MacGyver 5x09 – Rails + Pitons + Pulley + Pipe + Salt

“It’s Codex 2.0”

Um episódio bastante íntimo no qual Angus MacGyver precisa enfrentar o seu medo de perder as pessoas que ele ama – o episódio já começa na conclusão de um caso que não chegamos a ver, como é de praxe em “MacGyver”, mas tem algo bem importante nesse finzinho de caso: o fato de Desi estar quase sufocando até a morte e Mac ter poucos segundos para salvar a sua vida. O desespero de Mac é palpável e, mesmo depois que Desi está salva, ele continua assustado, com medo. Logo depois, Desi até tenta acalmar Mac, dizendo que está tudo bem e que ele estava lá por ela, que “sempre está”, mas Mac sabe que isso pode nem sempre ser verdade. É uma ótima introdução, tendo em vista que “Rails + Pitons + Pulley + Pipe + Salt” pretende colocar Desi novamente em uma situação perigosa, mas, dessa vez, MacGyver não estará por perto.

Antes que Mac, Desi e Riley consigam retornar para a Phoenix Foundation depois dessa missão, Matty já os envia para uma próxima, que parece extremamente urgente, e o trio acaba sendo enviado para ajudar Jace Olson e para proteger um HD com informações importantíssimas de várias agências do governo dos Estados Unidos – alguém está atrás disso e a Phoenix Foundation não pode permitir que os vilões coloquem a mão nessas informações… a trama é interessante e bem construída no melhor estilo “MacGyver”, com direito ao Mac tendo que inventar coisas de última hora, como um trem sem freios (amei essa cena!), e ele tem que enfrentar o fato de Desi ir à frente deles, em um cavalo, o que o deixa extremamente apreensivo o tempo todo… até que ele finalmente a vê novamente e percebe que está tudo bem… tudo o que Mac quer é que Desi e os demais estejam em segurança.

Quando Mac se arrisca em uma escalada tremenda até uma torre para interceptar um sinal, Desi conversa com Riley a respeito da atitude de Mac e do medo que ele sente: Mac perdeu o pai sem poder fazer nada para salvar a sua vida; tampouco conseguiu salvar a tia; e nenhum deles estava presente por Jack quando ele precisou; por isso, Mac tem medo de perder qualquer um deles e, para evitar que eles se coloquem em risco e ele tenha que se preocupar com eles, ele prefere assumir os riscos ele mesmo – é exatamente o que ele está fazendo quando começa uma escalada arriscada que é um fácil caminho para a morte… se ele não fosse Angus MacGyver. Nem tudo pode ser planejado por Mac, no entanto. Enquanto ele está no meio da escalada, uma “outra” missão se anuncia e Matty desvia Desi e Riley para uma tarefa à parte, que acaba sendo mais perigosa do que previram…

Afinal de contas, as duas acabam enfrentando a Codex sozinhas. A tensão é bem construída, e foi interessante assistir ao paralelo do Mac no meio da escalada, tendo o princípio de um ataque de pânico graças ao fato de não poder estar com Desi e Riley para ajudá-las na luta contra a Codex, e Bozer faz um trabalho muito legal conversando com o Mac e ajudando-o a chegar até o fim daquela escalada… Desi e Riley, por sua vez, também se saem muito bem, com direito a RIley pensando “O que o Mac faria?”, e a Desi toda corajosa e incrível, como ela sempre é. Eles são uma boa equipe, e é bonito ver como eles se importam uns com os outros… no fim do episódio, a Phoenix Foundation descobre o corpo de Leland queimado em um prédio, como uma mensagem: quem quer que esteja por trás da Codex, não é o Leland, por isso os objetivos já não são mais os mesmos…

Agora, eles estão enfrentando uma Codex 2.0

E não temos ideia do que essas novas pessoas são capazes!

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários