De Que Te Quiero, Te Quiero – A declaração de amor de Alonzo

“Te he amado toda mi vida”

Em primeiro lugar: eu acho o Alonzo uma graça. Em segundo lugar: eu acho a Irene bem bruta. Dizendo isso, eles são um casal peculiar de que eu gosto bastante, mas eles têm seus altos e baixos. Acho que o Alonzo é muito fofo (além de bonito), e a ama de verdade, mas às vezes ele tem umas atitudes questionáveis. Acho que a Irene está tentando ser feliz, embora seus receios sejam compreensíveis, e às vezes ela é bem intolerante e grosseira. De um modo geral, eles ainda precisam amadurecer muito para que possam, um dia, quem sabe, funcionar como um casal de verdade. De todo modo, eu acho que a declaração de amor do Alonzo foi muito bonita e muito corajosa… era algo que ele sentia há muito tempo e que ele queria colocar para fora, mas que nunca realmente conseguiu. Agora, conforme eles se aproximam, ele sente que pode tentar.

Ah, eu gosto muito de como a relação deles se desenvolve aos poucos. Eles são amigos, e é problemático que ela o procure como terapeuta, tendo em vista o que ele sente por ela, mas ele sempre está disposto a aconselhá-la, ou a colocá-la embaixo do chuveiro frio quando ela aparece bêbada em sua casa, por exemplo. Essas sequências de cenas nos levam a um jantar onde Alonzo se abre com Irene e lhe diz: “No, Irene, no estoy hablando de amistad. ¡Yo te amo!” Então ele faz uma declaração quase infantil e ingênua, mas bela. Diz que a ama desde que era criança, fala de como sempre corria feliz à casa para vê-la, e como sempre lhe doía quando ela aparecia com um namorado novo. E ela nunca notou nada. “Siempre te he visto como mujer. […] Te he amado toda mi vida”, ele diz. É sincero, intenso e fofo. E uma coragem que talvez eu mesmo não tivesse.

“Eres la mujer de mi vida”

Ela, no entanto, não diz nada. Talvez em estado de choque, tudo o que ela diz é que ele “não sabe o que dizer” e que ele é muito jovem. Insistente, ele pergunta se ela sente algo por ela, e ela vai embora, e eu acho meio condenável. Ele não tinha o direito de insistir muito, mas ela não precisava tratá-lo com tamanha insensibilidade e brutalidade. É triste vê-lo tristonho bebendo no bar, mas quase cômico pelo fato de ele estar bebendo com Eleazar, esse por causa de Carmen, e os dois tão tristes quanto o outro. Depois de toda a história de Vicente dizer que “preferia não tê-la adotado” e fechando o projeto de confecção de roupas na CAPRICO, Irene está muito mal e busca Alonzo por apoio. Ela até chegou a ir a um bar e pegar uma bebida, mas ela desistir de tomar quando pensou em Alonzo, e isso é muito intenso… a diferença que ele faz em sua vida!

Ela diz que “sentir-se amada e desejada por ele lhe deu forças para parar”, e isso é algo impactante a se dizer. E então eles trocam o primeiro beijo deles, e é um beijo e tanto! No entanto, ela prefere manter esse relacionamento em segredo, e eu imediatamente fiquei com pena do Alonzo, tadinho! Mas, no fundo, talvez eu até a entenda. Ela comenta que “se apaixonou pelo melhor amigo do seu sobrinho”, e isso é quase como se apaixonar pelo melhor amigo do seu filho… ela se sente muito mais velha que Alonzo, e talvez o relacionamento não tenha muito futuro por ora mesmo. Afinal de contas, Tadeo, do passado de Irene e pai de Natalia, está fazendo de tudo para se aproximar dela, apresentando-a a pessoas importantes, oferecendo dinheiro para financiar a confecção cortada da Caprico, e Alonzo ainda não sabe como lidar com isso.

O roteiro quer nos dizer que Alonzo não está com a razão em sentir ciúmes, que é uma relação estritamente profissional e tudo o mais, mas eu não acho que o ciúme dele seja injustificado. Eu ficaria incomodado também – e não acredito em Tadeo quando ele diz a Irene que “quer que ela seja feliz, mesmo que não seja com ele”, quando ela fala sobre Alonzo. Mas, também, agora que Tadeo está doente (com um tumor cerebral) e Irene acredita que é sua função cuidar dele, o seu relacionamento com Alonzo não pode sobreviver… e eles acabam terminando, e eu fico triste, porque não deixo de entender o Alonzo… e questiono as crenças de Irene: será que Tadeo não teria mesmo a abandonado se ele soubesse que ela estava grávida quando ele foi embora? Não sei, talvez sejam coisas que o restante dos capítulos nos responderá.

Talvez não.

 

Para mais postagens de De Que Te Quiero, Te Quiero, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários