Cidade Invisível 1x06 – Coisa de Criança

“Tá me procurando, garotinha? Achou”

CARAMBA, É SÉRIO ISSO?! Estamos perdendo figuras do folclore brasileiro desde o início da temporada, mas agora eu estou arrasado com a morte do fim desse episódio… “Cidade Invisível” está a apenas um episódio de sua conclusão, e que temporada incrível! Com um roteiro consistente, ótima fotografia e efeitos, a série me conquistou – e eu adorei como o folclore brasileiro foi incorporado à trama, com o Corpo Seco sendo trazido como o vilão principal. No fim do episódio passado, Eric descobriu que o espírito do Corpo Seco estava dentro de sua filha, Luna, e ele precisa fazer alguma coisa para salvá-la – a entidade está usando o corpo da garota para matar, e ele precisa encontrá-la, mesmo que o Ciço diga que ele precisa se manter afastado, uma vez que o corpo de Luna é frágil e o Corpo Seco pode querer se transferir para dentro do Eric…

E, se isso acontecer, ele se tornará muito mais forte.

Depois do ritual que a avó promoveu no fim do episódio anterior, Luna fugiu, com uma missão muito clara em mente: encontrar o Curupira. Agora, no entanto, sabemos que ela não quer entender mais da morte da mãe, nem nada disso; é o Corpo Seco que está no comando e só há uma coisa que ele quer com o Curupira: vingança. Eric chega em casa procurando por pistas de onde ela pode ter ido, e quando encontra os materiais para capturar Saci embaixo da cama da filha, ele corre para a comunidade na Lapa atrás do Saci… e Márcia o acompanha. Gostei da parceria dos dois agora que Márcia não duvida mais dele, embora ela não saiba exatamente o que fazer, nunca esteve em uma situação como essa. Eric liga para Camila, perguntando sobre o Saci e dizendo que o Corpo Seco está em Luna, por isso ele precisa encontrá-la… é uma corrida contra o tempo.

Enquanto isso, Luna está andando pelas ruas do Rio de Janeiro, e as suas cenas são assustadoras – eu tenho pavor de crianças em papeis macabros como esse, sinceramente. Na ocupação da Lapa, Luna encontra Isac e pede que ele a leve até o Curupira, fazendo um drama que envolve até choro, dizendo que “ela quer ajudar o pai e só o Curupira pode ajudá-la”, e Isac cai na conversa dela, o que é apavorante… até que ela se torne assustadora e ele veja seus olhos brancos. Podemos ver Isac mudar totalmente, tentar enganar Luna, mas ela é ameaçadora e pega seu lenço vermelho (equivalente à carapuça), sabendo que então ele terá que obedecê-la, e ele só consegue escapar por uma eventualidade… Márcia e Eric encontram o Isac antes que ele possa escapar para longe, e Márcia também toma seu lenço para que ele tenha que obedecer.

Quando ele os leva até a garota, no entanto, ela não está mais lá.

Em paralelo, vemos duas cenas importantes… de um lado, vemos Inês indo atrás de Camila para recrutá-la: “A gente tem que encontrar a menina antes que ela encontre o Curupira. O Corpo Seco quer vingança, Camila”. Elas são uma dupla e tanto! Também temos a cena de Ciço falando com o filho sobre a maldição do túmulo, sobre como eles não deviam ter mexido naquela túmulo, porque aquilo não era uma lenda e agora todos estão correndo perigo… é interessante como o episódio traz mais contexto à história do Corpo Seco na sua época ainda humano, como o Sr. Antunes, e descobrimos que a construtora estava por trás de tudo isso mesmo, no fim das contas, porque o dono da construtora é FILHO do Sr. Antunes: “Graças a você, o túmulo agora está vazio, a maldição está à solta e ninguém para ajudar”. É um pouco tarde para o filho do Ciço ajudar agora.

A sequência final do episódio, assim como no último, é IMPECÁVEL. Luna/Corpo Seco encontra o Curupira (“Tá me procurando, garotinha? Achou”), e é o momento em que um breve confronto acontece, e embora o Curupira se saia bem dele, parece que o Isac não, e não sei se estamos preparados para ver o Saci morrer, sinceramente… o grito de desespero do Curupira é angustiante, mas isso vai trazê-lo de volta à sua forma antiga e ao seu poder, e é dele que precisamos para enfrentar o Corpo Seco. Eric tira Luna de lá antes que o Curupira possa fazer qualquer coisa, e é uma sequência um tanto desesperadora na qual ele tenta falar com a filha, pergunta se ela está lá dentro, e quando ele não recebe resposta, ele fala diretamente com o Corpo Seco, pedindo que ele deixe sua filha em paz, dizendo que o seu corpo está aberto e ele pode entrar nele.

O episódio termina assim, com Eric e seus olhos brancos…

Eric + Corpo Seco = ESTOU COM MEDO. Mas curioso.

 

Para mais postagens de Cidade Invisível, clique aqui.

 

Comentários