Cidade Invisível 1x02 – É Um Caminho Sem Volta

Eric desperta para a Cidade Invisível!

O VISUAL DE “CIDADE INVISÍVEL” ESTÁ TÃO PERFEITO, ESTOU APAIXONADO! Adorei a ideia de “Cidade Invisível”, e agora estou absolutamente fascinado com a maneira como a história está apresentando os personagens, tornando-os críveis ao interagirem com o “nosso” mundo, sem contar que, visualmente, tudo é um verdadeiro espetáculo… destaque, nesse episódio, para o boto cor-de-rosa, o Manaus, interpretado por Victor Sparapane; à Cuca, a Inês, interpretada por Alessandra Negrini; e à Iara, a Camila, interpretada por Jessica Cores – as duas últimas com duas sequências perfeitas que me arrepiaram! Eric Alves continua investigando a morte de sua esposa e tentando entender o que aconteceu naquela noite há um mês, e agora que o boto que ele tinha na caçamba do carro se tornou o cadáver de um homem com os olhos brancos como o de Gabriela, ele tem uma chance de conseguir alguma informação.

Isac (o Saci Pererê), que teve uma grande participação no piloto da série, fica em segundo plano nesse novo episódio, mas eu gostei muito de como “Cidade Invisível” trouxe um pouco sobre o personagem através de Luna, que tenta fazer uma armadilha para capturá-lo usando informações de um livro de folclore brasileiro: ela usa fubá, uma garrafa de vidro, uma rolha com uma cruz desenhada e uma peneira – o Saci aparece, no fim das contas, porque está em busca da sua perna falsa que deixou cair quando esteve ali pela última vez. É incrível o equilíbrio entre o que conhecemos do folclore brasileiro e essa “atualização” para os dias atuais e para a nossa sociedade! Também gostei de entender um pouco mais do motivo de Luna ficar tão interessada no Saci, que envolve a sua busca pelo Curupira, que ela julga ser o culpado pela morte da mãe.

Eric está igualmente em busca de respostas a respeito da morte de Gabriela… quando o corpo na floresta é encontrado, ele parte para lá com Márcia para estudá-lo – a única forma de poder investigá-lo era largando-o na floresta. Ainda não sabemos exatamente aonde a história vai chegar, mas estou gostando do tom de suspense que envolve não apenas as criaturas do folclore brasileiro, mas toda a trama da construtora que quer afastar daquela floresta os moradores da região… durante a sua investigação, Eric descobre que o nome do homem que morreu era Manaus, e assim conhecemos um pouco das visitas de Manaus, o boto cor-de-rosa, à comunidade ribeirinha, e seu envolvimento com uma das garotas do povoado, que agora está grávida. Destaque para a escolha acertadíssima de Victor Sparapane para viver Manaus, porque o cara é um gato.

O corpo de Manaus, no entanto, acaba desaparecendo da IML. O grupo de criaturas mágicas lideradas por Inês está se sentindo encurralado, e devemos ter uma batalha de níveis épicos à frente… ansioso por esse momento! Alessandra Negrini está MARAVILHOSA no papel de Inês, que é a nossa Cuca, e as suas cenas são incríveis, amei cada uma delas, com destaque para a cena em que ela invade o IML para tirar o corpo de Manaus de lá. Vários momentos aqui são perfeitos, como a borboleta que cobre a câmera da recepção, a borboleta se transformando em mulher, uma transição rápida e razoavelmente simples, mas perfeita, e o quanto ficou macabro a própria Cuca cantando a sua musiquinha de “Nana Neném” para colocar o segurança da noite para dormir… assim, ela consegue entrar e fazer com que o corpo de Manaus desapareça. Será que ele está morto mesmo?

[Espero que não]

Por fim, temos o momento em que Eric começa a encontrar respostas, juntando informações como a lenda do boto cor-de-rosa, a borboleta das filmagens do IML e a assinatura de Inês no livro de visitantes – isso o leva diretamente a um bar que vai ser a sua passagem para esse outro mundo escondido embaixo dos nossos olhos… um caminho sem volta. No fim do episódio, Inês oferece a Eric uma bebida no bar, e então ele começa a ver as coisas de uma maneira diferente… uma das partes mais interessantes do episódio, para mim, foi ver toda a ideia da Iara transposta para aquele momento em específico, com Camila sendo uma cantora que parece enfeitiçar Eric enquanto canta em uma boate, e depois ele está andando ao lado dela na rua, falando sem parar, mas de um jeito aéreo, distante, e quando ele se dá conta, ele está dentro do mar, com água até o pescoço… e então é tarde.

Iara o leva para o fundo do mar.

AMEI. Mas espero que ele fique bem.

 

Para mais postagens de Cidade Invisível, clique aqui.

 

Comentários