Kamen Rider Saber, Chapter 17 – The Ancient Messenger of Either Light or Shadow

O Cavaleiro da Luz e da Sombra

Depois de 1.000 anos em Avalon, chegou a hora de Yuri, a Espada da Luz (?), voltar ao mundo real e tentar se adaptar a tudo o que mudou desde então… como Touma Kamiyama perdeu todos que ele chamava de “amigos” (cara, o Touma não merecia isso!), parece que Yuri será sua nova companhia constante – o que faz com que a temporada se assemelhe mais a “Kamen Rider”, de certo modo, com o Touma acompanhado apenas de Yuri e Mei. Destaque, também, para o fato de Touma e Yuri não necessariamente concordarem com tudo, especialmente agora que os Megiddos apresentam uma nova característica, e cada um tem uma decisão a respeito de como eles devem ser vencidos… pode ser uma construção bacana ao longo dos próximos episódios, mas eu não posso deixar de estar decepcionado com a maneira como os “amigos” de Touma o trataram.

Gosto de como o episódio não ignora o fato de que a amizade parecia tão importante antes, e era amplamente valorizada por Touma – em algum momento Rintaro e os demais terão que perceber a burrada que estão fazendo e vir pedir desculpas… mas confesso que também gostei do fato de o episódio dar uma trégua no embate direto entre Saber e os demais Kamen Riders, porque não era o que eu queria ver. Em alguns momentos, Touma relembra a promessa que ele e os amigos fizeram (de que sempre confiariam um no outro e sempre ajudariam uns aos outros), um pouco dos momentos que eles passaram juntos, e tudo o que os demais jogaram no lixo por causa de uma intriga, de uma manipulação da Base do Sul… vemos brevemente a Base do Sul e a maneira como Rintaro parece começar a questionar a suposta “traição” de Touma, mas ninguém lhe dá ouvidos.

Em paralelo, acompanhamos Touma, Mei e Yuri… e o resultado é bem bacana. É sacanagem o que o Yuri fez com a livraria de Touma em busca de conhecimento, mas a dinâmica do trio funcionou bem, de uma maneira estranha – Yuri ainda parece diferente, deslocado, mas ele está lentamente se integrando, como naquela sequência incrível na qual ele imita as roupas das pessoas no parque para tentar “passar mais despercebido”. Eventualmente, as diferenças surgem quando um Megiddo ataca a cidade, porque essa não é uma batalha como todos as outras que Touma enfrentou até agora como Kamen Rider Saber… ao contrário das outras vezes, não houve uma parte da cidade sendo “sequestrada”, o que quer dizer que aquele não pode ser um Megiddo… ou, o que Touma acaba não pensando, que os Megiddos já não são mais como costumavam ser.

Esse Megiddo em particular é Yuki, a editora-chefe de Touma e Mei – uma humana convertida em Megiddo, algo similar ao que acontecera em outras temporadas de “Kamen Rider”. Agora, os vilões usam livros alteráveis os unindo a pessoas que se conectaram com o Mundo das Maravilhas, exaurindo sua energia vital para fabricar novos livros até que o humano deixe de existir… Touma sabe que precisa impedir que isso aconteça e encontrar uma maneira de salvar a pessoa “dentro” do Megiddo, mas como fazê-lo sem, de fato, destruir a pessoa? Touma precisa encontrar uma nova forma de lutar, enquanto Yuri não parece muito preocupado com as consequências de seus atos… sua missão sempre foi atacar Megiddos, e ele o faz, independente de ser um humano ou não. Assim, o episódio mostra bastante de Yuri lutando como o novo Kamen Rider Saikou.

O Kamen Rider Saikou tem, conforme vimos agora, duas formas… é toda uma proposta diferente e inusitada, como vimos no fim do episódio anterior. Quando se transforma, Yuri, na verdade, se transforma na própria Espada da Luz, e então ele luta como uma espada senciente, sem humano que a segure. Nesse episódio, ele apresenta uma nova característica do Kamen Rider Saikou, que tem uma forma de sombra também, e então ele se parece um pouco mais com um Kamen Rider, alguém de fato empunhando uma espada, embora ele ainda seja inusitado – afinal de contas, é uma sombra, levemente translúcida e incorpórea. Estou curioso para ver como Touma e Yuri vão trabalhar em equipe, como os seus poderes vão se complementar, como as diferentes formas de pensar se unirão, eventualmente… podemos focar nisso e deixar Rintaro e os demais de lado.

Pelo menos até eles entenderem o que estão fazendo.

 

Para mais postagens de Kamen Rider Saber, clique aqui.

 

Comentários