A banda D.A.N.C.E. chegou!
Novamente, a
sensação de recomeço no “Sítio do Picapau Amarelo”. Essa já é a
segunda história da temporada, mas é a primeira que se passará inteiramente no
Sítio de Dona Benta ou no Arraial dos Tucanos, e “D.A.N.C.E.” apresenta alguns elementos que ficarão aí durante todo
o restante da temporada, e na temporada seguinte, “O Preço do Verdadeiro Amor”, como a Joaninha e a sua pensão, a
nova casa do Coronel Teodorico e os seus netos, Angico e Zequinha. Depois que
Jajale voltou para a Amazônia, dessa vez com o avô, as crianças leem um jornal
que encerra “A Menina da Selva” ao
mesmo tempo em que inicia “D.A.N.C.E.”
– eles leem uma matéria sobre um prêmio de preservação ambiental que o hotel de
PPA ganhou e, logo em seguida, uma matéria que diz que a famosa banda
D.A.N.C.E. está vindo ao Arraial dos Tucanos para gravar um videoclipe.
E as
crianças ficam eufóricas.
Segundo a
matéria no jornal, a banda está procurando um lugar tranquilo para gravar um
clipe, e os integrantes da banda acabam chegando
um dia antes, para tentar despistar os fotógrafos que os aguardam…
sem muito sucesso. Diana, interpretada pela Wanessa Camargo, é a primeira que
vemos chegar, bem no meio de uma
procissão
no Arraial, vestida de freira para não ser reconhecida pela imprensa. Enquanto
isso, o pessoal do Sítio chega na venda do Seu Elias, em um diálogo bem
interessante que nos apresenta os novos elementos:
como a Pensão Pão-Doce, que a Dona Joaninha está abrindo agora, e
eles também já nos informam que ela é fuxiqueira e está sempre correndo atrás
do Coronel Teodorico…
segundo Emília,
eles até que seriam um casal perfeito: o Fuxico e a Fuxiqueira. E a
Joaninha é uma verdadeira
insuportável,
né?
As crianças
ficam animadas com a possibilidade de a banda D.A.N.C.E. já ter chegado no
Arraial (
“Será que a Diana já tá aqui no
arraial mesmo?”), e mal sabem eles que, para não ser encontrada, ela se
esconde na carroça do pessoal. Enquanto isso, os demais membros da banda também
chegam, cada um com suas artimanhas para escapar da imprensa – entre eles, os
perversos Elvira e Geninho, vilões dessa história. O grupo se hospeda na Pensão
Pão-Doce, e então a Dona Joaninha que adora dizer que “odeia fofoca” e que “não
gosta de se meter na vida dos outros”, mas “que viu, viu”, conta para eles que
viu a tal da “freirinha” na rua. A sequência também mostra a maneira como Joaninha
é pão-dura, dizendo que
são eles que vão
pagar a ligação dela pro Coronel Teodorico para perguntar da freira. E,
principalmente, mostra a motivação dos vilões:
Elvira quer roubar o lugar da Diana na
banda!
Enquanto
isso, Diana é descoberta no Sítio do Picapau Amarelo pelo Zé Carijó, e
Narizinho é a primeira a reconhecê-la:
“Não
tá reconhecendo, não, Emília? É a Diana, da banda D.A.N.C.E.!” As crianças
são A COISA MAIS FOFA, agindo como verdadeiros
fanboys, e é assim que a maioria das pessoas se comportaria em
frente a um ídolo mesmo… Diana é bem acolhida no Sítio, come os famosos
bolinhos da Tia Nastácia, mas ela fala sobre ter que voltar para o Arraial
porque “as meninas da banda devem estar preocupadas, especialmente a Elvira”.
No início, eu até achei que era uma inocência e tudo o mais, mas Diana é a
típica protagonista
tão tapada que
nem dá para torcer tanto para ela…
tudo é
tão evidente e ela simplesmente não vê, insistindo em dizer, por exemplo, que
“confia em Elvira cegamente”. Uma frase errada em todos os sentidos.
E quase em
qualquer situação!
