deveria estar, ela escapou, e então tudo parece retroceder… Benigno diz que essa atitude o faz pensar que ela é mesmo culpada, Minerva a chama de “ladra”, e todos entendem que ela se meteu em muitos problemas por fugir… Amy e Gato se escondem no esgoto, onde ele confessa que foi ele quem colocou a lanterna na mochila dela (O MÍNIMO, NÉ?), e ela diz que precisa contar a verdade, porque, por culpa dele, agora querem separá-la de seu pai e levá-la a San Felipe. Amy está decidida e diz que se ele não contar a verdade, ela vai contar, mas Gato a faz jurar que não vai contar para ninguém, fazendo todo um drama com a sua história… na verdade, a história dele é real e é triste, mas isso não o inocenta, de modo algum. Ele está fazendo tudo errado, e está arrastando a Amy com ele nisso tudo!

Gato conta sobre ter pais, sobre como o pai foi preso e ele fugiu, e nunca mais viu a mãe, que “já deve ter esquecido dele”, e diz que não quer ser como seu pai, não quer ser um ladrão. Então, Gato convence Amy a fugir da cidade (cada vez piorando mais as coisas), e agora eu só vejo essa história terminando com a Amy sendo levada a San Felipe… Gato a prejudicou de uma forma irreversível, e ela vai cair nas garras de Minerva, infelizmente. Gato acaba sendo levado por Cláudio, para se passar pelo filho de Octávio, e ele aconselha Amy a fugir sozinha, e Amy vai atrás de Raúl, pedir um pouco de dinheiro emprestado, dizendo que vai para outra cidade e pedindo que o pessoal avise o Matías que ela está bem e que “vai mandar uma carta quando tiver onde morar” (!), mas Raúl a convence a não fugir por enquanto… diz que ela pode ficar escondida ali na casa da tia.

Amy pede que Raúl entregue uma carta a Matías, para deixá-lo calmo, mas Raúl não pode entregar em mãos, ou saberá onde ela está, e como ele deixa a carta lá no Bucanero, do lado de fora, Matías acaba não a vendo antes de partir ele mesmo para Santa Rosa atrás da filha… pelo menos Raúl e Amy têm uns momentos fofos, como quando ele mostra o seu telescópio para ela, ou quando diz que “sabe que não é a mesma coisa, mas ele pode lhe dar a benção antes de dormir, se ela quiser”. Amy está arrasada, chorando o tempo todo, e ela sente que está fazendo as coisas erradas, mas não sabe como fazer o certo… Coral até tenta aconselhá-la a voltar para casa, e Amy até sabe que não é certo deixar o pai preocupado, mas o medo de ser levada para San Felipe por Minerva é muito maior… e, como eu disse, pelo jeito não há outra escapatória: ela vai acabar no internato.

E, novamente, gostaria de dizer que É CULPA DO GATO.

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários