The Promised Neverland 2x06

Lambda 7214

Eu gostava tanto do Norman na primeira temporada, e eu sofri muito com a “morte” dele na época… fiquei esperando o seu retorno, e me emocionei, como comentei no último texto, com a sua aparição no fim do quinto episódio – agora, no entanto, eu não sei se confio nele. Nada do que ele falou me pareceu realmente sincero, sei lá. Talvez seja porque passamos muito tempo longe dele, além de que evidentemente ele passou por muita coisa durante esse tempo, e nós não acompanhamos esse crescimento e essas descobertas, e agora precisamos apenas acreditar no que ele nos diz… mas será que ele continua sendo o Norman 100% confiável de antes? Confiável ou não, é evidente que o Norman de antes ele já não é, e agora ele me parece mais assustador e manipulador, e estou só esperando essa tal história da “Garota do Sangue Maligno”, mas já sem acreditar nele…

Posso estar errado… até espero estar errado.

Esse sexto episódio avança depressa e traz uma série de informações novas – novamente reforço que não li o mangá, mas o pessoal que leu está reclamando de arcos inteiros cortados e, depois, que as coisas estão meio corridas… de fato estão, o que eu acho extremamente esquisito, tendo em vista que, também como já comentei, eu tenho a eterna sensação de que a temporada está por começar, mas não começa, não engrena… sei lá. Talvez porque eles estejam se apressando demais para jogar a história para a frente sem, de fato, parar e se dedicar à construção e desenvolvimento de um arco. Pelo pouco que entendo do mangá, Gracie Field era o primeiro grande arco de “The Promised Neverland”, brilhantemente desenvolvido ao longo da primeira temporada, mas a segunda temporada não tem nenhum arco que possa realmente chamar de seu.

O episódio começa quando Emma e os demais encontraram Norman fantasiado de demônio na cidade, e então, depois de um reencontro emotivo, ele conta um pouco da sua história, de como sobreviveu, e nada muito longo como achei que seria – acho que cheguei a comentar que esperava um episódio inteiro dedicado a Norman, mas ele não veio. Apenas ouvimos falar sobre Smee e sobre Lambda 7214, um lugar que parecia ter potencial para contar uma história interessante, cheia de mistério e suspense, com revelações surgindo aos poucos, nos instigando. Tudo é rápido e quase colocado de qualquer maneira, mas achei interessante ouvir as teorias (ou descobertas) de Norman sobre como demônios não conseguem manter sua forma e sua inteligência e, por isso, precisam comer humanos… eles assumem forma, inteligência e habilidade daquilo que comem.

Sentido faz… só não sei se acredito em Norman. Mas faria sentido e explicaria o porquê de existir diferentes tipos de demônios e aqueles que são chamados de selvagens, assim como explicaria todos os testes que as crianças humanas precisam fazer nas fazendas, e por que os demônios se interessam tanto por seus cérebros, especialmente dos mais inteligentes… Norman acha que, se eles deixarem de comer humanos, eles perderão a forma e a inteligência humana, o que quer dizer que eles se tornarão selvagens, começarão a atacar uns aos outros e, mais importante, não poderão mais administrar as fazendas. Acho que o pior de tudo é que Norman já tem uma droga capaz de fazer isso e ele pode começar a aniquilação dos demônios agora mesmo, e todo mundo (menos Emma) parece muito animado com essa ideia… o que me faz parecer que é muito utópico, sabe?

Perfeito demais para ser verdade…

Emma tem uma cena interessante com Ray na qual ela finalmente fala sobre os seus sentimentos e sobre o que acha do plano de Norman, e a verdade é que ela não quer matar todos os demônios. Em parte por causa de Sonju e Mujika, que os ajudaram e se tornaram seus amigos… quando chegaram ali, ela descobriu que eles também têm nomes, pensam, têm família, e agora ela se pergunta se eles têm o direito de matá-los apenas porque eles “são seus inimigos” – por mais horrível que seja o que os demônios fizeram com as crianças esses anos todos, eles têm o direito de fazer o mesmo? Será que não há opção além da aniquilação? Falando em Sonju e Mujika, no entanto, mais perguntas são levantadas: se eles não comiam carne humana como disseram, como eles puderam manter a forma e a inteligência humanas? Será que eles estavam mentindo? Ou será que Norman é quem está mentindo? Ou seriam os dois exceções?

TANTA COISA A SER RESPONDIDA!

Depois de ouvir Emma, Ray a acompanha até Norman, para falar sobre como ela pensa em uma alternativa na qual os demônios não tenham que morrer todos, e ambos conversam com os bizarros amigos de Norman: Cislo, Barbara e Vincent, e a cena toda é quase perturbadora, por vários motivos… seja pela maneira como chamam o Norman de “Boss” e falam que ele é sério e imperador, ou como Barbara fala com ódio sobre o inferno pelo qual passou em Lambda e sobre o seu desejo por vingança, enquanto come carne de demônio, porque “ela acha injusto que eles sejam apenas comidos e não comam”… a sequência é um tanto assustadora, e nos perguntamos o quanto não sabemos de quem Norman se tornou, e talvez Emma não goste do que ela pode descobrir a seguir. Continuo me perguntando que rumos o anime de “The Promised Neverland” vai tomar.

 

Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.

 

Comentários