Quando Diana
volta para o Arraial, as crianças a acompanham, e conhecem as meninas da banda,
Alice e Estela, além de Elvira e Geninho, o diretor do clipe que vão gravar, e
Emília
não gosta muito da Elvira, já de
cara… a intuição da bonequinha de pano nunca falha. Além de Elvira querer
se desfazer de Diana e roubar seu lugar na D.A.N.C.E., ela ainda proibiu Diana
e as outras meninas a
falarem com Elvis
McCartney, o empresário da banda e NAMORADO de Diana, sem dar nenhum tipo
de explicação. Além disso, Geninho e Elvira ainda
tomaram os celulares das meninas da banda, e é sério que ninguém
desconfia dessa história? Tudo é muito estranho e suspeito. Na primeira semana
da história, o personagem interpretado pelo Supla não chega a aparecer por ali,
mas Tia Nastácia vê uma foto dele com Diana no jornal, e Diana tenta falar com
ele pelo telefone, sem sucesso.
Durante
“D.A.N.C.E.”, a música
“Me Engana Que Eu Gosto”, da Wanessa
Camargo, é tocada
várias vezes, e eu
me lembro DO QUANTO EU OUVI ESSA MÚSICA NA ÉPOCA! A ouvimos pela primeira vez
quando Pedrinho aparece todo fofo, abraçado com o CD da banda, e então ele o
coloca para tocar… a cena é muito bonitinha, e conta com Narizinho e Emília
dançando (a Isabelle Drummond estava ÓTIMA!) e se divertindo, o Visconde
dançando todo desengonçado, o Pedrinho abraçado com a Tia Nastácia, e a Dona
Benta curtindo a música e balançando a cabeça no ritmo, mas sem deixar seu
tricô de lado… Pedrinho está
completamente
apaixonado, e eu acho isso
tão fofo,
porque representa tão bem o AMOR PLATÔNICO… quem nunca, né? As crianças até
tentam fugir durante a noite para ir para o Arraial dos Tucanos e ver a Diana
de novo, mas são surpreendidos por Dona Benta.
“Onde vocês pensam que vão?”
“O que a senhora está fazendo acordada até
essa hora, Dona Benta?”
Em paralelo,
acompanhamos uma história que não parece interferir muito na trama da banda
D.A.N.C.E., mas que é importante para a temporada:
a chegada de Angico e Zequinha. O Coronel Teodorico recebe um
telegrama de Miloca, sua filha mais velha, anunciando que o Angico e o
Zequinha, seus netos, estão indo para a casa dele, e embora ele goste de dizer
que “eles são dois
lordes, educados
nas melhores escolas”, os dois são
duas
pestes irritantes. Não gosto muito dos personagens na temporada de 2004,
porque os acho extremamente caricaturados e forçados, mas eles têm um
amadurecimento legal por parte do roteiro em 2005… no próximo ano, Zequinha se
tornará, de fato, um
lorde, todo
romântico e bonzinho, enquanto o Angico penderá
de vez para o lado da vilania, mas com mais propriedade e de
maneira menos infantil e exagerada.
Sinceramente,
o que mais me incomoda em Angico e Zequinha é a maneira como o Coronel
Teodorico os trata, e a verdade é que O CORONEL TEODORICO É UM PERSONAGEM DE
QUEM NUNCA GOSTEI. Ele é um péssimo pai permissivo, ele é interesseiro,
possivelmente mau-caráter e extremamente
burro
– ainda se fosse inteligente. Mas não. Ele é facilmente enganado por
qualquer um. Agora, enquanto ele fala
sobre a educação maravilhosa de seus netos (?), vemos Angico e Zequinha
causarem
confusão atrás de confusão,
de uma forma tão exagerada e corriqueira que nem parece real. Eles já chegam
causando confusão no ônibus com um extintor de incêndio, depois eles pulam no
sofá do avô, jogam frutas pela casa, andam de bicicleta no meio da sala,
quebram vasos, roubam a dentadura da Dona Joaninha…
e o Coronel Teodorico acha tudo lindo.
O que mais
me dói é que existem tantos pais e avôs
como o Coronel Teodorico!
De certa
forma, eu também entendo essa parte do Angico e do Zequinha como uma
crítica, porque o Coronel Teodorico
insiste tanto que “eles foram educados nas melhores escolas”, e dá para ver
claramente que ISSO NÃO SIGNIFICA NADA. Eventualmente, Teodorico leva os netos
para o Sítio de Dona Benta, para pedir sua ajuda, porque “eles têm muita
energia”, mas a verdade é que
eles nunca
vão ser melhores como um avô como ele… ele louva todas as suas ações, ele
não acredita no motorista do ônibus, por exemplo, que garante que
não houve fogo nenhum, e ainda conta a
todos a história como se seus netos fossem “grandes heróis”, e quando os
meninos dão um banho de água nele e na Dona Joaninha, ele resolve
recompensá-los com presentes como
computadores, um para cada um, e um videogame, e quando eles roubam as calças
do Tio Barnabé e Dona Benta dá uma bronca neles, Teodorico os defende, dizendo
que “eles não fazendo nada de mal, foi só uma brincadeira inocente”.
