The Promised Neverland 2x05

“Eu finalmente encontrei vocês!”

Definitivamente, é uma segunda temporada bem diferente da primeira – curiosamente, mesmo com uma passagem de tempo e mudança de cenários, esse início de temporada parece mais lento do que os eletrizantes e angustiantes episódios de quando as crianças tentavam escapar de Grace Field… não sei se aquela cena final perfeito e aguardadíssima está mexendo comigo mais do que deveria, mas estou aqui para dizer que EU GOSTEI BASTANTE DESSE EPISÓDIO. Não é o episódio perfeito, mas é um episódio interessantíssimo de transição para o que quer que esteja se planejando para o futuro de “The Promised Neverland”. Já faz mais de um ano que as crianças fugiram da fazenda, estamos em 2047, e faz meses desde que as crianças escaparam do abrigo do Sr. Minerva, que não era tão seguro quanto eles gostariam que fosse… agora, elas correm perigo constante.

A ideia é interessante: as crianças de Grace Field estão inseridas em um mundo de demônios, vivendo escondidas, caçando a pouca comida que conseguem encontrar, e Emma e outros dos maiores se fantasiam de demônios para visitar a cidade mais próxima, andar pelo mercado e fazer compras – gostei muito disso tudo! Gostei de explorar um pouco do mundo dos demônios, com seus mercados, casas e famílias, e gostei de ver as crianças usando figurinos diferentes, para passarem despercebidas em toda essa nova temática… é arriscadíssimo, e elas precisam sempre esconder o próprio cheiro para que ninguém as descubra, mas é a forma que elas encontram de conseguir alguma comida a mais e, por isso, elas precisam fazer… Emma, que foi uma das líderes da fuga da fazenda, se sente na obrigação de cuidar dessas crianças e conseguir comida para elas.

Ninguém, no entanto, além dela mesma, a culpa de nada.

Uma cena interessante do episódio foi descobrir onde as crianças estavam abrigadas: no Templo do Sangue Maligno, um lugar escuro de pouca movimentação onde parece fácil se esconder, e onde elas encontram um demônio que vem fazer oferenda às suas divindades – é uma sequência bastante tensa na qual as crianças tentam ficar o mais afastadas o possível, com exceção de Emma, que acaba se aproximando para ajudar o demônio a juntar as oferendas derrubadas dentro da cesta novamente… acontece que é um demônio muito velho, que não enxerga e, provavelmente, tampouco tem o olfato muito bom, ou então teria reconhecido que se tratava de crianças humanas; o demônio conversa com Emma como se ela fosse uma criança demônio, e fala sobre “a carne de qualidade das fazendas” ou qualquer coisa assim, um diálogo curto, mas que arrepia!

A melhor parte do episódio, é claro, está na reta final… quando Emma, Ray, Gilda e Don acabam cedendo à insistência de dois pequenos que querem ir juntos até o mercado, fantasiados de demônios, mas as coisas saem o controle rapidinho, o cheiro das crianças é sentido pelos demônios, e elas são brutalmente perseguidas em uma sequência de tirar o fôlego – o mais interessante, no entanto, é que os demônios não são necessariamente cruéis ou famintos: eles querem as crianças humanas porque a sua “carne de qualidade” pode salvar a vida dos seus filhos. Achei muito interessante e perturbador mostrar esses dois lados da história. Mas as crianças de Grace Field são ágeis e excelentes em fugas e pega-pega, então elas conseguem escapar e, felizmente, são ajudadas por um grupo de demônios que, no fim, se revelam humanos fantasiados, assim como eles.

Mas não apenas isso… humanos fantasiados liderados por NORMAN.

O NORMAN!

Meu coração até saltou em ver o Norman novamente… não posso expressar em palavras O QUANTO EU ESTOU FELIZ… mas também estou ansioso pelo próximo episódio, para acompanhar mais desse reencontro, para entender como ele sobreviveu, quero um episódio todinho focado no Norman, para compensar todo o tempo em que ele ficou ausente e toda a falta que ele nos fez! De qualquer maneira, eu estou muito feliz, senti falta do Norman a cada episódio.

 

Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.

 

Comentários