Coronel
Teodorico é patético.
Eu sei que é
um programa infantil e não devia me incomodar tanto com ele…
…mas não dá, eu o detesto.
“Pois tratem de brincar de outra coisa,
porque não é incomodando os outros que vocês têm que se divertir! Ora!”
Depois que
Diana não consegue ligar para Elvis porque Elvira e Geninho cortaram os fios do
telefone, e de não conseguir sair para buscar outro telefone porque
os dois trancaram a porta do quarto,
Diana consegue a ajuda de Alice para escapar com uma
corda de lençóis, e então ela vai para o Sítio do Picapau Amarelo,
pedir a ajuda de seus novos amigos, mas Elvis McCartney não atende ao seu
telefonema… e, agora, Diana vai ter que se preocupar com algumas outras coisas,
e não é apenas a Elvira tentando roubar o seu lugar – até porque isso ela se
recusa a ver. Geninho e Elvira aparecem no Sítio para “estragar a festa”, e
Elvira vem com um papinho furado e a chamando de “amiga”, e a convence de que
falar com Elvis não é a melhor ideia e tudo
o mais. Ela até tenta
nocautear a
Diana, mas Emília e Zé chegam e impedem, e a Diana acredita
em qualquer desculpa esfarrapada que ela dá.
“A Elvira é de total confiança. Eu confio
nela cegamente”
Quando
criança, não lembro se eu peguei birra disso tudo… mas assistindo novamente
agora, sei lá.
Não dá para defender uma
personagem tão TAPADA quanto a Diana, né? A Jajale era muito mais
inteligente que isso… quando Diana vai com as crianças passear na mata, para
conhecer o capoeirão onde o clipe será gravado, ela canta um pouquinho com
eles, e
ela acaba chamando atenção.
Diana está lá, em cima de uma árvore com um serrote na mão, pronta para “causar
um acidente”, mas ela não consegue fazer nada porque o Saci aparece,
maravilhado com a cantoria, e Elvira se assusta e cai da árvore, com serrote e
tudo, e adivinha?
Diana acredita nas suas
mentiras descabidas de que “ela estava na árvore para procurá-la melhor” e que
“estava com o serrote para se defender dos bichos da mata”. Da primeira
vez, até tudo bem, agora essa desculpinha?
Acreditar
nisso é subestimar a inteligência de qualquer um.
Além do Saci,
a Cuca e a Iara também escutam a cantoria… e não gostam muito disso. A Cuca não
gosta da barulheira, e diz que “detesta artistas”, por isso “vai ficar de olho
nessa cantorazinha”. A Iara, por sua vez, fica brava porque
Diana canta bem – “Não acredito! Deve ser
uma sereiazinha enxerida querendo pegar o meu lugar!” E o Saci não ajuda
nada dizendo para ela que “a voz da Diana é a mais bonita que já ouviu” e que
“a voz da Iara também é
bonitinha”.
Conversando com o espelho (novo recurso dessa temporada), Iara se aconselha a
roubar a voz de Diana… e é exatamente o
que a Cuca está pensando em fazer, só para “dar uma lição” na Diana, porque,
segundo o Pesadelo, isso de “transformar as pessoas em sapo” já está batido.
Mas, por ora, as duas não vão se ajudar…
Cuca
nunca daria o braço a torcer e simplesmente ajudaria a Iara.
De qualquer
modo, alguém vai roubar a voz da Diana!
Com música e
tudo!
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O estranho é que em 2002, 2003 e início de 2004, o Teodorico sempre demonstrou ter consciência de que as filhas dele são duas pestes. Mas por algum motivo, é completamente cego em relação aos netos, não enxergando que eles são tão terríveis quanto a mãe e a tia.
ResponderExcluirAcho que o personagem do Teodorico foi se perdendo mesmo, né, como eu já comentei. Mas tem um pouco daquela coisa de avô também, que baba os netos, que são sempre os melhores do mundo e perfeitos e tal haha
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